segunda-feira, 13 de abril de 2009

Trufas Irresistíveis da Leonor

Eu, assim como vocês, sou fã da Leonor, do Miguel e, por consequência, do Flagrante Delícia! Venho planejando há tempos fazer uma receita dela, mas dá um medo danado diante da perfeição, que a Leonor com suas mãos-de-fada alcança. Planeja daqui, planeja dali e no fim, fiz algo que não estava sendo planejado para ser feito em primeiro lugar!

Muita gente reclama do trabalho que dá para enrolar trufas, mas até que eu nem achei tão difícil assim, porque esta massa ficou com uma ótima consistência, depois de passar quase seis horas na geladeira. O dia estava quente e lembrei me dos tempos de criança, quando eu e outros primos nos reuníamos para ajudar a enrolar docinhos para festas da família! Crianças são geralmente um pouco manhosas na hora de ajudar, mas para enrolar docinhos tínhamos boa disposição! O truque era, que colocávamos pouco óleo nas mãos, para que o doce grudasse e assim tivéssemos que lavá-las mais frequentemente... então conseguíamos provar, sem muito alarme, delícias que estávamos enrolando! =)

Agora tenho que dar um conselho à todos vocês: façam correndo essas trufas, pois são deliciosas e facílimas! A receita é bastante precisa, mas é fácil e se vocês seguirem as medidas certas, não têm como dar errado!


TRUFAS DE CARAMELO
Fonte: Flagrante Delícia(link em inglês)
Rendimento: 34 trufas a 11 gramas

Ingredientes:
100 gramas de açúcar
um pouco de água(usei 50 ml)
20 gramas de manteiga em temperatura ambiente
125 gramas de creme de leite (aquecer, se não quiser que espirre)
142,5 gramas de chocolate negro(usei um com 50% de chocolate)
85 gramas de chocolate ao leite (usei um com 30 % de chocolate)
Cacau em pó para enrolar

Instruções:
Picar bem os chocolates, colocá-los num recipiente fundo e reservar. Numa panela, juntar o açúcar e a água e assim fazer o caramelo. Quando este estiver bem douradinho, juntar a manteiga e deixar derreter. Depois juntar o creme de leite quente. Misturar até ficar homogêneo e derramar a mistura no recipiente com o chocolate. Com a ajuda de uma colher, misturar até que o chocolate se derreta completamente. Cobrir a massa com um filme plástico. Depois que ela estiver fria, leve à geladeira por pelo menos quatro horas.
Coloque um prato fundo com um pouco de chocolate em pó. Unte as palmas-da-mãos com óleo e com a ajuda de uma colher de chá, retire um pouco da massa (eu pesei e fiz as minhas com cerca de 11 gramas) e vá enrolando as trufas e passando-as no prato com chocolate. Coloque-as numa travessa e leve-as novamente a geladeira até um pouco antes de consumí-las.

P.S.: Eu enrolei as trufas à noite e coloquei-as numa travessa na geladeira. Só no dia seguinte coloquei-as nas forminhas de papel e nas caixinhas de presente. Mesmo depois de horas elas não derreteram, mas cuidado: aqui só estava fazendo 20ºC! Nem tentem isso no calor do Verão brasileiro!


12 comentários:

  1. Olá Domingas!!!

    Senti uma alegria enorme quando vi este post com as trufas de chocolate e caramelo!:)
    As suas ficaram perfeitas e a imagem está linda!!!:)
    Fico contente que tenha confiado nas minhas receitas e que tenha posto esta à prova!
    Foi a primeira pessoa a experimentá-las e sinto-me muito orgulhosa disso!:)

    Agradeço imenso a referência que fez ao flagrante delícia e todas as suas palavras elogiosas!:)
    ...Fiquei rendida e muito "babada"!

    Obrigada e um beijinho enorme!

    ResponderExcluir
  2. que deliçia,hummmmmmmmmmm ke bom mesmo,jinhosss

    ResponderExcluir
  3. Estão fantásticas estas trufas.
    Também gosto muito do blog da Leonor, têm muita classe e tudo parece dar certo.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. O Flagrante Delícia tem um nome bem apropriado, tudo é uma delícia :) Estas trufas não ficam atrás!!

    ResponderExcluir
  5. Lindas!!
    Tenho certeza que ficou igual (ou melhor)da Leonor ;)

    Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Realmente as receitas da Leonor com a ilustração perfeita, nos deixa com os olhos brilhando. Parabéns pelas trufas, ficaram perfeitas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ficaram lindas!! Nunca fiz trufas, mas ficaram tão lindinhas que dá vontade de fazer!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Emília e outros visitantes: estas trufas são muitos mais gostosas do que o manjado Brigadeiro! Elas duram bastante se guardadas na geladeira. Façam, vocês vão adorar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Esta eu nao tinha pensado...
    Ja fiz pannacotta com leite caramelado, mas nem me tinha passado pela cabeça fazer tb assim com as trufas.
    Adorei a dica!
    Boa semana, Andrea!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Hum, tb nunca fiz trufas, olhando as nós tenta a faze-las!!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo lindo blog! Estou com vontade de testar todas essas delícias!

    Qto às trufas, q tipo de creme de leite devo usar? Lata, caixinha ou fresco?

    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
  12. Oi Milena!

    Eu usei o creme de leite de caixinha. Aqui onde moro não existe o de lata e nem sei qual seria a diferença. Bom, espero que a informação ajude! Desejo-lhe sucesso com as trufas e não esqueça de mantê-las na geladeira.

    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin