domingo, 1 de novembro de 2009

Mini-muffins de Amendoim



Este ano eu "pulei" o dia do Halloween! Acho que talvez por influência do comércio local, que minha opinião, com medo da crise, resolveu ignorar a data. Afinal esta comemoração vem de uma cultura estrangeira e só ficou mesmo conhecida aqui para que se vendessem mais produtos... Claro, devemos entender que as crianças não resistem, quando se trata de ir batendo às portas para conseguir doces gratuitamente! :) Para elas é uma festa, não interessando de onde se origina esta tradição! Aqui temos um dia chamado Martini, que é comemorado no meio de Novembro e trata-se também da distribuição de doces para as crianças, que seguem em grupo, com lanternas, cantando e entrando nas lojas à busca de doces. Na minha opinião, uma tradição linda. Bem, tudo isso para dizer que fui surpreendida ontem quando dois meninos bateram à minha porta vestindo fantasias de monstro! Gelei, porque não tinha comprado nada para a ocasião! Bem, o que fazer? Abri a porta e me fiz de assustada. Eles pediram os doces e, enquanto meu marido os distraía, eu corria para cá e para lá, tentando ver se tinha alguma coisa. Achei um pacote com bolinhas de chocolate ao leite, que o desfiz para dividir em duas partes, e duas caixinhas de chicletes anti-cáries(graças ao céu)! Eles ficaram muito impressionados com estas caixinhas, por sorte, e eu pude deixar duas crianças felizes! Ufa!

Hoje acordei querendo fazer algo que tivesse um pouco do espírito da data e achei que a receita com manteiga de amendoim seria uma ótima opção! Ao invés de usar os chocolate em pedacinhos, ralei um pouco de chocolate sobre os muffins quando ainda estavam quentes. Estes mini-muffins são bem molhadinhos, e o gosto intensivo do amendoim conquistou até uma pessoa que conheço aqui em casa que não gosta de doces... :) Um grande abraço à todos e boa semana!

MINI-MUFFINS DE AMENDOIM
Rendimento: 12 mini-muffins
Fonte: Let's get stupid together

Ingredientes:

1 xícara* de farinha de espelta ou farinha de trigo integral
1/3 de xícara de açúcar integral(marrom claro) ou normal
1/2 colher de chá de fermento químico
1 ovo
1/3 de xícara de leite
1/4 de xícara (50 gr.)de manteiga
1/3 de xícara(85 gr.)de manteiga de amendoim
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 de xícara (55 gr.) de gotas de chocolate
ou chocolate em pedacinhos(opcional)

*Xícara = 240 ml.
Instruções:

Pré-aqueça o forno à 180°C. Numa vasilha que vai ao microondas, derreta a manteiga junto com a manteiga de amendoim. Em outro recipiente, misture a farinha, o açúcar e o fermento e o chocolate em pedacinhos. Reserve.
Bata ligeiramente o ovo, misture a baunilha, as manteigas derretidas e por fim, adicione o leite aos poucos. Junte esta mistura à mistura da farinha mexa até que toda a massa fique húmida. Distribua a massa em formas para mini-muffins. Asse até ficarem dourados e crescidos, por entre 15 e 20 minutos. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Oi Andrea, adoro amendoim, vc me deu uma idéia e tanto. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de amendoim, devem ficar deliciosos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Deia,
    Deve ter desmanchado na boca!!
    Beijos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  4. Seu Blog é um colírio para os olhos! Bom gosto, refinamento, cultura e receitas originalíssimas. Não conhecia e agora não te perco de vista.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Adoro amendoins e tenho espelta na despensa pronta para ser usada. Está na hora.
    lindos, :)

    ResponderExcluir
  6. Andrea, eu sou fanatica por amendoim!Entao esta receita, no futuro, me sera muito util.
    Mas agora mmm,eu estou me empanturrando de goibada, paÇoquinha e bananinha de Paraibuna.
    Nossa...!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que bom que você deu à
    receita dever muito gostosa.
    Beijos.
    Lúcia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin