domingo, 22 de agosto de 2010

Falso Brioche e Doce de Caramelo!



Queridos e queridas, aqui estou eu de volta! Estou tentando botar um pouco de ordem aqui no Dia de Domingas, porque semana passada não consegui postar. Estava com visitas no fim-de-semana e acabei me concentrando nos pratos principais e termindamos as refeições deliciosos sorvetes. Bem, fiquei pensando aqui em como recompensá-los e como recebi uma revista da minha cunhada Kaddi de presente, fui buscar ali inspiração! Decidi por postar duas receitas de uma vez só! Na verdade elas combinam entre si, mas podem também ser feitas separadas.

Os brioches são facílimos de serem feitos e tem a vantagem de serem muito mais leves do que os verdadeiros, que levam muita manteiga... Enfim, esta receita resulta em pãezinhos de sabor neutro, e que vão bem com acompanhamentos doces ou salgados. Quem quiser mais doce, deve aumentar a quantidade de açúcar.

O doce de caramelo foi uma novidade para mim! Ele não tem sabor de doce de leite, como podem pensar! É bem diferente e menos doce. Bem, eu não sou boa doceira, pois não tenho paciência de ficar mexendo panela constantemente. Assim, resolvi colocar o doce no fogo baixo e ir fazendo outras coisas. De vez em quando ía na cozinha e dava uma mexida. Sendo assim, levou o dobro do tempo de confecção. Ele tornou-se muito mais escuro do que o da foto na revista e a textura ficou também um pouco diferente, mas ainda macia. A combinação com o brioche quentinho... hummm é incrível!

Termino por hoje aqui. Ah, não estarei em casa no próximo fim-de-semana, portanto aguardem a próxima receita um ou dois dias depois! Até lá! Beijinhos!

FALSO BRIOCHE
Fonte: Revista "Lecker"
Rendimento: 12 brioches grandes
Ingredientes:
200 ml de leite
40 gr. de fermento biológico fresco
500 gr. de farinha de trigo
50 gr. de açúcar
1/2 col. de chá de sal
1 ovo
75 gr. de manteiga amolecida
1 gema para pincelar (usei café forte)
Instruções:

Amorne o leite e desfaça o fermento biológico aí. Enquanto isso, numa outra vasilha misture todos os ingredientes restantes. Junte a mistura do fermento com o leite e amasse (seja com a mão, ou com a ajuda da máquina) até formar uma massa homogênea. Tampe com um pano limpo de deixe descansar por 45 minutos.

Depois que a massa descansar, amasse-a, agora manualmente, para desinflar. Divida a massa em doze porções e deixe descansar por cinco minutos. Neste tempo, unte e enfarinhe as forminhas para muffins, ou forre-as com forminhas de papel. Retire um pedacinho de cada porção para a bolinha do brioche e o restante trabalhe formando uma bola. Coloque cada uma na forminha. Tampe com o pano e deixe descansar 30 minutos. Pré-aqueça o forno à 170ºC. e pincele os brioches com a gema ou o café forte. Coloque-os para assar por cerca de 18 minutos, ou até ficarem dourados. Sirva-os mornos. Podem ser congelados e ficam também bons se aquecidos 10 segundos no microondas. Bom apetite!

DOCE DE CARAMELO
Fonte: Revista "Lecker"
Rendimento: em torno de 400 gramas de doce

Ingredientes.

1 litro de leite
150 gr. de açúcar
1 col. de chá rasa de fermento químico
1 pitada de sal
100 gr. de mel

Instruções:

Colocar o leite para ferver. Quando o leite estiver quase fervido, esquente uma panela bem funda e caramelize ali o açúcar. Retire rapidamente do fogo e adicione lentamente o leite fervido. Muito cuidado aqui, porque o líquido espirra demais! volte ao forno e deixe mexa para ver se o caramelo se derreteu. Junte os outros ingredientes e cozinhe em fogo médio por cerca de 45 minutos, ou até ficar cremoso.

Este doce pode ser guardado em vidros com aquela tampa especial para conserva. Esterelize os vidros e as tampas e coloque o creme dentro. Coloque a tampa e vire de cabeça para baixo durante 5 minutos. Depois coloque-os em posição normal e esperem esfriar. Guarde na geladeira fechados por até 4 semanas. Bom apetite!

7 comentários:

  1. São 2 óptimas receitas. Um pãozinho come-se sempre e se acompanhado por um creme destes...
    A experimentar.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não tenho paciência pra ficar mexendo doce, mas esse vai valer a pena!!! Adorei.
    Beijão.
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Genial este processo de feitura deste seu doce de caramelo, Andrea!
    Pq eu, que estou sempre me debatendo com os meus doces de leite qdo tenho crise de abstinencia e quero degustar um, penso que este seu vai me ajudar e muito!
    Mas, honestamente, agora vou esperar passar este calor para encostar no fogao...
    Hihihi!
    Tudo de bom para vc.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa por esse doce de caramelo!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Andrea!
    Q. receitas deliciosas e práticas adoro esse tipo de receitas,obrigada por dividir conosco essas delícias.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin