domingo, 13 de dezembro de 2009

Biscoitos Sabor Natal :)


Oi genteeeeeee! Eu sumi na semana passada, desculpem-me, mas com a correria para a preparação para o Natal não deu para eu fazer nada! Estou preparando alguns presentinhos para a família e o artesanato me tirou da cozinha! :) Mas hoje está um frio aconchegante e pede uns biscoitinhos para o lanche. Estes aqui vêem de uma das minhas revistas do Dr. Oetker, mas eu acabei adaptando e substituí as amêndoas picadas por moídas. E também levei ao forno duas vezes, como os biscotti italianos, para que ficassem crocantes! O experimento ficou tão bom e acredito que vou fazê-los assim sempre!

O interessante é o sabor de especiarias destes biscoitos, uma mistura típica que está muito presente nos bolos e biscoitos natalinos alemães, chamada "Lebkuchen Gewürzmischung". Aqui já compramos a mistura pronta, mas ela é fácil de fazer em casa e estou também dando a receita abaixo. O sabor desta mistura é indescritível!

BISCOITOS NATALINOS
Fonte: adaptação da Revista Gugelhupf
Rendimento: 22 unidades

Ingredientes:
130 gr. farinha de trigo
100 gr. amêndoas moídas(se usarem as picadas, usem só 1 colher de água)
3 col. de chá rasas de fermento químico
130 gr. de açúcar
1 pacote (1 col. de sopa) de açúcar baunilhado
1 ovo médio
3 colheres rasas de especiarias(Lebkuchen Gewürzmischung)*
1 col. de sopa rasa de mel
3 col. de sopa de água
amêndoas em lâminas(opcional)

*Lebkuchen Gewürzmischung:
- 10 gr. de canela moída
- 5 gr. de cravo moído
- 5 gr. de pimenta da jamaica moída
- 5 gr. de cardamomo moído
- 2 gr. de erva-doce moída


Se a quantidade for difícil de medir, podem duplicar ou triplicar a receita, claro. Misture tudo e guarde num vidro com tampa em lugar seco. Desta quantidade retire as duas colheres de chá rasas e o restante usem como desejar. Uma boa dica da Leonor, que passo adiante é usar o moedor de café elétrico para moer especiarias.

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Forre um tabuleiro com papel manteiga. Misture todos os ingredientes até formar uma massa firme e homogênea. Com as mãos enfarinhadas, faça dois rolos com um comprimento de mais ou menos 30 cm e coloque-os no tabuleiro, deixando um espaço de 10 cm entre eles. Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe-os esfriar por 5 minutos. Corte em tiras de 2 cm e deixe esfriar antes de servir, ou guarde-os numa lata bem fechada.

Como fiz: Fiz um rolo só e o envolvi com amêndoas em lâminas. Assei por 15 minutos, deixei esfriar por 5 minutos, cortei o rolo em tiras de 2 cm e cada tira ao meio. Depois levei-os novamente ao forno virados com a parte cortada para baixo e assei por mais 10 minutos. Ficaram maravilhosamente crocantes!

Bom apetite!


9 comentários:

  1. Belos biscoitinhos. Gostei das especiarias :) Devem ficar muito bons!!

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso como sempre: bon, bonito, barato (para min) :)

    ResponderExcluir
  3. Deia, esse Don Geraldo é demais!! Se gostou, é sinal que é bom. Rsrsrs.
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Biscoitos de Natal são sempre uma ótima pedida e eu adoro quando tem bastante especiarias.
    Eu só teria que eliminar a erva-doce. Eu já tentei, mas não consigo apreciar o gosto. Defeito de fabricação, hehe.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Sabor de Natal é sempre muito bom!
    Por enquanto estou só com os aromas, pq nem tenho estado muito na cozinha...
    Mas é mais uma receita sua que, voltando á Italia, ainda no frio, eu vou fazer.
    Se bem que aqui, em SP, esta fazendo um friozinho mais ou menos, sendo verão: dorme-se com cobertas quentes...!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea! Feliz Natal pra você! Esses biscoitos estão uma tentação!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea !
    Encontrei ontem seu blog quando pesquisava uma receita de Käsekuchen....
    A-do-rei seu blog...era tudo o que eu queria...receita de paes, biscoitos e bolos alemães....passei alguns meses aí no início do ano..e nunca tomei tanto chá e comi tantos pães diferentes na minha vida....Que saudades...queria aprender a fazer os paezinhos integrais que vende aí em qualquer esquina, ou loja de metrô...
    Um Òtimo Ano Novo pra vc...
    Muit obrigada por dividir conosco suas receitas deliciosas...
    Gina

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Hummmm
    Que delícia de receita,
    esses biscoitos.
    Vai ser um sucesso,
    aqui em casa.
    Bom2010!!!
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Outra receita de dar agua na boca!!
    Deixa esfriar um pouco mais o clima aqui no Brasil, que o alemão vai pra cozinha se arriscar nessa receita !
    hehe

    Abraços do alemão.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin