domingo, 28 de junho de 2009

Bolo Chiffon com Earl Grey

Já tinha aqui comentado que o Earl Grey é um dos chás mais deliciosos que conheço? Acho que sim! E para quem ainda não conhece, é uma mistura, inglesa para chá preto aromatizada pelo óleo de bergamota, uma espécie de limoeiro. Como assim, "mistura inglesa"? Bem, sabemos que na verdade o chá vem da Ásia, principalmente de regiões da China e India. Durante a evolução do plantio e uso do chá, originaram-se plantas híbridas, que dependendo do cultivo e da época da colheita, resulta em chás com aromas diferentes. Muitas diferentes chás híbridos, são também misturados para a criação de um sabor distinto.

Diz a lenda que um navio que transportava chás para a Inglaterra passou por uma tempestade, e com o chacoalhar da embarcação, óleo de bergamota foi derramado nas sacas de chá. O Sr. Grey tinha o título de Earl Grey), que era então o Primeiro Ministro, pediu para provar o chá, antes que o jogassem fora. Ele levou um pouco para casa e serviu à familiares e amigos e o novo sabor foi muito apreciado. Bem, daí por diante vocês sabem o que aconteceu... Fico feliz por este pequeno incidente histórico, como podem imaginar! :)

Eu já tinha visto várias receitas de bolos com chás, mas fiquei muito interessada nesta, por utilizar o Earl Grey! Ele é um tipo de pão-de-ló, muito fofo! O sabor se acentuou-se depois de frio e hoje, um dia depois, ele ainda continua fofíssimo! Coloquei bem menos chá na massa, pois fiquei com medo de ficar enjoativo, mas na próxima vez vou colocar um pouquinho mais. Achei a textura esponjosa excelente e o bolo sem o chá daria uma ótima base para tortas geladas. Sirva com chantilly ou compota de frutas e uma xícara do seu chá favorito!


BOLO CHIFFON COM EARL GREY
Fonte: Happy Home Baking

Ingredientes:
1 colher de sopa de chá Earl Grey ou 3 saquinhos de Earl Grey*
100 de farinha para bolos (mais fina)
1 e 1/2 colher de chá de fermento químico
1/2 colher de chá de sal
3 ovos**
80 gramas de açúcar de confeiteiro, separado
50 ml de óleo vegetal
75 ml de água

*usei só um saquinho, mas no futuro colocarei mais a metade de outro. Mais, acho que ficaria enjoativo, mas fica ao gosto de cada um.
**usei ovos grandes

Instruções:

Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar somente o fundo de uma forma de 22 cm com buraco no meio. Num recipiente.

Peneire a farinha, o fermento e o sal num vasilhame e reserve. Num outro recipiente, peneire as gemas, adicione 40 gramas de açúcar de confeireiro(peneirado!) ao poucos, batendo em alta velocidade, até formar uma massa clara e cremosa. Depois junte o óleo em fio, sempre batendo até encorporá-lo à massa. Repita o mesmo com a água. Junte a mistura da farinha aos poucos, batendo sempre, até que a massa fique homogênea. Agora junte o Earl Grey e misture bem. Reserve.

Num recipiente seco e limpo, bata as claras em neve e adicione o restante do açúcar(peneirado). Bata até formar picos brilhantes. Junte a mistura das claras aos poucos e delicadamente à massa preparada. O melhor seria usar um fouet, fazendo movimentos de cima para baixo, até que a massa toda fique com a textura espumosa. Coloque a massa na forma preparada, bata a forma cheia na mesa, para desfazer bolhas e leve para assar por cerca de 35 minutos ou até ficar corado. Assim que retirar o bolo do forno, vire-o de cabeça para baixo e deixe-o assim até esfriar. Depois de frio, para uma faca ao redor da borda externa e interna, e desenforme-o. Cubra com açúcar de confeiteiro e sirva com chantilly. Bom apetite!


13 comentários:

  1. Que interessante este chá! O gosto sozinho deve ser uma belezura. Imagine com esse bolo fofíiiiiissimo! Ai ai...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    Mamy ficou encantada com esse bolo fofo!!
    Bjos.
    Dri e mamy.

    ResponderExcluir
  3. Já vi receitas com chá, mas nunca fiz. Eu pensei que se utilizasse o chá e não o pozinho do chá.
    É interessante mesmo. Resultou um bolo lindo e fofinho!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não fiz chiffon mas tenho algumas receitas separadas para fazer :) Deve ficar fantástico com o aroma e sabor do chá!

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz vario chiffons mas com chá é o primeiro que vi,a não ser ouras massa de bolos,vou guardar essa receita.Beijos
    Edilia

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Dia de Domingas será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderExcluir
  7. Que bolo chic...!
    Eu ja tinha feito um deste estilo sò que usando o Darjeeling tea, que é o meu preferido. Mas a cor deste seu ficou bem mais atraente.
    E tb imagino que com o toque da bergamota, ficaria até melhor...
    Boa semana, Andrea.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Adoro Earl Grey.
    Já há muito que não faço Bolo Chiffon. Costumo fazer de chocolate com uma receita brasileira, muito antiga, 40-50 anos, do açúcar união, que a minha mãe trouxe de lá.

    Com Earl Grey fiz uma bolachas com o dispara-bolachas, mas não saíram lá muito bem, embora a massa até fosse simpática.

    Uma nova oportunidade de usar o earl grey, que agora tenho me lata da twinnings, acabei os saquinhos, lol

    ResponderExcluir
  9. Gente, que bolo mais inglês...

    Eu seguramente não terei como fazê-lo, não teria como conseguir o tal chá.

    Mas só a aula me bastou.

    é por isso que este blogue me encanta.

    Parabens, Andrea.

    ResponderExcluir
  10. Olá Domingas!!

    Adorei conhecer a história do Earl Grey e adorei conhecer esse bolo!

    O bolo ficou com um aspecto super fofo e apetitoso e o sabor deve ser delicioso! Nunca fiz nenhum bolo com chá e adorei a sua receita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Déia,

    esse bolo parece delicioso!!!

    Vou começar as aventuras na cozinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Deia!
    O novo Domingas ficou lindo!!!!
    Bjos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  13. Olá. nao conhecia o teu blog mas hoje descobri e tenho a dizer que daquilo que vi gostei imenso. Já sou seguidora.Beijos grandes*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin