sábado, 9 de maio de 2009

Panquecas Americanas com Pedacinhos de Chocolate!



Gente, amanhã é Dia das Mães! A correria do dia-a-dia, muitas vezes traz um estresse desnecessário, principalmente em datas que reúmem a família. Sendo assim, aqui vai uma sugestão fácil, econômica, deliciosa e diferente para celebrar este dia. Muitos de vocês já conhecem as Panquecas Americanas, mas talvez nunca tentaram fazê-las, então por que não desta vez?
Estas panquecas diferem das nossas conhecidas, por serem altas, fofas e normalmente feitas em tamanhos menores. O sabor é delicioso e a textura lembra um pouco a de um bolo fofinho. São normalmente servidas sem enrolar, mas empilhadas com acompanhamentos como frutas frescas, geléia, manteiga, chantilly e também com o famoso Ahornsirup (uma espécie charope) e por isso mesmo, ficam também muito gostosas servidas com mel ou melaço. Na receita original há o acréscimo de pedacinhos de chocolate, mas eu optei por não usá-los. Vou deixar aqui também um incentivo aos maridos leitores, que façam esta surpresa para as suas rainhas com a ajuda dos filhotes: preparem um café-da-manhã diferente e sem stress para a sua família! Eu adoraria e sei que elas vão adorar!

PANQUECAS AMERICANAS COM PEDACINHOS DE CHOCOLATE
Fonte: Joy the Backer
Rendimento: 22 panquecas de 12 cm/ serve 4 pessoas

Ingredientes:
2 ovos
2 xícaras* de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento químico
1 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de leitelho(buttermilk)**
4 colheres de sopa de manteiga, derreter e esfriar
1/2 colher de chá de essência de baunilha ou à gosto
1/2 xícara de chocolate em pedacinhos (opcional)

* xícara = 240 ml
** Leitelho = substituir pela mesma quantidade de leite e acrescentar 2 colheres de chá de suco de limão ou vinagre. Deixar a mistura descansar por 15 minutos antes de utilizar.

Instruções:

Para melhor resultado, utilize um fouet, para misturar a massa, se não for usar a batedeira. Primeiramente misture os ingredientes secos, exceto o chocolate, numa vasilha à parte. Reserve. Bata os ovos, até ficarem mais claros. Acrescente a manteiga derretida e a baunilha. Misture bem. Junte o leitelho. Novamente misture bem. Acrescente agora a mistura dos ingredientes secos, aos poucos. Vá incorporando a massa e por fim, bata bem, formando uma pasta homogênea. Misture manualmente os pedacinhos de chocolate. Reserve.
Aqueça uma frigideira pequena besuntada de óleo em fogo médio e, com a ajuda de uma concha, derrame a massa em porções generosas. Quando comecar a aparecer bolhas na superfície, vire a panqueca. Deixe-a dourar do outro lado. Vá transferindo cada panqueca para um prato que está no forno, aquecido a 50ºC. Assim elas se manterão mornas. Quando todas estiverem prontas, sirva imediatamente.

Bom apetite e Feliz Dia das Mães!

12 comentários:

  1. Andrea eu adoro estas panquecas e já fiz muito aqui em casa para o café da manhã de domingo ou lanche fora de hora.
    Fica muito bom tb acrescentar pedaços de frutas à massa.
    Feliz Dia das Mães!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Domingas!!

    Aqui, o dia da mãe foi no 1º Domingo de Maio, não sabia que aí se festejava depois!

    Adorei essas panquecas com pedacinho de chocolate!...maravilhosas para um pequeno-almoço de dia da mãe bem saboroso e guloso!:)

    Ficaram com um ar tão fofo!!...adorei!:)

    ResponderExcluir
  3. Que delicia boa, gostei. Beijos da Pri (Brasil)

    ResponderExcluir
  4. Até quem "ainda" não é mãe iria gostar!!rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adoro panquecas. Assim simples ou com um pouco de açúcar e canela. São deliciosas. Pedacinhos de chocolate também deve ficar bem interessante :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia!
    Essas são bem diferentes das que fazemos aqui no Brasil! Mas deve ser tão boa quanto as da Mamy. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amo panquecas...acordar e dar de cara com estas delícias no café da manhã é um espetáculo.

    ResponderExcluir
  8. São exatamente as panquecas de desenhos animados e de histórias em quadrinhos, eu adorava um HQ chamado Os Sobrinhos do Capitão, onde eles comiam panquecas com mel, uma pilha de panquecas num pratinho, eu morria de vontade!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal!

    Claudia: boa idéia a de colocar frutas na massa! Talvez maçã ou peras... humm deve ficar mesmo bom!

    Leonor: Eu achava que a data do Dia das Mães fosse internacional! Até onde eu sei, comemora-se no segundo domingo de Maio no Brasil, na Alemanha e nos EUA.

    Priscila: se fizer a receita, me fale, tá?

    Emília: com certeza a que "ainda" não são mães vão gostar também!

    Ameixa: eu ainda não tentei com o chocolate, por causa do marido. Mas um dia tento também.

    Drica: essas são gordinhas e não são servidas enroladas.

    Pri: sem dúvidas!

    Bete: então aí está a oportunidade de fazer algo que lembre a infãncia também! No meu caso, ficava sempre com água na boca com aquela torta de maçãs da Vovó Donalda! :)

    ResponderExcluir
  10. Adoro panquecas e guardo sempre as receitas que vejo.
    Fiz estas no fim de semana passado, ficaram muito boas. Ficaram muito parecidas com as que faço aqui . Aliás os ingredientes são basicamente os mesmos, mas na quantidade reduzida a 1/2. O chocolate costumo por por cima, mas é boa ideia juntar à massa. Gosto muito também das de milho, aqui.

    Estas tuas ficaram aprovadas também.

    ResponderExcluir
  11. Andrea obrigada por compartilhar suas receitas.Como sempre visito minhas filhas na New Zealand cada vez que volto tenho saudades das panquecas,agora ja sei a receita.
    Um beijinho Yone

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu blog, estava procurando exatamente essa receita, como disseram é igual aos desenhos e HQ... heheh. Vou esquecer o regime e fazer em breve. Beijos - Camila

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin