domingo, 2 de maio de 2010

Quadradinhos de Limão Siciliano


Pois é, não consegui postar na semana passada! Tivemos duas vezes encontro na família, com direito à muitos bolos, tortas, etc. Sendo assim, tive que pular um post e como sempre, fiquei com saudades... Durante a semana eu comprei umas laranjas e limões sicilianos orgânicos, já pensando em fazer algo com eles. Não tinha nada muito planejado, como de costume, mas queria ver na minha lista de receitas que andei copiando, o que podia fazer com estes ingredientes. Vi que havia algumas receitas para os quadradinhos, também conhecidos como "barrinhas" de limão e resolvi dar um olhadinha nos ingredientes. Descobri que há tantas variações para esta receita e queria até fazer uma de algum blog amigo, mas no fim optei por esta, que não é muito grande e assim não precisou ser dividida.

Quem acompanha o Dia de Domingas sabe que eu sempre sou a favor de receitas não só gostosas e bonitas, mas também práticas e econômicas. Esta receita é exatamente assim e ainda mais: a facilidade da sua confecção, comparada à outras receitas semelhantes a torna GENIAL! Agora a verdade é que só a recomendo para quem gosta de sabores cítricos como eu, caso você não goste, esqueça! Beijos e boa semana!


QUADRADINHOS DE LIMÃO SICILIANO (Lemon Bars)
Fonte: Alice Medrich /Blue Ridge Baker
Rendimento: 12 quadradinhos

Ingredientes para a massa:
110 gr. de manteiga derretida
1/4 de xíc.* de açúcar
3/4 de col. de chá de extrato de baunilha**
1/4 de col. de chá de sal
1 xícara de farinha de trigo

Recheio:
1 xícara + 2 col. de sopa de açúcar
3 col. de sopa de farinha de trigo
3 ovos grandes
1 e 1/2 col. de sopa de casca de limão ralada (2 limões grandes)
1/2 xíc. de suco de limão siciliano (2 limões grandes)
1/2 saquinho (4 gr.) de açúcar baunilhado (minha idéia)

Para polvilhar:
açúcar de confeiteiro à gosto


*Xícara: 240 ml

** Usei meio pacotinho de açúcar baunilhado (4 gr.)


Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Unte com margarina (ou forre com papel manteiga) um tabuleiro ou refratário de cerca de 25 cm x 17 cm (também pode usar uma forma redonda de 22 cm, mas aí não vão ser mais quadrados e sim triângulos :D ).

Rale a casca do limão e reserve. Retire o suco e reserve. Agora vamos fazer a massa: numa vasilha, coloque todos os ingredientes secos e misture bem com um garfo. Junte agora a manteiga deretida e misture até formar uma massa homogênea (ela ficará mole, mas é assim mesmo). Cubra só o fundo do tabuleiro/refratário preparado e leve ao forno por cerca de 25 cm ou até ficar douradinho.

Quando a massa estiver quase pronta, misture todos os ingredientes do recheio. Retire a massa do forno e coloque imediatamente o recheio. Abaixe o forno para 150ºC e asse por 30 minutos ou até que o centro esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar antes de cobrir com açúcar de confeiteiro, cortar e colocar num prato bem bonito antes de servir. No meu refratário com as medidas acima resultaram 12 quadradinhos. Sirva com chá.

15 comentários:

  1. Hum...
    Anotada!
    Doces com limao e laranja sao irresistiveis de bons!
    E espero fazer a minha lista andar assim como vc faz com a sua. rss
    Boa semana ai para vc, Andrea.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. oi Andrea..que receita boa..comprei ontem ..limões sicilianos lindos..e hoje..vejo aqui essa sua receita!!(ah...li no post que teve festa ai..rss..então..deve ter receitas otimas de seus bolos maravilhosos né não?!)..eu sei que amei essa receita..bjus...li

    ResponderExcluir
  3. Clau e Iliane, espero que vocês gostem. Uma receitinha assim fácil e elegante é muito boa, né?

    Iliane: querida, a festa não foi aqui em casa e os bolos e tortas não foram feitos por mim, daí a minha saudade de um forno! Hahaha!

    ResponderExcluir
  4. Como estou enquadrada na categoria dos adoradores de cítricos, tenho certeza que aprovaria esses quadradinhos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Deia,
    Aqui o limão siciliano é um pouco difícil de se achar. Dá pra fazer com outro tipo?
    Deve ter ficado divinooo. ;D

    Beijão.
    Dri.

    ResponderExcluir
  6. Eu, como adoro cítricos, certamente iria adorar.
    Aqui nos EUA eles fazemalgo parecido, mas nunca provei.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Queridas!
    Obrigada pelos comentários! Olha, os quadradrinhos ainda estão bons hoje, um dia depois de feitos.

    Claudia: sim, esta receita é americana, e se chama "Lemon Bars"!

    Dri: Acho que dá sim, para utilizar o nosso limão brasileiro, só que provavelmente vai precisar de mais deles, pois são pequenos.

    Beijinhos

    Andréa
    P.S.: Concertei o rendimento da receita! São 12 quadradinhos!

    ResponderExcluir
  8. Tenho umas quantas receitas de lemon bars para testar. Adoro o sabor do limão e se a receita é prática, isso ainda é melhor :)

    ResponderExcluir
  9. Com óptimo aspecto e o sabor já o imagino... Adoro sobremesas cítricas. Irei experimentar.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Que aspecto fantástico! Gosto tanto de doces com limão que este não ma vai escapar! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Andréa; espero vc tenha tido um Dia das Maes bem legal!
    Depois me conta, ok?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Ficaram lindos!!Eu sou daquelas que gosta e não gosta de cítricos,rs, tem receitas que eu gosto e tem outras que não, mas dessa eu acho que ia gostar!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Andréa, amo suas receitas.
    Mas uma coisa nao entendi, voce diz que quando a massa estiver quase pronta, retira do forno e coloca imediatamente o recheio e volta para o forno é isso? Nao cobre com mais nada? O recheio fica em cima ou entendi errado...? Ou abre no meio, recheia e volta pro forno? rsrsrs

    "Quando a massa estiver quase pronta, misture todos os ingredientes do recheio. Retire a massa do forno e coloque imediatamente o recheio. Abaixe o forno para 150ºC e asse por 30 minutos ou até que o centro esteja firme. "

    Ai ai ai minh acabeca! Depois só povilhar o confeiteiro?

    Bjokas
    *tb moro na Alemanha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah!

      Que bom ter uma visita da Alemanha! Olha, acho que eu me expressei um pouco erradamente e só agora vi isso... hahaha O que eu chamo de "recheio" na verdade é uma cobertura. Dá uma olhadinha na foto para ver o detalhe. Então você coloca a massa no tabuleiro e leve para assar. Depois joga o creme de limão, que será a cobertura e leve de volta ao forno. Não tem agora como errar, hem! ;)

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin