domingo, 12 de setembro de 2010

Bolo de Abóbora Caramelizada e Maçã

O tempo virou, a temperatura caiu... parece um Outono ameno. Ao mesmo tempo ofertas de abóboras começaram a invadir as feiras e supermercados e como sempre, comecei a ter já saudades do Verão passado. No entanto, eu adoro abóboras e me entusiasmei quando vi uma Butternut Squash pequenina, lá esperando por mim! Por incrível que pareça, eu nunca tinha provado este tipo de abóbora, muito comum nos EUA. No Brasil, temos os variados tipos de abóboras, mas não me lembro de tê-a visto por lá! Como a receita pede para caramelizar a abóbora no forno, antes de adicionar à massa, aproveitei para provar e... gente, que delícia! Ela caramelizada, fica com gosto e textura de batata-doce! Uma coisa para eu lembrar na próxima vez que comprá-la!

A receita ficou muito boa e foi aprovada pela minha visita! Eu aumentei a quantidade para caber na minha forma de mini-bolo inglês, mas você também podem usar a mesma forma no tamanho normal. Outra coisa que modifiquei, foi a quantidade de manteiga, que era exagerada e substitui por óleo. Com certeza vou fazê-lo novamente, no entanto, acho que faltou umas especiarias para arredondar o sabor. Boa semana!

BOLO DE ABÓBORA CARAMELIZADA E MAÇÃ
Fonte: Fork Spoon Knife
Rendimento: 6 mini-bolos ingleses ou 1 bolo inglês

Ingredientes:
600 gr. de abóbora ou 2 xíc. de cubinhos de abóbora
4 col. de sopa de açúcar marrom claro ou normal
2 maçãs doces
1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
100 ml de óleo ou manteiga derretida
3 ovos
1 col. de sopa rasa de cacau em pó
1/2 xíc. de açúcar marrom claro ou normal
100 ml de leite
1 e 1/2 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de suco de limão ou vinagre
Recomendação: acrescentar especiarias à gosto

*Xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 190ºC. Descascque a abóbora, retire o miolo e corte-a em cubinhos. Coloque num refratário ou tabuleiro, polvilhe com o açúcar e deixe caramelizar no forno por 30 minutos. Depois de pronta, abaixe o forno para 170ºC. Deixe-a esfriar um pouco antes de acrescentar à massa.

Enquanto isso, peneire todos os ingredientes secos para a massa. Misture tudo muito bem e reserve.

Descasque apenas 1 maçã e meia. Corte em quadradinhos e reserve. A outra metade com casca e sem o miolo, deve ser cortada em fatias bem fininhas para enfeitar. Reserve

Misture bem os ingredientes líquidos e acrescente de uma vez à mistura dos secos. Mexa delicadamente (pode ser até com um garfo!), até a massa ficar toda úmida. Não misture demais.
Agora acrescente os pedacinhos de abóbora e maçãs.

Leve ao forno numa forma untada apenas com margarina(se for do tipo teflon), untada e enfarinhada. ou forrada com papel manteiga. Enfeite com as fatias de maçãs e asse por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito! Sirva morno ou frio. Bom apetite!

7 comentários:

  1. e...ficou lindo seus bolos..acho linda essas suas formas minis de bolo..uma curiosidade:"são de silicone?"ou de aluminio com tefal..vivo procurando em cada loja que entro...bjus..bom domingo...li

    ResponderExcluir
  2. Andrea ficaram lindos em tamanho mini.
    Aqui compro com frequência a butternut squash. É a minha favorita.
    Concordo no quesito especiarias para dar aquele toque e aroma outonal, que eu tanto amo.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!

    Iliane: a minhas seis forminhas são juntas, formando um tabuleiro, assim como os para muffins. O material é teflon, antiaderente, preto.

    Claudia: adorei a Butternut squash, mas acho que a minha abóbora favorita ainda é aquela do tipo japonês, que não precisa ser descascada, pois a casca amolece depois de cozida. É demais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia!
    Ficaram lindos!
    E ainda mais com pedacinhos de abóbora caramelizada e maçãs...delícia na certa.

    Beijossss
    Dri.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de abóbora assada por isso este bolo vai directo para a minha lista de receitas a experimentar, e como quem conta um conto acrescenta um ponto vou substituir o cacau por farinha de alfarroba. Depois passo por cá para contar como foi :)

    ResponderExcluir
  6. Receita muito curiosa. Adoro abóbora, tenho sempre congelada, não tenho a indicada, mas vou testar com outra que tenho para abrir.
    Já estou a salivar.
    Depois conto como saiu.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de eu gostar muito de aboboras e usar tanto em versoes doces qto salgadas, devo admitir que esta nem tinha me passado pela cabeça... rss
    Mais uma dica sua para eu provar!
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin