domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bolinhos-Mármore com Pedacinhos de Chocolate

Eu não costumo fazer bolos-mármore aqui em casa, apesar de gostarmos. Sei lá o porquê, mas acho que inconscientemente este bolo tem algo de muito comum e acabo por tentar fazer um que seja mais inovativo. Bem, sem falar que até hoje as poucas vezes em que tentei uma ou outra receita, resultaram em bolos secos e sem-graça. Olhando estes dias rapidamente alguns blogs alemães, notei esta. Parece-me que muitas outras blogueiras a aprovaram, e com muitos elogios. Pensei _ "Por que não?"_ Ainda por cima me traria a vantagem de surpreender o marido com um dos poucos bolos que aprecia. Dividi a massa em forminhas para bolo inglês e ficaram uma graça! Desta vez estava sem manteiga em casa e usei margarina e também resolvi colocar um pouco de amido de milho para dar uma leveza. Os pedacinhos de chocolate dão um requinte a receita e a massa ficou molhadinha. Sucesso total! Beijos e até a próxima!

BOLO MÁRMORE

Rendimento: 1 Forma (com buraco)de 22 cm / 6 mini-formas para bolo inglês/ Forma para bolo inglês pequena
Fonte: 1 x umruhen bitte
Ingredientes:
150 gr. de manteiga amolecida ou margarina
150 gr. de açúcar
1/4 de pacote de açúcar baunilhado (1 col. de chá)
3 ovos
100 ml de creme de leite
1 pitada de sal
180 gr. de farinha de trigo(usei 130 gr. de farinha e 50 gr de maizena)
1 col. de chá (rasa) de fermento químico
120 gr. de chocolate 70% de cacau (usei 60%)
Instruções:

Pré-aqueça o forno à 170ºC. Unte uma forma de 22 cm com buraco no meio ou 6 forminhas para bolo inglês. Caso elas sejam anti-aderentes, basta untá-las com margarina. Reserve. Pique metade do chocolate e reserve. A outra metade deve ser derretida e esfriada.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Acrescente os ovos um a um, misturando bem a cada adição. Agora junte o sal, a baunilha e o creme de leite. Por fim, junte a farinha já misturada com o fermento químico. Divida a massa duas partes, deixando um pouco mais para a parte clara. Á uma das metades junte o chocolate derretido e misture bem. Despeje na forma em camadas: massa clara, massa escura (salpique aqui com chocolate em pedacinhos) e massa clara. Mergulhe uma faca na massa e faça ondulações para os lados e para cima. Salpique o topo com o restante dos pedacinhos de chocolate. Asse por cerca de 30 minutos, mas faça o teste do palito antes de retirá-los do forno. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Com creme de leite nunca fiz mas já usei iogurte natural e gostei bastante do resultado :) Esta versão também deve ter ficado muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Andrea eu adoro Bolo Mármore! Apesar de simples é ao mesmo tempo muito requintado.
    Eu tenho um escalado para postar no blog também.
    Com o toque do creme de leite deve ficar muito bom, eu ainda não conhecia uma sugestão assim.
    Eu sou muito de usar buttermilk e sempre uso em minhas receitas, mesmo que a receita não peça. É melhor que leite, pois deixa a massa super fofa.
    Continuo fazendo o seu Pão de Iogurte e adorando!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro bolo de mármore.
    Este deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andréa,

    Eu também não faço muito bolo mármore, embora o meu não fique seco. Mas é um dos bolos preferidos pela família do meu marido, que também gosta da versão que leva coco. Esse seu, pelos ingredientes e aparência, deve ter ficado muito saboroso!

    Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. eu amo bolo marmore!!!e..gostei muito dessa sua receita!!!é um bolo que sempre tem aqui em casabjus querida..li

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia,
    Daqui tô vendo a gostosura que ficou!! E leva creme de leite na massa, que amo!
    Bjosss
    Dri.

    ResponderExcluir
  7. Sabe Andrea, esta coisa de vc colocar o amido eu penso que foi uma boa idéia.
    Pq a maioria dos bolos marmore é sempre mais bonita que gostosa, ja que nao sao la muito fofinhos.
    E vai saber o pq...
    Esta sua dica, entao, é muito boa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Deve ser muito bom com as natas, faço mas com leite, hei-de experimentar assim, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca fiz bolo mármore!? Mas também não sei porquê!rss
    Ficou lindo!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Vim aqui espreitar o "pão careca" que o renato do pão, bolos e cia aqui veio buscarr!... Fiquei fã do blog: muita coisa saborosa!
    Babette

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin