domingo, 10 de outubro de 2010

Aebelskiver

Eu, como boa brasileira, sou metida a improvisar. Tenho na maioria das vezes sucesso com as minhas improvisações e já arranquei elogios por isso. Bem, só que nem sempre tudo dá certo, ou vamos dizer, transcorre com a facilidade com que imaginamos... Aí está os "Aebelskiver" que fiz hoje! São mini-panquecas originária aqui no Norte da Alemanha e Dinamarca e Holanda. Existem vários nomes para designar estas panquequinhas, mas o mais conhecido é Aebelskiver, que acho, vem do Dinamarquês e se alastrou pelos blogs americanos. Assim como vários nomes, claro, há várias receitas diferentes. Umas são feitas com o fermento químico, outras com o fermento biológico.

Agora vocês vão me perguntar, afinal, qual é o problema desta receita? Bem, ela precisa ser feita numa panela especial, feita normalmente de ferro fundido, mas também de ágata. Aí, no Timbeault's Table vocês encontram a foto! Como vocês podem imaginar, eu não tenho a panela e pensei em improvisar num tabuleiro que tenho, parecido com o para muffins, mas que têm depressoẽs arredondadas... boa tentativa, mas só pude fazer quatro de cada vez, o tabuleiro ficou quente e não havia como segurá-lo. Enfim, demorou muito para terminar toda a massa, o material do tabuleiro era fino demais e tive que ficar sempre de olho para não queimar as panquequinhas! Ufa! Agora estou eu aqui tentando contar a estória e esquecer que tem uma cozinha bagunçada esperando por mim...

Apesar das minhas reclamações, a mass ficou deliciosa e foi elogiada pelo marido! O aspecto da receita também é bom. Você vai beliscando aquelas bolinhas de panquecas, com mel ou polvilhadas com açúcar de confeiteiro, enquanto toma um chá. É muito bom, mas já vou avisando, só tento outra receita depois que encontrar a dita panela! Um beijo e boa semana para vocês!

AEBELSKIVER
Fonte: Timbeault's Table
Rendimento: perdi a conta... :D

Ingredientes:
1 1/2 xícara* de farinha de trigo
1/2 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de fermento químico
1/4 de col. de chá de sal
2 col. de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de açúcar baunilhado
2 ovos
1 xícara de leitelho**
1 xícara de creme azedo***

* xícara= 240 ml ** Leitelho= substituir pela mesma quantidade de leite, mais uma colher de chá de vinagre. Deixe descansar por 5 minutos antes de usá-lo. ***creme azedo(sour cream) = pode substituir, fazendo o mesmo o que fez com o leite, só que usando o creme de leite.

Instruções:
Misturar todos os ingredientes secos. Reservar.
Num outro vasilhame, bater bem todos os ingredientes líquidos.
Misturar o creme à mistura seca. Bata bem até formar uma massa homogênea e lisa.
Use uma panela apropriada para o Aebelskiber. Esquente-a e coloque um pouquinho de óleo em cada cavidade. Encha cada cavidade pela metade. Vire depois que a massa estiver quase seca por cima e dourada em baixo. Espere o outro lado ficar dourado.
Sirva imediatamente, com mel ou polvilhados com açúcar de confeiteiro.

Bom apetite!


5 comentários:

  1. Ai que tentação!
    O problema vai ser a tal panela. Mas posso tentar na forma pra muffins. Só não sei se a forma irá suportar a quentura...

    Beijão e boa semana!!
    Dri.

    ResponderExcluir
  2. Que bom aspecto, o problema é arranjar a panela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Demorou mas ficaram lindos, até pareciam feitos na panela própria para eles :)

    ResponderExcluir
  4. que maravilha..o dificil mesmo é achar por aqui essa panela!!!fica lindo..bjus..li

    ResponderExcluir
  5. Nossa...eu que queria ja ter feito os seus "waffles praticos" e nao fiz, por nao ter a maquininha apropriada, agora vou ficar tb sem esta nova receita, pelo mm problema?...
    Por aqui estas coisas nao sao faceis de se achar...
    E eu que pensava ser uma super equipada!rss
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin