domingo, 17 de outubro de 2010

Geléia Tropical


Cá estou eu aqui no frio, apresentando a vocês uma geléia tropical! Hahaha! Mas eu tenho uma estorinha a respeito. Há dois Verões atrás, uma famosa marca de geléia alemã lançou geléias com temas variados para o período. Uma se chamava "Brasil"! Ganhei o primeiro vidro de presente da minha cunhada e gostei tanto que comprei mais dois para guardar. A geléia sumiu e voltou novamente no Verão seguinte. Comprei mais. Já no Verão que terminou, não ofereceram mais este sabor! Fiquei decepcionada, mas deixei para lá.

A geléia tinha um sabor interessantíssimo e continha abóbora, abacaxi e, algo mais que não me lembro mais. Eu comprei novamente a abóbora "Butternut Squasch", e ela veio com uma receita de geléia... que me lembrou muito aquela tal! Então resolvi arriscar e dei também um toque meu, acrescentando côco, mas nem precisava, porque acho que até sem ficaria genial. Essa geléia não lembra o nosso doce de abóbora não! Ela é mais azedinha e com mais gosto de fruta. Vale a pena experimentar!

GELÉIA TROPICAL
Fonte: fornecedor de Butternut Squash
Rendimento: cerca de 700gr. de geléia

Ingredientes:
300 gr. de abóbora
200 gr. de maçã
250 gr. de açúcar para geléia (do tipo 2 para 1)
suco de 1/2 limão
côco ralado à gosto (opcional)
pitadas de canela
pitadas de cravo em pó
pitadas de cardamomo

Instruções:
Descasque a abóbora e a maçã, tire as sementes etc. Corte tudo em cubos bem pequenos. Leve-os para cozinhar no fogo baixo com o suco de limão limão e observe se a abóbora irá soltar mais água. Se ela for do tipo "sequinha" e não soltar água, acrescente um pouquinho, mas só o suficiente para evitar que a abóbora e a maçã grude no fundo. Quando estiverem macias, há a opção de transformár a massa em purê ou deixar os pedacinhos, amassando um pouco com a ajuda de um garfo ou amassador de batatas. Junte agora o açúcar as especiarias e o côco, se for o caso. Deixe ferver e conte de 3 a 4 minutos. Distribua entre vidros de geléia com tampa própria, esterelizados. Tampe, vire de cabeça para baixo por 2 minutos(para ajudar a sair o ar). Vire novamente os vidros. Espere esfriar completamente e guarde em lugar fresco por até 6 meses. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Apesar de eu não gostar muito de doces, acho fantástico o uso de frutas para sobremesas e afins...
    Tem selinho pra ti no meu blog!
    Abraço
    Gra
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Andrea adorei a sugestão!
    Parece mesmo muito boa, ainda mais com o toque de todas estas especiarias.
    Combina super bem com o outono.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Tem um aspecto lindo, deve ser bem aromática.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Como sou gulosa por doces, usaria como um doce em calda...
    Bjs
    Dri.

    ResponderExcluir
  5. Adoro coco na geléia de abóbora. Acho que eu não dispensava :)

    ResponderExcluir
  6. Sabe Andrea, eu faço SEMPRE que posso doce de abobora, que aqui é visto como uma marmelada(gelèia), para todos os efeitos. rss
    E com com aquele "nosso" sabor tradicionalissimo.
    Mas sendo adepta tanto do cardamomo qto das maças, fiquei curiosa com o resultado que esta mistura poderia dar...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns xará pela receita!

    andreaquittes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin