sábado, 20 de junho de 2009

Pãezinhos de Quark e Mel.

Já sei o que vocês estão pensando: olha lá, a Domingas só publica receitas de pão-branco! Ela não é nada saudável! Bem, não vou esconder que adoro pães brancos, mas também como muito pães com grãos! Juro! Uma amiga disse que "juro" é coisa para criancinhas, mas eu JURO mesmo! :D Eu, e acho que quase todos vocês, já tive a minha "fase do pão". Numa remota era pré-blogosfera, eu fazia pães quase todos os dias e até penso que o marido foi muito educado, pois nunca reclamou do desaparecimento das refeições, que deram lugar aos lanches... :) Então experimentei muitas receitas com fibras e grãos... mas aqui na Alemanha, a terra dos pães mais saudáveis do mundo, é mais econômico comprar o seu pão multi-grãos na padaria ao lado. Sério! Já os pães brancos... bem, estes na minha opinião tem seus preços bem inflacionados, se comparados com os outros e realmente compensa fazê-los em casa! Mas vou dar uma olhada nos meus arquivos e tentar resgatar alguma receita favorita daquela época, prometo!

Sempre procuro experimentar receitas novas usando o queijo Quark, um produto muito comum e barato por aqui. É um queijo que tenho sempre em casa, pois com ele dá para se adaptar várias receitas para Dips, se pode misturar com frutas, para o café-da-manhã, se pode fazer bolos e, claro pães! Estes aqui, apesar da aparência grossa da casquinha, ficam muito fofinhos quando saídos do forno. Durante o dia eles ganham mais consistência, mas mesmo assim permanecem macios e ganham mais em sabor! Eles são ótimos para fazer sanduíches e têm um sabor amanteigado maravilhoso!

Quero me desculpar por não visitá-los nas próximas semanas, por falta de tempo... no entanto planejo continuar postando aqui com o ritmo de sempre! Beijos!


PÃEZINHOS DE QUARK E MEL
Fonte: Chefkoch
Rendimento: 8 pãezinhos.

Ingredientes:
500 gr. de farinha de trigo mais fina (usei a normal)
70 gr. de manteiga amolecida
250 gr. de queijo Quark (40% de gordura)*
1 ovo
20 gr. de fermento biológico fresco**
150 ml de leite
1 colher de sopa de mel
gergelim (sésamo), sementes de papoula, etc

* Usei o de 20% de gordura. Se não encontrarem o Quak, sugiro substituir por philadélphia magro
**ou 2 colheres de chá rasas de fermento biológico seco


Instruções:
Primeiramente, desmanche o fermento no leite morno com mel. Deixe descansar por cerca de 7 minutos, ou até começar a formar bolhas. Junte o restante dos ingredientes e sove (pode usar o acessório para pães da batedeira) até formar uma massa elástica, mas não muito dura, nem grudenta. Forme uma bola e deixe-a descansar, coberta por um pano limpo, num lugar morno, entre 45 minutos e 1 hora.

Sove a massa novamente, para retrirar as bolhas de ar. Corte-a em oito pedaços iguais e faça o seu formato preferido. Eu os fiz um pouco alongados e achatados. Coloque os pãezinhos num tabuleiro untado ou coberto com papel manteiga. Cubra-os com o pano e deixe-os descansar por 30 minutos. Pouco antes de assá-los, pré-aqueça o forno à 180ºC. Agora pincele os pães com um pouco de leite, salpique o gergelim, ou outras sementes e, com uma faca afidada, faça um talho fundo no meio(ou talhos da sua preferência). Leve-os ao forno por cerca de 30 minutos. Retire-os quando estiverem dourados. Espere esfriar um pouco antes de serví-los.

6 comentários:

  1. Gostei muito da receita! Tb sempre tenho este queijo em casa. É, de fato barato.
    Eu faço pão quase todos os dias, mas tento variar bastante. Hoje, p. ex., tb fiz um com farinha branca que adoro!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Ficaram bem bonitos, parecem até de compra. Eu raramente como pão branco, prefiro o integral ou de centeio mas os teus pães ficam sempre super bonitos :)

    ResponderExcluir
  3. Vc tem toda a razao Andrea: com tanto pao com graos de cereais, e mais outros tipos de farinha que se encontram por aqui, e mais o preço barato, faze-los em casa é algo opcional, mm!
    Se juntar a preguiça ou a falta de tempo, entao...
    Boa semana para vc.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Estão divinais. Pelo aspecto podes tu começar a vender pão branco!
    Estão com ar profissional. Também não seria de esperar outra coisa deste blog.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Domingas!

    Que bom ter você na blogosfera, teu blogue é um capricho, "juro"...

    ResponderExcluir
  6. Olá Domingas!´

    Fiquei com vontade de experimentar esta receita!
    Adoro pães de todos os tipos, minto, há um pão de forma alemão que se vende embalado no supermercado e que é muito escuro e muito azedo...esse, eu detesto!
    A excepção confirma a regra, porque de resto não há pão que me resista! :)

    Pãezinhos doces são deliciosos e esses ficaram lindos!

    Beijo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin