domingo, 12 de julho de 2009

Cookies de Amendoim sem Farinha


Vocês se lembram do Amendocrem? Minha mãe comprou uma vez, pois eu e minha irmã não a deixava mais em paz depois de ver a propaganda na TV! Qual foi a nossa decepção! Até que ano passado, fui provar um biscoitinho na casa de uma amiga e gostei muito! Não pedi a receita, porque já havia pedido a de um bolo e aí ficava chato querer ainda mais... além do mais, não seria nenhum problema conseguir uma receita na internet, pensei. O creme de amendoim não é uma coisa muito comum por aqui, mas encontra-se em alguns supermercados e nas lojas para produtos asiáticos.

Esta receita é muito popular, talvez muitos de vocês já a conheçam, mas sempre tem um que já guardou, mas ainda não fez... como eu, até este momento. Na verdade a falta de tempo ajudou, porque eu queria que levar algo de presente para uma festinha e a praticidade da receita caiu como uma luva! E o que é estarrecedor: o marido gostou e comeu dois deles! Muita gente vai pensar que vocês tiveram um trabalhão, mas até criancinha faz estes biscoitinhos chiques!

BISCOITOS DE AMENDOIM SEM FARINHA
Fonte: Joy the Baker (The Gourmet Cookbook)
Rendimento: 40 biscoitos

Ingredientes:
250/260 gramas de pasta de amendoim
180 gramas de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de bicarbonato

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Forre um tabuleiro com papel manteiga ou unte apenas com margarina.
Misture bem o creme de amendoim com o açúcar. Adicione o bicarbonato e misture. Por fim, acrescente o ovo e incorpore bem. Ficará parecendo uma farofa grossa. Aperte um pouco da farofa na mão, formando uma bola do tamano de uma noz. Achate-a cuidadosamente na palma da mão e transfira para o tabuleiro. Quando o tabuleiro estiver completo, faça marcas, com a ajuda de um garfo, formando um gradeado. Leve ao forno por cerca de 10 minutos. Retire do forno e espere esfriar por cerca de 5 minutos para endurecer. Transfira com a ajuda de uma espátula, para um prato. Repita a operação até acabar com a massa. Deixe-os esfriar completamente antes de guardá-los numa lata bem vedada.

Dica: Para quem gosta dos biscoitinhos mais crocantes, recomendo que deixem mais de 10 minutos. Neste caso, vai depender do forno de cada um. Faca um teste antes, assando uns três e deixando retirando um antes do outro, até chegar ao resultado desejado.



12 comentários:

  1. Eu não gosto de pasta de amendoim para barrar no pão. Foi uma grande desilusão mesmo. Mas adoro amendoins e estes biscoitos devem ficar deliciosos :)

    ResponderExcluir
  2. PARECEM BONS!!!
    AS MOÇOILAS DE SANTA CATARINA ARRASAM NOS BISCOITOS, PRINCIPALMENTE NOS DE AMENDOIM, QUANDO VOU PRA LÁ VOLTO COM VÁRIOS SAQUINHOS
    BEIJOOOO

    ResponderExcluir
  3. Déia,

    está aí uma boa receita para eu começar na arte culinária!!!

    Vou testar!

    Beijinhos com saudades,

    Suli

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas visitas! Estou sem tempo de visitá-las, mas em breve a correria vai passar e darei uma olhadinha nos blogs-amigos!

    Suli: lembra daqueles biscoitos que tentamos uma vez fazer e a receita estava tão errada que depois de assados pareciam pedras? Hehehe

    ResponderExcluir
  5. Amo receitinhas fáceis assim....Não sou fã de amendocrem também, mas num biscoito acho que vai bem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de manteiga de amendoim, lisa ou crunchy. Não dispenso uma sandwich de manteiga de amendoim e geleia de morango. Uma vez fiz uns cookies de manteiga de amendoim, mas lembro-me que levava farinha. Mais uns para experimentar :)

    ResponderExcluir
  7. Simples assim?

    Esse até eu sou capaz de fazer.

    Adorava amendocrem. Grudava no céu da boca né?

    ResponderExcluir
  8. Eu como Peanut Butter as vezes. Sou de fases: As vezes me entupo, as vezes não posso nem ver.
    Já fiz uma vez uma receita de biscoitos de amendoim, mas era mais tradicional.
    Esta é realmente super prática!
    Aqui nos EUA biscoitos de amendoim são muito apreciados.
    Tem um, comprado pronto, em que os biscoitos tem o formato de amendoim. Eu acho bonitinho!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Quem imaginaria...?!
    Eu sou fanatica por creme de amendoim desde o tempo que a ex Superbom, aquela que era adventista, nos presenteava com o deles.
    Aqui existe o da Calvé e um outro que nao sei o nome...
    As vzs "me jogo" e como uma colher salpicada com açucar cristal: acho di-vi-no...
    Mas nem sonhava em poder fazer biscoitinhos!
    Boa semana, Andrea.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Deia!
    Realmente aquele amendocrem parecia mais uma manteiga com cheiro de amendoim...URG!
    Mas esses biscoitinhos estão uma belezura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Domingas!

    De Amendocrem nunca ouvi falar mas adoro pasta de amendoim para barrar...acho óptima!

    Essas bolachinhas devem ficar óptimas e o facto de não levarem farinha torna-as especiais!

    Ficaram super bonitas!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Tenho sempre em casa manteiga de amendoim. Qualquer dia experimento esta receita sem farinha :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin