segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tarte de Maçãs e Mirtilos, afinal é Verão!



Ufa! Estou de volta novamente depois que o calorão nos deixou! Andei comprando muitas frutas ultimamente e dei férias ao forno! :-) Afinal o Verão é a estação que aparecem as mais diferentes frutinhas e adoro comê-as ao natural! Aí comprei uns mirtilos, mas estes não tive coragem de comer... Ficam tão lindos num bolo, torta ou muffins... Eles acabaram me inspirando! Encontrei uma receita bacana e fácil que pode também ser feita com outras frutas, de preferência as mais coloridinhas, como morango, cereja, ameixa, etc. A massa é uma só, tanto para a base, quanto para a farofinha, e apesar de levar quase bastante manteiga, não a achei pesada. Um abraço e boa semana!



TARTE DE MAÇÃS E MIRTILOS
Fonte: adaptada do All Recipes
Rendimento: forma rasa de 30 cm ou tabuleiro médio

Ingredientes para a massa:
1 xícara* de açúcar
1 colher de chá de fermento químico em pó
3 xícaras de farinha de trigo
215 gr. de manteiga, gelada em pedacinhos
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo

Recheio:
300 gr. de mirtilos
2 maçãs grandes
1/2 de xícara de açúcar ou à gosto
suco e casca de 1 limão
4 colheres de chá de amido de milho(Maizena)

*Xícara = 240 ml

Instruções:
Pré- aqueça o forno à 170ºC. Unte apenas com manteiga a forma desejada e reserve.

Misture todos os ingredientes para a massa, exceto o ovo. Amasse até formar uma farofa. Depois adicione o ovo e amasse até formar uma massa homogênea. Todo esse procedimento poderá ser feito manualmente ou com a máquina usando o acessório para massa de pão. Use a metade da massa para cobrir só o fundo da forma. Leve a forma e o restante da massa à geladeira por 20 minutos.

Enquanto isso pré-aqueça o forno à 170ºC. Lave e escorra os mirtilos, descasque e corte as maçãs em cubinhos. Num vasilhame, misture o suco de limão, a casca ralada, o amido de milho e o açúcar. Junte as frutas e mexa delicadamente cobrindo-as com o líquido. Derrame o recheio na forma com a massa e com a metade da massa estante, retire pedacinhos entre os dedos e jogue-os por cima das frutas, até cobrir a tarte uniformemente, mas deixando espacinhos. Leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até ficar dourada. Sirva morna com sorvete ou fria pura ou com chantilly. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Olá Domingas, como vai?

    Bom, estou escrevendo pois li uma matéria bem bacana lá no blog Prato Fundo sobre a diferença entre polvilho doce, azedo e fécula de mandioca. Moro nos Estados Unidos ( no Texas) e sou mineira, de Belo Horizonte. Por isso, sou loucaaaa por pão de queijo e gostaria de saber se vc sabe o nome de polvilho doce ou fécula de mandioca em inglês. Eu encontro a mandioca como Yuca, mas ainda nao achei o nome do pó da mandioca que tanto aprecio para fazer o meu pão de queijo...Vc sabe? Ahhh e será que eu posso fazer pao de queijo com fécula de mandioca???
    Obrigada pela atençao!

    Meu email é o ingridfurtado@yahoo.com.br

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia,
    Realmente no calor a gente abandona um pouco o forno. Mas por uma boa causa, como essa linda torta, vale o sacrificio...kkk

    Bjossss
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo calor vale a pena fazer, pois tem um aspecto excelente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. é verdade amiga!!no calor é dificil aguentar o fogão!!!aqui..tá um tempo delicioso!!bem fresquinho..e..eu amo!!!amei sua torta!!!!bjusd amiga..li

    ResponderExcluir
  5. Olá Andrea, aqui nós temos os 2, a erva-cidreira (melissa) de sabor também de limão, de folha mais largas e suave ao toque (wiki). A lúcia-lima ou limonete tem folha fina e comprida e algo áspera ao toque (wiki).
    Às vezes chama-se em diferentes locais o mesmo nome a plantas diferentes.
    Vou também acrescentar uma foto minha de limonete ao post para tirar dúvidas a outros leitores, mas podes conformar nesta imagem da net.

    ResponderExcluir
  6. Voltei também..

    Adoro mirtilos, este ano tive oferta de 4 caixinhas que me levaram a várias receitas. O meu "mirtileiro" este ano só deu flores não deu fruto :(
    Esta receita é muito boa, adora massas tipo shortbread e com maçã e mirtilos, humm....

    ResponderExcluir
  7. HI!!! thanks for leaving the nice comment on my blog, im glad you like it! i've been getting a lot of not-so-nice words from brazilian ladies lately posting that im a dumb-ass foreigner :( the strange thing is, that i love brasil so i don't know what they find so controversial about me! you're in germany? i've only been to munich but i loved it :) cute cake by the way :)

    will come back! reading food blogs is my favorite Portuguese learning activity.

    ResponderExcluir
  8. Thanks Andrea! 99.9999 percent of our blogging friends and readers are lovely, so im not going to get too worried about sensitive people. i like things covered in sugar, but im not going to sugar coat my opinion on life in brasil or how i beleive this country to be as it unfolds around me. that's the point of an expat blog isn't it?? the good and the bad? thanks for the support!

    ResponderExcluir
  9. Hum...
    Uma tortinha destas, ainda mais feita com umas frutinhas vermelhas, daquelas bem acidas, é tudo de bom!!
    Apesar de eu tb nao estar ligando o meu forno, esta sua receita deu agua na boca...
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin