domingo, 8 de agosto de 2010

Kueh Pisang - Crepes de Banana e Canela



Eu, assim como provavelmente todos vocês, tenho arquivos em constante crescimento, cheio de receitas que ficam lá muitas vezes um longo tempo, até serem testadas. Vocês também sabem, que ando evitando o forno e procurando uma alternativa, olha o que eu encontrei entre os meus arquivos!

Essa receita de crepes vem originalmente de Cingapura e pareceu-me algo que tinha que testar, porque é daquelas fáceis, econômicas e que pedem ingredientes que temos sempre na dispensa! Não é o máximo? Encontrei-a no site da Folha, mas vem originalmente de um livro chamado "Comidinhas de Rua" do chef Tom Kime. Estou postando só metade da receita, porque ela rende bastante e alimenta bastante também! :) A única modificação que fiz foi, acrescentar um pouco mais de leite, porque tive dificuldade em espalhar o primeiro crepe. Mesmo assim a massa deve permanecer grossa mesmo.

O que surpreendeu: Os crepes não são muito doces, mas o açúcar natural das bananas maduras acentuam esse sabor e o açúcar polvilhado equilibra o prato! Além disso, não imaginava, mas servir com gotinhas de suco de limão fica muito gostoso! Experimentei desconfiada, mas recomendo para quem gosta do contraste azedinho com doce! A canela polvilhada finaliza o prato, espalhando o aroma e abrindo o apetite. É um prato imperdível para quem gosta de banana e canela! Pode ser servido como sobremesa ou lanche e acredito que fique também muito bom com uma bola de sorvete! Boa semana!


CREPES DE BANANA E CANELA - Kueh Pisang
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
Rendimento: 6 crepes (cerca de 22 cm de diâmetro)

Ingredientes:
125 gr. dr farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento químico
1 colher de chá rasa de canela em pó
1 ovo batido
60 ml de leite (coloquei mais, uns 90 ml)
3 bananas grandes maduras, amassadas
2 colheres de sopa(cheias) de açúcar
uma pitada de sal
óleo vegetal, para fritar
acúcar de confeiteiro para polvilhar
canela para polvilhar
suco de limão para servir (opcional)

Instruções:
Numa vasilha grande, misture a farinha, o fermento e a canela. Faça uma cova no centro e aí adicione o ovo batido, e a metade do leite. Misture até obter uma massa homogênea sem grumos e depois vá acrescentando o restante do leite. Misture bem e reserve. Amasse bem as bananas com o açúcar e o sal. Junte à massa. Pronto!

Aqueça uma frigideira (melhor anti-aderente) e espalhe um pouquinho de óleo. Coloque uma porção da massa e vá espalhando com a ajuda de uma espátula (ou costas de uma colher de sopa) até formar um círculo fino de massa. Deixe dourar de um lado, vire. Dobre em 4 cada crepe, polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela. Sirva morno, com gotas de limão. Bom apetite!


7 comentários:

  1. Caramba!
    muito espcial e delicioso! Abdréa: Reiinha da farinha! :D

    ResponderExcluir
  2. Andrea ficaram lindos os crepes!
    Eu adoro banana e canela tb. O fato da receita levar tão pouco açúcar é ótimo. Estas são as receitas que vivo de olho.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho preferência por crepe doce. Agora nunca imaginei colocar fruta amassada na massa! Deve ter ficado delicioso. Só acrescentaria um acúcar pra ficar mais docinho...kkk
    Beijão.
    Dri.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma delícia, adoro a combinação banana-canela e também gostei das gotinhas de limão :)

    ResponderExcluir
  5. Banana e canela é comigo mesmo!!
    Gosto muito de maça, mas sempre acho que com recheio com banana seria melhor ainda.
    E vc sempre me enche de idéias, Andrea!...
    Ainda nao fiz o tal do sorvete de yogurt mas, juro, estou consumindo bastante o frozen aqui da gelateria, buonissima, perto de casa, sò para ensaiar. rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andrea. Eu também tenho um montão de receitas pra testar.

    Já tinha um bom tempo que tinha pego aquela recetinha de cookies de chocolate e iogurte (eu peguei em 2010 apesar da receita ser de 2009) e há pouco tempo que fiz e só hoje que publiquei no blog.
    Querendo ver, é só me fazer uma visitinha, será muito bem-vinda.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. E ainda por cima ficam lindos!! Banana e canela é tudo de bom!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin