terça-feira, 7 de julho de 2009

Bolo de Aniversário e novo visual!

Hoje estou aqui para oferecer uma fatia do bolo de aniversário de dois anos do Dia de Domingas! Estou também comemorando a indiçacão do blog pelo Cybercook! Puxa, que legal! Por esta eu não esperava! Aproveitando vai de presente aí o novo visual do blog! Eu queria algo leve e naive, bem ao espírito da do Dia de Domigas! Espero que gostem! Por fim, quero agradecer aos visitantes de todo o mundo, anônimos ou não, pelo carinho e respeito, pois apesar da popularidade do blog, nunca recebi nenhum comentário impróprio, rude ou malicioso, o que não é o natural quando se trata da internet! Realmente só passa gente bacana por aqui!

Recentemente entrei para o Clube do Dr. Oetker. O que significa isso? Bem, agora recebo bimestralmente uma revista especializada em receitas para bolos, tortas, tartes, geléias e pães, ou seja: tudo que mais gosto! Não foi difícil escolher a receita do bolo com mirtilos (blueberry/Heidelbeer), porque achei a aparêcia linda e os ingredientes são descomplicados. O resultado é maravilhoso, apesar de ter faltado a dica para polvilhar os mirtilos com farinha e eles acabaram afundando. Também fui um pouco apressada ao colocar o creme em cima. A superfície deve estar bem firme, o que não foi o caso, e assim parte do creme também afundou. Mesmo com esses contratempos, fiquei satisfeita com o resultado, e ah, o creme fica com jeitinho e sabor de cheesecake!

Beijinhos à todos e tenham uma boa semana!


BOLO DE MIRTILOS COM COBERTURA CREMOSA
Fonte: Revista Gugelhupf/Dr. Oetker

Ingredientes:
250 gr. de manteiga amolecida
300 gr. de açúcar
1 fava de baunilha
(ou 4 col. de chá de açúcar baunilhado)
4 ovos
200 gr. de farinha de trigo
100 gr. de amido de milho (maizena)
3 colheres de chá de fermento químico
300 gr. de mirtilos*
Cobertura cremosa:
2 claras
1 pitada de sal
80 gr. de açúcar
400 gr. de Schmand**
2 gemas

*Acredito que os mirtilos possam ser bem substituídos por pedacinhos de ameixa fresca
**Schmand é uma espécie de Crème Fraiche com menos gordura. Pode ser substituído pelo Creme Fraiche ou creme de leite (nata) sem soro.

Instruções:
Pré-aqueça o forno à180ºC. Unte uma forma de aro removível de 25/26 cm e reserve. Lave os mirtilos, escorra e reserve-os.
Num recipiente à parte, misture a farinha, o fermento e o açúcar baunilhado e reserve.
Num outro recipiente, bata a manteiga até ficar clara e vá juntando o açúcar aos poucos. Bata em alta velocidade até formar um creme claro e fofo. Junte os ovos um a um, sempre batendo bem entre as adições. Junte a mistura da farinha, também aos poucos, agora em velocidade mais baixa. Bata até formar uma massa homogênea. Por fim, misture manualmente e com cuidado 200 gramas de mirtilos (recomendo que passe-os ligeiramente na farinha) na massa e coloque-a na forma preparada. Asse por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície do bolo esteja bem firme.

Enquanto isso, bata as claras em neve com o sal. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme claro e expesso. Junte o schmand/creme fraiche ou creme de leite e misture para formar um creme. Depois incorpore delicadamente as claras em neve. Espalhe este creme por cima do bolo (quando este já estiver bem firme por cima) e distribua o restante dos mirtilos por fim. Asse por mais cerca de 40 minutos, ou até a superfície do creme fique morena. Sirva em temperatura ambiente (não o coloque na geladeira, porque a massa ficará edurecida).

Dica: quando o creme começar a ficar moreno, desligue o forno e deixe o bolo dentro, para que ele esfrie juntamente com o forno. Assim, evita-se que a cobertura de creme murche e desabe. Controle e veja quando a cobertura já se assentou. Depois disso, já pode tirar do forno.


15 comentários:

  1. Olá
    Andava a procurar umas receitas e descobri o seu blog, vi as suas receitas todas e gostei muito, já experimentei o Käsekuchen e foi dos melhores que já comi,adorei.
    Muitos Parabéns pelo o aniversário.
    Eu também vivo na Alemanha e tenho comprado alguns livros do Dr. Oetker, gosto muito das receitas.
    Voltarei mais vezes.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parabéns pelo aniversário, pela nova imagem e pelo bolo.
    Adorei tudo. beijocas

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo aniversário do blog! Apesar de não comentar frequentemente os seus post, sou uma leitora assídua.Gostei muito do novo visual, já para não falar do aspecto do bolinho.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo aniversario do seu blog!e..tambem amei o visual novo..gosto de coisas mais clean!ficou lindo!!ah..mas..êsse bolo é tudo de bom..amei..bjus

    ResponderExcluir
  5. Andrea, querida, parabéns pelo aniversário do blogue, parabéns pelo visual, parabéns pelas suas merecidas conquistas. Este espaço é realmente muito fino e elegante, e mesmo para mim que não sou lá muito de seguir receitas finas, acabo sempre me interessando, e aprendendo, pelo seu jeito simples e elegante de explicar.

    Sucesso para você, é que deseja esta sua compatriota daqui do lado de cá do planeta, daqui da Ilha de Vera Cruz.

    ResponderExcluir
  6. Adoro os bolos pintalgadas de azul dos mirtilos! Fica tão lindo. Pena não encontrar por aqui muitas vezes e, quando encontro o preço é assustador :)
    Muitos parabéns pelo aniversário e pelo novo aspecto do blog. Está muito bonito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Deia!
    Parabéns!! Nesses 2 anos de Domingas, minha vida ficou mais doce...Rsrsrs.
    Adoro TUDO e o novo visual ficou um charme!
    Beijos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  8. Deia,
    Esqueci de dizer que o Bolo é lindo e parece muito saboroso. Pena que mirtilo por aqui tb é raro e caro...mas a substituiçao por uma outra fruta deve ficar maravilhoso.
    Bjos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  9. Sabe Andrea, o bom dos seus doces é que seja "afundando", ou nao, fica sempre bom! rss
    E a receita vai me ajudar a sumir com parte das minhas tantas amoras selvagens, que eu sempre exagero em colhe-las qdo saio para caminhar...
    E eu a-me-i o novo visual do seu blog: fofissimo...
    E os meus parabéns, por tudo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. O novo visual é lindo, adorei o header! Parabéns pela indicação, pelo aniversário e pelo bolo, que parece delicioso!

    ResponderExcluir
  11. Andrea, parabens! Adorei o novo visual!!Mais leve e jovem! O bolo está com uma cara linda, e o colorido das frutinhas é um "caso à Parte"... :) Um beijo ! e bom final de semana !

    ResponderExcluir
  12. Déia,

    "múltiplos parabéns"!!! Pelo visual do blog e principalmente pelo amor e carinho com que faz as receitas!

    Saudade,

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, parabéns pelo blog tem receitas deliciosas!
    Este bolo deve ser uma delicia.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do visual do novo Dia de Domingas, está mais arejado!
    E o bolo... esse... hummmm.
    Este ano o "mirtileiro" aqui de casa não deu nada :(

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin