segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bolo de Abobrinhas / Curgete com Gotas de Chocolate


Um bolo cheio de textura não é lá muito fotogênico, mas acreditem ele é mais bonito pessoalmente! E não só: também é muito cheiroso e saboroso! Atualmente há muitas receitas novas de bolos com abobrinhas (curgete; zucchini) na internet sem o famoso chocolate, o que é mais comum. A maioria delas são adaptações da receita do bolo de cenoura estilo americano, mas esta aqui não! Ao contrário do bolo com cerejas, este ficou grande e alto, ainda que tenha reduzido um terço dos ingredientes! Para quem tem família pequena, pode-se até fazer a metade da quantidade que usei. Reduzi um pouco a canela e sal e, omiti a cobertura de canela e açúcar da receita original e foi só! Ah, usei um tipo chocolate ao creme, que é extra-cremoso (Alpen Schokolade), porque ele não endurece depois que o bolo esfria! Não sei bem ao certo o porque de a minha massa ter ficado mais escura... acredito que seja porque usei toda a quantidade da abobrinha com casca. Na próxima vez descascarei a metade! Mesmo assim adorei e acho que seria uma boa sugestão para presentear os amigos e familiares, se assados em mini-formas para bolo inglês! Espero que gostem ! Beijos e tenham uma boa semana!


BOLO DE ABOBRINHAS COM GOTAS DE CHOCOLATE
Fonte: Visons of Sugar Plum

Ingredientes:
270 gramas de farinha de trigo
2/3 de colher de sopa de fermento químico
1 colher de chá de bicarbonato
1/4 de colher de chá de sal
170 gramas de açúcar
100 gramas de gotas de chocolate ao leite
2 ovos
150 ml de iogurte natural
50 ml de óleo
1 colher de chá de casca de laranja ralada
180 gramas de abobrinha(curgete; zucchini), ralada com casca
3/4 de colher de chá de canela em pó

Instruções:

Pré-aqueça o forno à 160ºC. Unte ou forre uma forma para bolo inglês de 25 cm. Reserve.

Numa vasilha grande, peneire a farinha , o fermento, o bicarbonato, o sal. Depois junte e as gotas de chocolate.

Numa outra vasilha, bata os ovos ligeiramente e junte os ingredientes restantes. Agora junte este creme à mistura de ingredientes secos. Não bata a massa, apenas misture tudo aos poucos até formar uma massa húmida, sem restícios de farelos.

Coloque-a na forma preparada e asse entre 1 hora e 1 hora e 15 minutos. Vai depender de cada forno. O importante é que ele fique bem cozido por dentro. Caso o bolo escureça rapidamente, cubra com papel alumínio e continue assando. Faça o teste do palito: ele terá que sair bem seco. Deixe esfriar por 10 minutos antes de serví-lo.

Bom apetite!

Dica: este é o tipo do bolo que melhora o sabor a cada dia. Para que ele não resseque, enrole-o num filme plástico e assim ele continuará fofinho por uma semana!

11 comentários:

  1. Deia,
    Esta receita veio na hora certa. Primeiro que estou com umas abobrinhas "encostadas" aqui em casa e 2º que a receita é SUPER diferente. Juro, nunca tinha ouvido falar em bolo doce com abobrinhas!!
    Adorei !!
    Beijos. ;)

    ResponderExcluir
  2. Hum...
    Esta é uma coisa em que eu nunca tinha pensado.
    Pq vejo a abobrinha uma coisa como uma coisa "salgada".
    Mas imagino que deva ser muito bom, assim.
    Sò que usei minha ultima abobrinha em um borek, mas a proxima experimentarei neste seu bolo doce.
    Pq nunca é tarde!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Este bolo é lindo..deve ser uma delicia.. vou copiar para fazer;)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, Andrea! Já fui em vários de receitas mas nenhum me encantou tanto quanto o seu. Gosto de cozinhar, mas tenho um talento nato de queimar as coisas. Mas esse fim de semana eu vi as suas receitas e me inspirei. Salvei a de Kipfrel e vou testar logo logo... Sobre esse bolo, a primeira vista eu e minha mãe achamos estranho misturar abobrinha com chocolate, mas não existe bolo de cenoura com cobertura de chocolate?
    beijo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro courgettes mas nunca chegam para fazer bolos. Hei-de experimentar :)

    ResponderExcluir
  6. Esta combinação - abobrinha e chocolate - é bastante interessante. Quem diria que o resultado é um bolo saboroso? Preciso experimentar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmm... Andrea simplesmente amei!! Adoro estes bolos diferentes e criativos, este então que é saudável nem se fala. Foi para a lista :)

    ResponderExcluir
  8. vou fazer depois passo pra dizer se acertei . obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  9. É um bolo muito original :)

    Gostei do novo look do blog.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Já estive tentado a fazer um bolo com courgette quando as tinha em quantidade no frigorífico. Depois sempre lhes dei um uso e agora não tenho. Mas assim que entrarem outra vez aqui, vão sair como bolo.

    Belo bolo e o aspecto é muito bom.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin