domingo, 2 de agosto de 2009

Sorvete Cremoso de Pêssegos / Gelado Cremoso de Alperces


Há dois Verões atrás, comprei o acessório para a minha processadora, que funciona como uma sorveteira! Fiquei tão entusiasmada e claro, queria logo agradar o marido. Ele gosta dos sorvetes cremosos a base de leite e eu já sou o oposto e gosto dos cítricos a base de suco. Resolvi fazer o meu primeiro sorvete para agradá-lo e fui buscar a receita do seu sabor preferido, o sabor stracciatella (conhecido no Brasil como "sorvete de flocos"). O resultado foi um desastre! Claro que eu sabia que só podia ser o problema da receita, mas depois disso desanimei.

Neste Verão pensei que já era hora de tentar novamente: comecei a colecionar algumas receitas com fotos que vi em outros blogs. Esta aqui, eu vi também num blog, mas foi tão modificada, que resolvi copiar a fonte da qual a receita foi adaptada. Ela está aqui! Finalmente fiz para o fim-de-semana e o sucesso foi total! O interessante é que ela combina sorvete de fruta com base cremosa e agradou à todos! Ficou delicioso! Aliás, vou tentar esta base para fazê-lo com outras frutas no futuro! Tive que dividir a massa em duas, pois a sorveteira é pequena. Na agitação, esqueci de pesá-lo, mas acho que dá mais de um litro de sorvete!

SORVETE CREMOSO DE PÊSSEGOS
Fonte: CDKitchen

Ingredientes:
8 pêssegos pequenos, bem picadinhos
1 e 1/4 de xícara de açúcar* marrom claro
1 colher de sopa de suco de limão
3 ovos batidos
1 e 1/2 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de creme de leite ( Portugal: natas)
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de Cointreau (por minha conta)

*xícara= 240 ml

Intruções:
Dependendo da sua sorveteira, você terá que colocar o recipiente para gelar já no dia anterior ao que pretende servir. A minha, tenho que deixar por 18 horas.

Lave, descasque, desencaroce e pique os pêssegos. Coloque-os num recipiente, com 1/2 xícara de açúcar e o suco de limão. Guarde bem tapado na geladeira(refrigerador).

Faça o creme: misture os ingredientes restantes e leve para cozinhar em fogo brando, sempre mexendo, até engrossar e cobrir as costas de uma colher. No meu caso demorou 25 minutos. Cubra o creme com um filme plástico e deixe esfriar. Depois de frio guarde na geladeira.

Só quando os ingredientes estiverem bem gelados, poderão ser utilizados na sorveteira. Siga as instruções da sua sorveteira. Depois de pronto, guarde-o num recipiente leve congelador(freezer) pelo menos por duas horas, antes de serví-lo. Se ele estiver mais tempo congelado, deixe-o uns 5 minutos fora da geladeira antes de utilizá-lo. Este sorvete não possui conservantes, por isso deve ser consumido o mais breve possível! Bom apetite!

Dica: na próxima vez vou tirar a pele das gemas, pois achei que mesmo depois do creme pronto, ficou um gostinho lá no fim de ovo. Isso pode ser evitado, claro!



11 comentários:

  1. Tb tenho uma sorveteirinha pequena.
    Sò que acontece que a base deveria estar no freezer e nao esta pq o entupo de coisas.
    Entao os meus "provaveis" sorvetes nao acontecem! hihihi.
    Mas aprovei a sua iniciativa toda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!!
    Sorvetinho aqui no Rio é sempre bem vindo. Do verão ao Inverno é presença certa na minha casa!
    Beijocas.
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Estamos em super sintonia. Já separei pêssegos (nectarinas) para amanhã fazer gelado, pois a pequena árvore deu tantos que começaram a amadurecer todos ao mesmo tempo.
    Entre a receita que ía fazer e a tua vou ver as diferenças e escolher uma.
    O teu tem óptimo aspecto, e receita testada vale por 1000, lol

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não tenho uma sorveteira, mas estou louca para comprar uma. O díficil é ter um espaço para guardar.
    Tb tenho visto muitas receitas que parecem deliciosas, mas fico só na vontade.
    Este ficou muito charmoso com os pedacinhos do pêssego aparecendo.
    Bjs e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  5. Gelado de pêssego é uma delícia.
    A foto ficou muito bonito!

    ResponderExcluir
  6. Domingas,

    Esse sorvete cremoso de pêssego deve ser mesmo muito bom!
    Excelente para refrescar estes dias quentes!
    Agora, que há imensos pêssegos por toda a parte, torna-se tentador...

    Espero que o sucesso deste, nos traga mais sorvetes deliciosos! :)

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha testado mas ainda não tinha publicado, hoje foi o dia. Ficou muito bom e cremoso.
    Como avisavas para o sabor a ovo, resolvi bater os ovos com a vara de arames antes de juntar os restantes ingredientes e resultou bem, pois não ficou com o sabor de ovo :)
    Aprovado!

    ResponderExcluir
  8. Pode ser acucar normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Acredito que o açúcar normal não afetará a receita. Acho que só usei porque segui a receita original. Se você fizer, por favor avise com foi o resultado.

      Um abraço e volte sempre!

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin