domingo, 20 de setembro de 2009

Pãezinhos de Iogurte Domingo Cedinho


Ah, todos agora devem estar horrorizados com o título! Domingo cedinho? Que horror! Não se preocupem: Eu sou exatamente assim como todos os leitores e também gosto de dormir um pouco mais aos domigos, claro! Sim, mas às vezes também vale a pena acordar cedinho e preparar um café-da-manhã especial para a família, ou não? E aqui vai mais uma receita que encontrei num blog! Eu estava querendo muito trazer aqui uma receita dos meus queridos livrinhos, que estão um pouco abandonados, mas nada me apeteceu... Sinceramente os blogs e suas receitas maravilhosas são mesmo um vício! :-) Se doze pães forem muito para a sua família, vocês podem também fazer a metade da quantidade e usar meio ovo para a massa e meio ovo para pincelar! ;-) Estes pãezinhos ficam deliciosos com queijo e presunto, mas adorei comê-los com manteiga e bananada caseira... Hummm!

PÃEZINHOS DE IOGURTE
Fonte: Cherry on a Cake
Rendimento: 12 pãezinhos

Ingredientes:
cerca de 500 gramas de farinha de trigo para pães*
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco
200 ml de iogurte natural
120 ml de leite
1 ovo
60 gramas de manteiga
Cobertura:
1 ovo para pincelar - opcional

*Eu não tinha a farinha para pães em casa, por isso juntei apenas 400 gramas de farinha normal e vi que já era o suficiente. Depois fui juntando um pouquinho ao amassar, mas não chegou ao meio quilo.

Instruções:
Num recipiente, junte os ingredientes secos e misture-os. Reserve.
Separadamente amorne a manteiga o iogurte natural e o leite. Se ficar muito quente, deixe esfriar, pois a alta temperatura pode "matar" o fermento. Depois bata o ovo ligeiramente e junte à mistura.
Agora misture o creme aos ingredientes secos e amasse (manualmente ou à máquina), até formar uma massa homogênea, elástica e que não grude muito. Coloque a massa num recipiente ligeiramente untado de óleo, cubra com um pano limpo de deixe descansar por 1 hora.
Depois do descanso, amasse novamente a massa numa superfície enfarinhada, para tirar as bolhas de ar. Divida-a em 12 pães e coloque-os num tabuleiro forrado de papel manteiga ou untado, formando um com as bolas um retângulo ou outro formato, se preferir. Cubra-os o pano limpo e deixe num lugar sem correntes de ar. Deixe-os descansar por mais 1 hora. Antes de colocá-los no forno, pincele-os com um ovo batido.
Leve-os ao forno pré-aquecido à 170ºC por cerca de 20 minutos. Bom apetite!

7 comentários:

  1. os teus paezinhos ficaram com um aspecto mesmo apetitoso e entao barrar manteiga com eles ainda quentinhos é do melhor! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Andrea, hoje que é segunda-feira cedinho me deu vontade deste pãozinho de iogurte...hummmm! :-)

    ResponderExcluir
  3. Andrea receita super anotada. Vamos ver se faço ainda hoje!
    Ficaram com um aspecto maravilhoso!
    Agora pára por com a bananada senão eu piro na batatinha. Adoro!
    Bjs e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  4. ficaram lindos seus pãezinhos...é tão bom um pão fresquinho asim..no café damanhã né?amei a receita..bjus..otimo começo de semna..li

    ResponderExcluir
  5. Fofinho, quentinho, com manteiguinha...ai ai! Que delícia!
    bjos ;)

    ResponderExcluir
  6. Estes me deram agua na boca sò de olhar!
    Pq sou uma fa-na-ti-ca por paes...
    A unica coisa que lamento é nao ter o fermento de cana de açucar, que da um aroma pra la de especial ao pao. Uma coisa que o levedo de cerveja peca...
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin