terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Schokoli - receita sem medidas!




Oi pessoal! Hoje vou descrever uma aventura culinária um tanto inusitada: estou temporariamente sem balança culinária! As baterias da balança estão fracas e por isso só pude contar com a ajuda do copo medidor para medir os ingredientes! Fiquei um pouco apavorada, mas fazer o quê? :)
Esta receita está num livro que comprei da Mondamin, a marca mais conhecida de amido de milho(maizena) por aqui! Eu queria mais uma vez testar os biscoitinhos não só para o Natal, mas para a minha irmã, que ultimamente tem se interessado por biscoitos caseiros... e aí está, outra improvisação! Abaixo vai a receita como ela foi editada, mas a minha massa ficou mais mole de tive que distribuí-la com a ajuda de uma colher de chá e por isso o rendimento foi alterado. O resultado ficou ótimo! Os biscoitinhos derretem na boca! Beijos!

SCHOKOLI
Fonte: Mondamin Backbuch
Rendimento: ver observação abaixo

Ingredientes:
250 gr. de manteiga ou margarina amolecida
100 gr. de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pacotinho de açúcar baunilhado (colher de sopa)
250 gr. de amido de milho(maizena, mondamin, etc)
75 gr. de farinha de trigo
30 gramas de chocolate em pó culinário
1 colher de chá(rasa) de cardamomo em pó
1 colher de chá(rasa) de canela em pó

50 gr. de chocolate ao leite para enfeitar o topo(por minha conta)

Instruções:
Bata a manteiga amolecida com os açúcares, formando uma massa clara. Junte o amido de milho e misture bem até ficar homogêneo. Por fim, junte a farinha, misturada com o chocolate, o cardamomo e a canela. Enrole a massa como um rolo de 2 cm de diâmetro e corte rodelas de 1 cm cada. Leve para assar num tabuleiro forrado com papel manteiga, em forno pré-aquecido à 180ºC por cerca de 15 minutos. Retire do Bom apetite!

Obs.: A minha massa ficou um pouco mole e tive que usar uma colher de chá para distribuir montinhos no tabuleireo. Sendo assim, o rendimento caiu para cerca de 35 biscoitos.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adoro biscoitinhos que derretem na boca. Com farinha maizena devem ficar bem macios mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Oba!! Mais um pra minha lista. Que derrete na boca? Adoro.
    Juro que agora vai dar certo... ;)
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Eu só uso balança se não houver outro jeito. Prefiro usar medidas em xícaras e colheres, pois as receitas podem ser feitas em qq situação.
    Os biscoitos ficaram ótimos! Se derretem na boca então, ainda melhor!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Olha que ficaram com óptimo aspecto!
    Além de que cozinheira de mào cheia não precisa de balança :)
    BJs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin