quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Bolo Turco de Maçãs sem Manteiga.



Oi pessoal! Estou atrasadíssima com o meu post! Claro que como sempre meu forno funcionou no domingo, mas só agora sobrou tempo para publicar a nova receita! Estou também sem conseguir visitá-los, mas em breve estarei mais presente!
Assei um bolo de maçãs! Uma fruta saudável e deliciosa! O engraçado é que no passado maçã nunca estaria na lista das minhas frutas favoritas. Além do mais, para mim só existiam três tipos de maçãs: A vermelha esfarelenta, que não gostava; a vermelha suculenta, que achava "ok", e a maçã verde, que era ácida e eu achava que só servia para saladas. Quando vim morar aqui e vi tantos tipos de maçãs, todas com os seus devidos nomes e ainda tinha alguns lugares que as classificavam(doce, ácida, suculenta,etc), para ajudar o consumidor! Daí eu fui conhecer maçãs vermelhas, que são ácidas (Cox e Boskop, por exemplo) e verdes, que são doces (Golden Delicious)! ^u^


Eu vi umas maçãs Cox com preço muito bom e resolvi comprá-las... E esta receita, que vi no Chefkoch e estava sendo muito comentada, com a novidade de que não leva gordura. Realmente, para quem gosta de bolos com frutas, é uma receita que recomendo! Ficou muito molhadinho e leve! Decorei um pouquinho ao meu gosto e agradou bastante à visita! Uma boa semana para vocês e até o próximo domingo!!!

BOLO TURCO DE MAÇÃS
Fonte: Chefkoch

Ingredientes:
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar (ou menos)
4 ou 5 maçãs
2 1/2 colheres de chá de fermento químico
2 pacotinhos de açúcar baunilhado (2 colheres de sopa)
1 colher de chá de canela em pó
3 ovos
um pouquinho de leite
suco de limão

Cobertura(opcional):
açúcar de confeiteiro
suco de limão

Instruções:
Pre-aqueça o forno à 170ºC. Descasque as maçãs, tire os miolos e corte-as em cubos. Pingue um pouco de suco de limão sobre as maçãs e misture. Reserve. Misture a farinha, o fermento e a canela e reserve.
Num recipiente, bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até formar uma espuma clara. Juntar a mistura da farinha e bater até formar uma massa homogênea. Agora pingue um pouquinho de leite, mas não exagere! Misture os cubinhos de maçãs e envolva bem. Coloque tudo numa forma untada (usei uma de 22 cm com buraco no meio) e asse por cerca de 40 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Se quiser a cobertura, misture o açúcar de confeiteiro com um pouco de suco de limão, formando uma pasta grossa. Derrame sobre o bolo ainda morno, ou decore com desejar. Bom apetite!

13 comentários:

  1. Deia!!
    Qua maravilha de Bolo!!!
    E sem manteiga é melhor ainda. Agora só falta fazer... ;)

    Beijos.
    Dri e Pinguim

    ResponderExcluir
  2. Huum, esse vai entrar para a minha lista de "a fazer brevemente"; o bolo ficou muito bonito e, se ainda é gostoso (e úmido) mesmo sem gordura, eu tenho de experimentar!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assar um Bolo Invertido de Maçã e Canela. Estamos em sintonia com as maças!
    Aqui nos EUA tb existem os tipos mais variados de maçãs. A minha favorita é a Red Rome.
    Mas para o bolinho de hoje foi Red Delicious. Estavam meio velhinhas e eu tinha que aproveitá-las.
    Esta que vc usou no bolo eu ainda não conheço.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro bolos e doces feitos com maçãs. Eu tenho feito compota, tartes e até marmelada com elas :)
    Esse bolo deve ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pessoal!
    Espero que vocês gostam da receita! Tive que corrigir a fonte, pois na hora de escrever troquei o Chefkoch pelo Cybercook! Imagina! O Chefkoch é um site alemão e aqui há muitos turcos e descendentes de turcos, daí a facilidade de conseguir estas receitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. hummm..mais uma receita deliciosa sua!!!..amei esas dicas de maçãs..é muito bom saber..bjus

    ResponderExcluir
  7. vc sempre com uma boa novidade.
    Com frutas eu usava o bolo "quatro quarti", que de manteiga leva muita!
    Mas ja copiei esta receita que, além de tudo, leva maça, que eu sou viciada.
    E chego a querer comer varias seguidas, de tanto boas que sao, recém colhidas: nossa...
    Valeu, Andrea!

    ResponderExcluir
  8. Pois as variedades de maçãs são imensas.
    E as maçãs combinam perfeitamente em bolos e cia.
    Parece-me muito aromático.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Achei seu blog porque precisava de um bolo de maçãs sem gordura! Busquei assim mesmo no google! Fiz no final de semana e foi um sucesso! Vou postar sua receita no meu bloguinho amanhã linkando você! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Muito obrigada pela receita. Fiz uma adaptação usando um pouco de farinha integral e ainda por cima esqueci o fermento, mas mesmo assim deu certo! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, queria agradecer a receitar, ficou muito bom :-) só substitui o açucar de baunilha por essencia de baunilha porque eu nao tinha e mesmo assim ficou otimo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda Alessandra!

      Fico contente por ter gostado da receita. De fato ela é boa, no entanto cada tipo de maçã pode alterar um pouquinho o resultado.

      Volte sempre!

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin