domingo, 11 de abril de 2010

Geléia de banana e chocolate com infusão de canela!


Nem todos os domingos são calmos, bem sabemos, mas nada como uma manhã preguiçosa de domingo e um brunch! A mesa cheia de delícias caseiras, a companhia da família e, ou de amigos! Este é o meu domingo ideal! Quando vi esta receita aqui, pensei logo em fazê-la e aguardar o dia certo para serví-la ou dar de presente! Esta é uma receita ideal para usar aquelas bananas maduras, que ninguém quer mais ver.

Estou descrevendo abaixo a maneira com que fiz, seguindo as instruções originais. Ela divide a receita em duas etapas. Para as pessoas mais experientes em fazer doces e marmeladas, o que não é o meu caso, fica a pergunta se não seria possível fazê-la de uma só vez. O resultado é um doce que vai bem acompanhando pães, ou também como sobremesa, servida com um queijinho mineiro... O chocolate arredonda o sabor da banana, enfim genial!

GELÉIA DE BANANA E CHOCOLATE COM INFUSÃO DE CANELA
Fonte: adaptada da Escola de Confeitaria Francesa por Coco Cooks
Rendimento: um pouco mais de 2 kg de geléia

Ingredientes:
800 gr. de bananas bem maduras, em rodelas
200 gr. de suco natural de laranja
100 gr. de chocolate amargo (usei 120 gr.)
700 gr. de açúcar (acho que pode-se diminuir um pouco)
1 fava de baunilha ou substituto (usei extrato)
1 pau de canela (usei em pó)
2 colheres de sopa de rum

Instruções:
Leve todos os ingredientes, exceto o chocolate, para ferver numa panela de fundo grosso(se usar a fava, cortar ao meio e retirar o seu interior, só usar isto). Deixe a mistura cozinhar até ficar meio transparente. Remova do fogo, misture o chocolate picado até desmanchar. Retire o pau da canela. Amasse mais a banana, se quiser que a geléia fique com menos grumos. Deixe descansar de um dia para o outro.
No dia seguinte, leve o doce novamente ao fogo baixo. Ferva, mexendo de vez em quando, até dar o ponto que o doce forma um pingo grosso, quando pingado num prato(o meu levou cerca de 20 minut0s).
Enquanto o doce ferve, pré-aqueça o forno à 100ºC. Leve uma panela grande com água para fever e coloque aí os vidros reservados para guardar a geléia. O certo é usar vidros apropriados para geléias(não jogem seus vidros de geléia fora, pois podem ser re-utilizados!), que tem tampa especial para lacrar o doce. Prepare um local para colocar um pano de prato limpo, pois aí você irá descansar os seus vidros fervidos, um pouco antes do doce ficar pronto. As tampas deverão ser mergulhadas só rapidamente na água fervente, para não estragar a borrachinha que lacra.
Quando o doce estiver pronto, divida-o imediatamente entre os vidros recém saídos da água fervente. Feche-os com a tampas fervidas e coloque-os de cabeça para baixo por 5 minutos. Leve os vidros ao forno por 10 minutos e pronto! Depois de frios, guarde-os em local seco e escuro, como num armário. Se bem lacrados, o conteúdo permanecerá com o mesmo sabor por até 2 anos! Mas acho que ninguém aguentará esperar para provar esta delícia! :) Bom apetite!

9 comentários:

  1. Nunca tinha visto uma geleia com chocolate, vou experimentar!

    ResponderExcluir
  2. Realmente geléia com chocolate é uma novidade. E bananas perdidas em casa sempre temmmm.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delicias!
    Vou experimentar.
    Bj
    São

    ResponderExcluir
  4. Sou uma que é fanatica por bananadas, bananinhas e tudo mais que tiver a ver com doces feitos com banana!...
    E deu agua na boca ver esta sua géleia,sò pq deve ter ficado um show.
    Boa semana, Andrea.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Uma geléia diferente!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Pelas minhas andanças pelos brechó vi um comentário seu sobre peep toe...
    Estou vendendo um Peep Toe de Verniz na cor preta e numeração 37 da Vizzano.
    http://beautykshop.blogspot.com/2010/04/peep-toe-vizzano-n37.html

    Ainda estou montando meu bazar, por isso só há ele postado, mas em breve terão muitos outros produtos.
    Caso seja do seu interesse, confira.

    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

    Quando puder me faça uma visitinha!

    http://minhacozinhamagica.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Diferente e 'enriquecida' essa geléia. Deu vontade de fazer para servir com panquecas (que minhas filhas amam!).

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Gostei das receitas em geral e vou experimentar esta!

    http://lukajunior.blogspot.com/

    bjoca

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin