domingo, 19 de julho de 2009

Pudim-Souflé de Limão



O ditado já diz: a pressa é inimiga da perfeição! Mas será que foi a pressa? Aí está o resultado do que eu consegui fazer hoje! Uma experiência um tanto frustrante, porque o pudim, apesar de ter ficado delicioso, murchou muito depois que saiu do forno. Não sei se há um truque para que isso seja evitado, ou o erro ficou mesmo na adaptação da receita do blog de onde eu a copiei. Depois do resultado, fui olhar a receita original que foi publicada no site do Epicurius e descobri que lá eles usam uma clara a menos... e por isso certamente deve resultar numa massa mais firme! Apesar de tudo vou tentar com certeza fazer o pudim novamente, porque o sabor é simplesmente maravilhoso, especialmente para os fãs de sabores cítricos, como eu! Acho que é uma receita boa para servir em reuniões, porque pode-se prepará-la no dia anterior e também resulta num pudim enorme! Fiz só a metade e já ficou bem grande. Estou publicando abaixo a receita original do Epicurius, porque acho que é mais confiável.

PUDIM-SOUFLE DE LIMÃO
Fonte: Epicurius

1 e 1/4 de xícara* de leitelho**
1 xícara de açúcar, dividido
4 gemas de ovos grandes
1/3 de xícara de suco fresco de limão (usei siciliano)
50 gramas de manteiga derretida, ou 50 ml de óleo
1/8 colher de chá de sal (usei uma pitada)
3 claras de ovos grandes
açúcar baunilhado (por minha conta)

servir com: creme chantilly e ou frustas frescas

*xícara= 240 ml

** se algum de vocês tiver que substituir, neste caso eu aconselharia que usasse o iogurte natural, que tem uma consistência parecida com o leitelho.

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 160ºC. Unte uma forma ou tabuleiro de mais ou menos 20 cm x 20 cm com margarina, ou forminhas individuais. Reserve. Leve àgua para ferver, que será usada para o banho-maria.

Misture a metade do açúcar, o leitelho, as gemas o suco de limão. Adicione a farinha aos poucos. Misture bem para incorporar.

Num outro recipiente, bata as claras em neve junto com o sal até formar picos não muito firmes. Vá juntando a outra metade do açúcar aos poucos, até que a mistura se torne brilhante e os picos fiquem firmes.

Junte delicadeamente a mistura das claras ao creme de gemas, até formar uma massa fofa e homogênea. Derrame a mistura na forma preparada e coloque a forma num tabuleiro com água o suficiente para chegar até a metade da forma do pudim. Asse por cerca de 45 minutos, ou até ficar dourado. Tire do forno e deixe esfriar. Se quiser servir gelado, coloque na geladeira por cerca de 3 horas. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Este pudim nunca comi, eu gosto dos cítricos,vou provar.
    Edilia

    ResponderExcluir
  2. Comigo, tudo que leva claras em castelo, murcha depois que sai do forno. Mas pela foto parece muito bom :)

    ResponderExcluir
  3. achei a receita super interessante..sou fã incondicional de doces citricos..vou tentar fazer..bjus

    ResponderExcluir
  4. Andrea, vou copiar esta receita para colocar na "fila" e fazer.
    Sò pq sou maluca por doces com toque acido!
    E a cara disto ficou muito boa sò de se ver: imagina...
    Boa semana.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Também gosto de tudo que leve limão. Deve ser muito bom.
    :))

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia!
    Com pressa ou não, o gosto deve ter ficado ótimo! Um limão sempre dá um toque legal.
    Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin