terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mirtilos por todo lado


Alô queridos!

Estou atrasadíssima com a minha postagem e vocês bem sabem o porquê: pouco tempo para muitos afazeres! Tenho até feito bastante coisas gostosas, mas infelizmente não há fotos bacanas para mostrar aqui. Eu gosto de tirar as minhas fotos com calma e quando tenho que servir imediatamente a minha "criação", me atrapalho toda... também porque acho chato e um tanto mal educado ficar tirando fotos enquanto as pessoas estão à mesa. Enfim, estou colocando aqui o que consegui salvar da minha produção recente. Atualmente há mirtilos por todo o lado, seja nos supermercados, nas feiras livres ou nas feiras de produtos orgânicos. Os preços deles nunca foram tão baixos como agora e assim não dá para resistir! Fiz uma receita com mirtilos muito diferente para um aniversário da família e esqueci-me da câmera! Ela ficou ótima e vou repetí-la antes que o Verão acabe e os frutinhos desapareçam! Aqui vai algo muito simples e fácil, mas que ficou tão bom, mesmo sem a cobertura, que mereceu as minhas cinco estrelas na avaliação! :) Originalmente seria para uma forma de bolo inglês, mas eu decidi assar a massa em formas para empadinhas, que são pequenas e tem ótimo tamanho para levar como lanche. Ah, a Deb, do Smitten Kitchen sugere a adaptação da massa básica, por exemplo, substituindo os mirtilos por sementes de papoula, ou usando cascas de laranja, etc. Beijinhos à todos e até a próxima!

BOLO DE IOGURTE, LIMÃO E MIRTILOS
Fonte: Ina Garten, adaptada por Smitten Kitchen
Rendimento: 1 forma de bolo inglês pequena (22cmx11 cm) ou 12 muffins grandes

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara* de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento químico
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de açúcar
3 ovos grandes
2 colheres de chá de cascas de limão (2 limões)
1/2 xícara de óleo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (usei açúcar baunilhado)
1 e 1/2 xícara de Mirtilos (200 gramas)

Cobertura (opcional):
1/3 de xícara de suco de limão
1 colher de sopa de açúcar

*1 xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Lave e escorra os mirtilos. Antes de juntá-los à massa, passe-os na farinha de trigo. Unte uma forma para bolo inglês ou forminhas para muffins.

Misture os ingredientes secos numa vasilha. Em outra vasilha, misture os ovos, o iogurte, a casca de limão, a baunilha, o óleo. Junte esta mistura cremosa à mistura da farinha e misture delicadamente até que a massa toda fique molhada, mas não lisa. Junte os mirtilos. Derrame na forma preparada e asse por cerca de 50 minutos ou até que espetando o palito, este saia seco.

Retire o bolo do forno para esfriar por dez minutos, depois desenforme-o. Enquanto isso, leve ao fogo o suco de limão e o açúcar até que este se derreta e a mistura fique translúcida. Derrame esta calda no bolo ainda morno. Bom apetite!

12 comentários:

  1. nossa..êsse bolo deve ter ficado muito bom..imprimi a receita..pena que aqui a gente não ache mirtillos com facilidade assim e quando acha é congelado e muito caro..bjus

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de mirtilos, tenho no jardim um "mirtileiro", o ano passado deu bastantes para uma planta acaba de nascer, mas este ano não lhe dei carinho e está viva mas na altura da flor, estas secaram.
    Por outro lado as framboesas indiferentes à falta de carinho deram de si. E por aqui é "Framboesas por todo o lado"!
    Também faço uns muffins de mirtilos, sem calda, que gosto muito. Estes teus vou experimentar mas usando framboesas.

    Bonitos

    ResponderExcluir
  3. Estes bolinhos devem ser uma maravilha, adoro mirtilos..
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Andrea que lindeza... e o guardanapo combinando as cores ficou muito fotogênico :-) Receita muito prática, boa, adorei e já anotei. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Receita do jeito que eu gosto - fácil e rápida!
    Só preciso ver por aqui o que vou substituir pelos Mirtilos (que não temos).
    A foto ficou linda, bem delicada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea,

    Por aqui as coisas também andam super atribuladas!...tenho tido tantas coisas que fazer que mal tenho tempo para respirar.
    Feliz ou infelizmente sou forçada a publicar todas as semanas (comprometi-me a fazê-lo desde que o meu blogue faz parte de um jornal português) e acabei por ter que adiar os meus comentários habituais em prol de mil coisas!

    Finalmente, parece que estou a voltar à normalidade e não pude deixar de vir...:)

    Os seus bolinhos de iogurte, limão são uma excelente ideia para a aproveitar a abundância deles nesta época do ano e para festejar um Verão bem doce!:)

    Beijo,

    Leonor

    ResponderExcluir
  7. Quem dera que os mirtilos estivessem por todos os lados, aqui onde eu moro :) Eu nunca provei mas adorava experimentar.
    Esse bolinho feito com mirtilos e iogurte deve ficar óptimo :)

    ResponderExcluir
  8. É Deia,
    Aqui os mirtilos também estão longe da abundância...hehehe. Pena que não estou aí pra acabar com seu estoque!
    Mas já que dá pra fazer com outra frutinha, vou tentar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu faço uma receita quase igual a esta com bastante freqúência. É realmente maravilhosa.
    Aqui as blueberries estão com ótimo preço e tenho comprado direto para aproveitar.
    O muffin ficou super delicado!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de mirtilos, esses bolinhos ficaram com um aspecto huuummm, comia já um :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Pois é Andrea...
    Vc ai fazendo bolos e eu, aqui, me matando de fazer geléia...!rss
    E eu quase que nao faço cerimonia para paralisar uma refeiçao para tirar foto, pq senao esqueço.
    E estes seus bolinhos, todos pintadinhos, ficaram um mimo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. O limão deve dar um sabor excelente ... gosto bastante de frusto silvestres. Muito bom...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin