sábado, 22 de maio de 2010

Bolo Mármore de Banana e Chocolate


Ganhei o livro de receitas da Cynthia Barcomi, uma americana que tem um café badalado em Berlin. Ele é um livro de receitas americanas básicas, mas com ingredientes mais sofisticados dos que estamos acostumados a ver nos sites de receitas. Gostei muito, pois todas são de confecção fácil e esta aqui já é a segunda receita que testo! A outra, tenho ainda que repeti para fotografar, então aguardem!

Eu tenho um pouco de preguiça, quando se trata de fazer coberturas cremosas para bolos! Deixo para fazê-las em ocasiões especiais e aniversários. Vocês já bem que notaram isso aqui, não? Além do mais, a falta da cobertura diminui as calorias num bolinho para o dia-a-dia, não é? Com este bolo não foi diferente: optei por não fazer a cobertura(e recheio), mas estou postando para aqueles que quiserem experimentar. O bolo ficou fantástico, mas não é bem doce, o que sempre agrada aqui na Alemanha. Uma opção para fazê-lo ficar mais doce seria usar o chocolate ao leite, ao invés do amargo. Eu adorei a textura macia e o perfume dele! Usei menos banana e acho que ficou muito bom , com certeza menos compacto. Bem, aí está! Recomendadíssimo para acompanhar um cafezinho ou com cobertura, para uma festinha. Beijos!

BOLO MÁRMORE DE BANANA E CHOCOLATE
Fonte: Livro de Receitas da Cynthia Barcomi
Rendimento: uma forma redonda de 25 cm ou uma forma para bolo inglês de 30, ou 18 forminhas para cupcake.

Ingredientes secos:
315 gr. de farinha de trigo
225 gr. açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
60 gramas de manteiga, amolecida
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Ingredientes líquidos:
120 ml de creme de leite azedo
375 gr. de puré de bananas (usei 275 gr. / 3 bananas médias)
1 ovo

Mármore:
120 gr. de chocolate amargo derretido(usei com 60% de cacau)*

Cobertura e recheio(opcional)
340 gr. de chocolate amargo
400 gr. de creme de leite fresco
açúcar(opcional)

*caso queira o bolo mais doce, use chocolate ao leite, com 30% de cacau

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Unte e enfarinhe a forma escolhida ou use papel manteiga para forrá-la. Amasse bem as bananas, sem deixar caroços. Derreta o chocolate. Reserve.

Em uma vasilha grande, junte todos os ingredientes secos e a manteiga. Com a ajuda de um garfo, amasse e misture a manteiga até formar uma farofa. Numa outra vasilha, junte os ingredientes líquidos e misture bem. Agora misture o líquido com a mistura seca. Mexa até que forme uma massa úmida, mas não exagere! Derrame o chocolate derretido aos poucos e com a a juda de um garfo ou faca, faça redemoínhos na massa, mas sem misturar, para aparecer o contraste na massa! Coloque-a na forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos(forma redonda) ou 50 minutos(forma para bolo inglês). Faça o teste do palito, mas não asse demais para não ficar seco. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Deixe-o esfriar completamente, caso queira usar o recheio e a cobertura. Bom apetite!

8 comentários:

  1. que lindo bolo amiga,cadê minha fatia,jinhoss

    ResponderExcluir
  2. Adoro Bolo Mármore, mas ainda não experimentei com banana. Deve ficar muito bom tb.
    Acho que chocolate e banana fazem uma boa combinação.
    Tb evito todos os adereços calóricos, principalmente no dia-a-dia. Agora estou usando Agave em vez de açúcar, dependendo da receita e estou gostando.
    Bjs e bom findi! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi.....Adorei a receita , vou fazer este final de semana....aqui em casa todo mundo adora a mistura de chocolate com banana...obrigada por dividir conosco esta maravilha...beijos Ah..uma pergunta: vc tem alguma receita de um paozinho integral , tipo aqueles que são vendidos nas padarias, com sementes e aveia em cima ? Se tiver...poderia postar? beijao...

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia!
    Gosto de fazer bolo como esse. Facil, rápido e gostoso.
    Beijão ;D
    Dri.

    ResponderExcluir
  5. A semana passada também fiz um bolo de banana e chocolate que vou ter que repetir quando tiver máquina fotográfica. Ficam mesmo pouco doces como eu gosto :)

    ResponderExcluir
  6. Andréia, esta é mais uma receita sua que entrou em fila na minha lista, pq banana é comigo mm!
    E quem sabe se o meu vem bonito assim como o seu?
    Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Deve ter ficado mesmo muito bom. Apesar de não gostar de usar banana na massa do bolo, acho que combina bem com chocolate!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Andrea, tudo ok por ai com vc?
    Passo sempre por aqui, ansiosa por suas receitas.
    Até fiz aquele seu bolo de chocolate e banana: otimo!
    Tudo de bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin