domingo, 15 de novembro de 2009

Mandelhörnchen

Oi pessoal! Desculpem-me, mas não deu para eu postar na semana passada! Até consegui fazer um bolo, mas como aqui já anda bem escuro durante à tardinha, não pude tirar nehuma foto! :( A partir de agora tenho que lembrar de fazer tudo cedo, para aproveitar a luz natural!
Chegou o momento de começar a pensar no Natal e nas coisas que queremos presentear, não é? Aqui vai uma sugestão que faz parte da tradição alemã, onde os biscoitinhos são presentes que agradam a todos, além de serem divertidos de fazer, às vezes envolvendo a ajuda de toda a família! As "Mandelhörnchen" ou melhor, "Cornetinhas de Amêndoas" (tradução livre), são biscoitos encontrado em todas as padarias na região onde moro. Normalmente são vendidas em tamanho gigante, mas preferi fazê-las pequenas, porque assim fica mais prático de saboreá-las com um chá ou cafezinho . A receita e muito fácil e o resultado, como podem ver, é encantador! Os biscoitinhos devem ser crocantes por fora e macios por dentro. Uma verdadeira delícia! Ah, para quem não tem a possibilidade de comprar o marzipan (massapão) já pronto, estou dando uma receita aprovada pelos internautas alemães. Eu só ainda não a fiz, porque minha processadora não é potente o suficiente para moer as amêndoas... talvez fosse bom colocar este item já na minha lista de presentes de Natal., certo? Um abraço e boa semana!

MANDELHÖRNCHEN
Fonte: Chefkoch
Rendimento: 14 cornetinhas

Ingredientes:
200 gramas de massa marzipan(massapão)
1 ovo + 1 clara
1 pacotinho/ 1 col. de sopa de açúcar baunilhado
100 gramas de açúcar
50 gramas de farinha de trigo
amêndoas laminadas
chocolate meio-amargo, para cobertura(usei ao leite)
essência de amêndoas amargas(opcional)

Instruções:
Separe o ovo e bata na batedeira as duas claras com o marzipan. Bata bastante até que não haja nenhum grumo/caroço e a massa esteja homogênea. Coloque a essêcia, se for o caso. Peneire a farinha e os acúcares juntos e junte ao marzipan. Misture formando uma massa grossa. Leve esta massa para gelar por 1 hora ou mais se quiser, de forma que fique com consistência para enrolar.

Pré aqueça o forno à 180ºC. Prepare um tabuleiro forrado com papel manteiga. Tire a massa da geladeira e divida-a em 14 pedaços. Com as mãos húmidas, modele as cornetinhas e coloque-as no tabuleiro, ligeiramente separadas. Bata a gema com o garfo e pincele a parte de cima dos biscoitinhos. Agora espalhe as amêndoas laminadas por cima e leve-as ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradinhas. Retire o tabuleiro do forno e deixe-as esfriarem um pouco. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho maria. Mergulhe as pontas das cornetinhas no chocolate, e coloque-as sobre papel manteiga para secar. Sirva depois que o chocolate das pontas endurecerem ou guarde numa lata bem vedada. Bom apetite!!!


Marzipan:
500 gramas de amêndoas inteiras e com casca
500 gramas de açúcar de confeiteiro(açúcar em pó)/ou 250 gramas, se quiserem menos doce
2 colheres de sopa de água de rosas(opcional)
essência de amendoas amargas à gosto

Instruções:
Deixar as amêndoas de molho em água fervente por alguns minutos. Depois escorra-as, retire a pele e seque-as bem. Coloque as amêndoas aos poucos na processadora e até que fiquem bem moídas. Misture a essência e o açúcar peneirado incorporando bem. Volte a usar a processadora até formar uma massa. Enrole-a num filme plástico e leve-a a geladeira. Quem quiser guardar por mais tempo, lacre esta massa num recipiente à vácuo.

8 comentários:

  1. que nome tão engraçado !

    não sobraram pois não ????
    é que já comia alguns !

    bjka e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma delícia, com um café sabia lindamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aqui estou com o mesmo problema e hoje, mesmo fotografando de manhã, não consegui. Fiz o almoço de luz acesa porque o tempo está super escuro por aqui!
    Essas bolachinhas devem ser fantásticas!!!

    ResponderExcluir
  4. Andrea, que lindos estes biscoitinhos, adorei!! Vou fazer de presente de Natal para a minha sogra que e alema. Um beijo,

    ResponderExcluir
  5. Estão lindos!!! Quero uns de Natal tá? rsrsrsrs
    Beijão.
    Dri.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos comentários! Gostaria só de acrescentar que os biscoitos não são tão pequenos quanto parecem. Além do mais eles alimentam bastante, então eu diria que esta quantidade serve perfeitamente 4 a 5 pessoas durante o chá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Andrea ficaram lindos! Enfeitam lindamente qq mesa e devem ser deliciosos.
    Nós aqui tb preferimos tudo em tamanhos pequenos, fica mais prático.
    Com o outono acho que todos sofrem com a falta de luz. Comigo está acontecendo a mesma coisa.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Andrea,
    Estes biscoitinhos devem ser uma delícia e ficaram muito bonitos!
    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin