segunda-feira, 11 de maio de 2009

Para degustar: mini-bolo com lavanda.



Olha o bolo bonitinho que eu fiz! Agora caiam para trás: eu bati a massa à mão! Acreditam? Mas calma! Ninguém precisa fazer esta receita à mão! O texto original também continha instruções para quem quisesse usar a batedeira, mas como o bolo era pequenino, eu resolvi arriscar. Confesso, que quando comecei a misturar o açúcar de confeiteiro (açúcar em pó) com a manteiga e começou a formar uma farofa, pensei comigo __ "Ai, ai, que isso não vai dar certo... essa massaroca vai ficar dura e não vou ter força no braço!". Mas, para a minha alegria, depois que misturei devagar até incorporar o açúcar e a massa se formou, comecei a bater realmente a mistura e assim, a massa foi clareado e formando um creme fofo rapidamente! Tá bom, não estou aqui incentivando ninguém, mas foi divertido e no fim, o prazer de ver o meu bolinho saindo tão fofinho! Emocionante!

Agora vamos aos pormenores da receita. Eu sou um pouco "cafoninha", acho, ou pelo menos assim devem pensar alguns e creio, com razão, pois eu sempre faço coisas quando a moda já se foi! Hehe! Eu vi tantas receitas com lavanda no ano passado, mas faltava encontrar a dita. Eu também fui deixando para lá, até que a encontrei por acaso. Mentalmente me veio a foto linda desta receita, que tinha arquivado já fazia tempo. A lavanda teve que esperar algumas semanas, até que eu tivesse tempo e quase me arrependo de não ter feito este bolo em outras ocasiões! Aqui ela está na quantidade ideal, bem suave, mas forte o suficiente para deixar aquele gostinho bom. Aliás, para quem é desconfiada(o) como eu e nunca provou nada com lavanda, o tamanho desta receita é ideal para uma degustação! Rende muito mais do que se imagina e uma fatia dele sustenta muito bem! E no final, achei a lavanda deliciosa, talvez porque me lembrou um pouco o sabor da erva-doce! Aí está um bolinho simples e chique para um chazinho entre amigos.


MINI-BOLO COM LAVANDA

Fonte: Happy Home Baking (blog) /The Australian Women's Weekly
Rendimento: uma forma redonda de 18 cm (dobrando a receita = forma de 25/ 26 cm)

Ingredientes:
60 gr. de manteiga - amolecida (não substitua)
110g de açúcar de confeiteiro (Portugal: açúcar em pó)
1 ovo grande - ligeiramente batido
1 colher de chá de extrato de baunilha*
150 gr. de farinha de trigo - peneirada
1 colher de chá de fermento para bolos
80 ml de leite - temperatura ambiente
1 colher de chá (rasa) de lavanda desidratada

mateiga derretida - para pincelar
açúcar de confeiteiro - para polvilhar


* Usei o verdadeiro extrato de baunilha. Quem for usar açúcar baunilhado ou essência de baunilha tem que corrigir a quantidade

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC (usei 170ºC). Unte uma forma redonda de 18 cm e reserve. Peneire a farinha e o fermento e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar(peneirado!) até formar um creme fofo. Acrestente metade do ovo batido e bata bem. Repita o procedimento com o restante do ovo. Adicione a baunilha e misture.
Agora um pouco da farinha e misture bem e só depois junte um pouco do leite. Repita o mesmo até juntar toda a quantidade da farinha e do leite. A massa deverá estar homogênea e grossa. Por fim, junte delicadamente a lavanda.

Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 25 minutos ( o meu demorou 35 minutos) ou até ficar dourado. Faça o teste do palito, bem no centro. Retire então o bolo do forno e deixe esfrirar por cerca de 5 minutos antes de desenformar. Pincele com manteiga derretida e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Dica: sugiro que esperem o bolo esfriar para serví-lo. O sabor da lavanda fica mais aparente e ao cortá-lo você terá fatias perfeitas.


17 comentários:

  1. Olá Domingas!!

    O bolinho de lavanda deve ter ficado super perfumado!...a lavanda tem um cheiro e um sabor bastante peculiares mas se usada na quantidade certa dá um aroma diferente e fantástico aos doces!

    Na escola, no primeiro ano, não podemos usar máquinas para bater...somos obrigados a fazer tudo à mão, por muito que isso nos custe umas terríveis dores nos braços e nas mãos!...
    Pode ser inacreditável mas eu tenho um músculo nos braços que nunca pensei ter e tudo por trabalhar muito com eles!:)
    ...às vezes até sabe bem despertar certos músculos adormecidos!:)

    Um beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    Bater o bolo na mão foi corajoso...Mamy que só faz assim!
    Pelo aspecto, hummmm deve estar fofinho mesmo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Gente do céu, um bolinho de lavanda....que coisa mais mimosa.

    Andrea, além de boa cozinheira você é boa em fotos, suas fotos saem sempre fofas demais.

    Bater bolo com a mão é uma arte.

    ResponderExcluir
  4. Eu faço a maior parte dos meus bolos a mão, sem problemas.
    Eu já vi a lavanda no supermercado, mas nunca comprei.
    Se tem gosto parecido com o de erva-doce é um no-no, pois eu não gosto de erva-doce.
    Já comi diversas vezes em pães e bolos de milho, mas não consigo gostar infelizmente.
    Ainda hoje vi uma receita de pão que quero fazer que tem a dita, dai não vou colocar.
    Mesmo tendo sido feito a mão o seu bolo ficou com aspecto de super fofinho.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Oi queridas, tudo bem?

    No caso deste bolo, não vou me gabar: acho que o segredo do resultado ficou por conta do açúcar, que é fino e se desmancha facilmente formando o creme. Com o açúcar comum seria muito mais difícil, com certeza e acho que não me arriscei a tentar.

    Leonor: Pois é, o braço dói um pouco, mas acho que é também porque na hora do desespero, a gente acaba usando força demais! :) Penso que quando a pessoa tem experiência, o que é o seu caso,ela sabe dosar a força evitando sobrecarregar os músculos.

    Drica: acho que você vai gostar do bolo. Se não encontrar lavanda, use erva-doce em menor quantidade. Talvez só meia colher de chá.

    Bete: uso uma câmera simples, o que limita bastante as possibilidades, mas acho que, porque faço as fotos com prazer, elas acabam saindo bonitinhas. Fico feliz, que as aprecia.

    Cláudia: se você não gosta de erva-doce, então dê uma olhada na receita original. Lá ela sugere uma substituição. Mesmo assim, se a curiosidade bater, faça para levar à um encontro. Assim você pode provar um pedacinho. ;)

    Beijocas à todos e obrigada pelos comentários bacanas e elogiosos!

    ResponderExcluir
  6. achei super interessante...ficou lindo..e..olha..tenho lavanda em casa que ganhei de uma amiga que mora em Londres..acho que vou tentar fazê-lo sim..bjus

    ResponderExcluir
  7. Ficou com uma massa linda!! Nunca provei nada com lavanda, mas fico imaginado o aroma!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz nem provei bolo com lavanda... só macaron e adorei. Deve ser muito bom :)

    ResponderExcluir
  9. Sabe Andrea, que estou pensando ha tempos de usar lavanda para aromatizar bolos, eu tb...?
    Agora que vi que vc fez, me atiçou mais ainda.
    Tenho uma "tonelada" de sementes que me restaram dos maços que eu colhi, entao...
    Boa semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Pois eu também estou em falta para com a lavanda. Espero que ela não me leve a mal, lol
    Já comi e fiz uns biscoitos com ela, mas o bolo ficou por fazer.
    Este parece-me bem simples para a experiência.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Primeiro que tudo, este bolo deve de ser muito bom! :D

    Quanto à pergunta que me deixaste no meu blog, sobre a mousse de oreo, a bolacha é triturada com recheio. Nada há cá dificuldades, é pôr na picadora e está a andar :)

    ResponderExcluir
  12. esse bolo deixa qualquer um com agua na boca!!
    NUNCA VI LAVANDA Á VENDA MAS SE ENCONTRAR VOU FAZER DE CERTEZA!
    BEIJINHOS E OBRIGADO PELA VISITA

    ResponderExcluir
  13. Domingas, nunca cozinhei com lavanda... Não fica muito marcante? Ficou tão lindo esse teu bolo!

    ResponderExcluir
  14. Queridos visitantes,

    muito obrigada pelas visitas! Vale a pena fazer este bolo! Ele é mesmo delicioso, acreditem!

    Dona da Pensão: o gosto fica bem suave, não se preocupe!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei sete bolo fofinho,está uma maravilha,paraéns.
    Edilia

    ResponderExcluir
  16. deve ser uma delicia bolo de lavanda
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Já fiz, optei por fazer queques com a massa.
    Ficaram muito bons.
    Vou publicar de seguida.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin