domingo, 31 de outubro de 2010

Tabuleiro de Tangerinas

Uma curiosidade alemã... aqui o aniversariante leva um bolo de aniversário para o trabalho! A tradição se degenerou um pouco e hoje muitos apelam para os doces industrializados na hora de celebrar o aniversário com os colegas. Eu faço sempre questão que meu marido leve algo caseiro para celebrar e aí está o que fiz para ele levar hoje! Pedi para ele separar um fatia para mim, pois só assim poderia dividir a receita com vocês!

Eu gostei muito deste bolo e acreditem, até o aniversariante, que não é fã de bolos, elogiou. A receita é enorme, porque tive que calcular para o meu tabuleirão, mas caso queiram, dividam a quantidade ao meio e ela caberá numa forma redonda de 25 cm. Ando sem tempo, mas no próximo fim-de-semana, volto com estorinhas mais detalhadas... ;) Boa semana!


TABULEIRO DE TANGERINAS (ou da sua fruta favorita)
Fonte: Chefkoch
Rendimento: Tabuleito de 40cm x 35 cm ou
1/2 da receita: forma redonda de 25 cm

Ingredientes:
6 ovos
300 gr. de açúcar
425 gr. de farinha de trigo
450 gr. de creme de leite azedo/sour cream(melhor light)*
1 e 1/2 col. de chá de fermento químico
700 gr. de tangerinas em calda (bem escorridas) ou outra fruta
1 saquinho (1 col. de sopa rasa) de açúcar baunilhado

para a cobertura:
50 gr. de açúcar
150 gr. de amêndoas em lâminas
75 gr. de manteiga gelada

*ou substituir por creme de leite comum. Acrescente duas colheres de chá de suco de limão e deixe repousar por 5 minutos antes de usá-lo.

Instruções:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe ou forre o tabuleiro com papel manteiga. Reserve.

Misture à farinha com o fermento e o açúcar baunilhado. Reserve. Numa outra vasilha, bata os ovos até ficarem claros. Acrescente o açúcar aos poucos, e continue batendo em alta velocidade, até formar uma massa clara. Acrescente alternadamente um pouco da mistura da farinha e bata bem. Depois acrescente um pouco do creme de leite e bata bem. Sucessivamente.

Coloque a massa no tabuleiro preparado. Cuba com as tangerinas escorridas(talvez melhor salpicá-las com um pouco de farinha, pois as minhas afundaram um pouco). Salpique agora o açúcar para a cobertura e depois espalhe homogêneamente, as lâminas de amẽndoas. Por fim, coloque pedacinhos de manteiga gelada em espaços uniformes sobre o bolo. Leve para assar por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito! Pode-se fazer no dia anterior. Corte em quadrados e sirva com ou sem chantilly! Bom apetite!

9 comentários:

  1. Já estou a salivar...
    Bem bonito e a amêndoa dá um toque especial.

    Eu tb gosto de levar sempre o meu bolo de aniversário, acho importante ser assim.

    ResponderExcluir
  2. Hummm...
    Fácil, rápido e azedinho....com certeza uma receita de sucesso!!

    Beijosss
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Parece deliciosa essa receita, hum!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa....

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi tangerinas em calda mas deve ficar super saboroso :)

    ResponderExcluir
  5. Hum...vc acabou de me dar a idèia da segunda sobremesa que decidi fazer amanha para um jantar entre amigos.
    Por sinal, e por milagre, desta vez eu tenho tudo em casa.
    Como sempre é lucro passar aqui no seu blog, Andréa: valeu!
    Em SP o pessoal tb tem esta tradiçao, ou tinha, nao sei mais...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Aqui também temos o hábito de levar comida para o trabalho no dia do aniversário, e eu adoro isso!
    Sua torta parece muito gostosa, e essas amêndoas deram um charme especial!

    Abraço
    Gra

    ResponderExcluir
  7. Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
    fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
    seu blog,aguardo contato

    http://recipeblogchef.blogspot.com/

    Recipes

    Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

    Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
    lmturl@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Andrea, e ai: tudo bem?
    Nao sei pq me veio em mente que talvez vc tenha alguma receita de um belo chocolate quente para compartilhar conosco, neste inverno que promete.
    Assim a gente aproveita e acompanha com uma de suas receitas de bolo!rss
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin