Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolo de Banana Americano para a Mana


A minha irmã e o meu cunhado são fãs de bolos simples. Eu não sabia disso até publicar uma receita aqui no blog. O sucesso do bolo foi tal entre os dois, que fiquei desde então esperando uma outra oportunidade para apresentar algo parecido. Uma das dicas que a minha irmã me deu para explicar a sua preferência, foi a textura e o sabor do bolo, que segundo a sua opinião, seria consequência do uso do creme de leite azedo(sour cream) na massa, justamente um dos ingredientes da receita abaixo.

Certamente muitos de vocês já fizeram alguma vez um bolo de banana estilo americano, mais conhecido como „Banana Bread“! Nem sei quantas receitas diferentes eu já fiz! Sempre com a promessa do autor de ser o melhor ou de ter a melhor textura, umidade, sabor, etc. Com o passar do tempo, percebi que o "Banana Bread", assim como bolo de chocolate, tem adeptos com opiniões e gostos muitas vezes contrários! Bem, então pensando na minha família brasileira, e também em alguns que possam ter o mesmo gosto que eu, resolvi finalmente publicar a minha receita favorita até o momento! Muito aromático, ele vai ficando ainda mais gostoso com o passar dos dias... mas duvido que algum de vocês vai aguentar esperar tanto para conferir este efeito! ^u^


BOLO DE BANANA AMERICANO(Banana- Sour Cream Bread)
Fonte: Foodnetwork.com

Ingredientes:
140 gramas de manteiga amolecida
2 bananas grandes maduras, amassadas
½ copo americano* de creme de leite **
½ colher de chá de suco de limao ou vinagre
2 ovos grandes
2 copos, menos duas colheres de sopa, de farinha de trigo
¾ de copo de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato
3/4 colher de chá de fermento em pó
¼ de colher de chá de sal
baunilha à gosto
50 gramas qualquer tipo de noz, picadas ou laminadas(recomendo avelãs)***


* Copo americano = 240 ml
** Como o sour cream não é encontrado em muitos países e, mesmo aqui em casa, tenho mais facilidade de ter em estoque o creme de leite(natas), substituo constantemente o sour cream, por este, adicionando um pouco de vinagre ou suco de limão. Funciona perfeitamente.
*** A receita original pede nozes, mas eu não gosto de usar nozes muito comumente, por seu sabor ser muito intenso e um pouco amargo. Neste caso aqui uso avelãs, de sabor mais suave, ela deixa sobressair mais o sabor da banana.

Instruções:
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma para bolo inglês de 25 cm e reserve. Faça o creme azedo, juntando num recipiente à parte, o creme de leite e o vinagre(ou suco de limão) e deixe descansando até o seu uso. Num outro recipiente, junte a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Junte os ovos um a um, misturando bem entre cada adição. Coloque a baunilha. Junte as bananas amassadas. Misture. Agora vai alternando a mistura da farinha e o leite azedo, deixando a massa homogenizar anted de cada adição. Termine misturando as nozes. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 1 hora e 10 minutos. Faça o teste do palito bem no meio, para ver se sai sequinho. Depois de assado, espere 10 minutos antes de desenformá-lo. Desta maneira, ele sairá inteirinho da forma! Enjoy!


11 comentários:

  1. Eu adoro tudo feito com banana.
    De vez em quando faço um bolinho aqui em casa.
    Em geral, acrescento passas para dar um toque mais úmido.
    Tenho uma receita uma no blog com cobertura crocante, que é muito boa tb.
    Eu sou como seus familiares: Adoro bolos simples.
    Beijocas! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mana!!

    Realmente esse é o nosso Bolo preferido!!
    Faço também com a banana amassada ou o Bolo simples com um toque das essências fantásticas que vc me deu!!

    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse é realmente um bolo, porque o que eu faço mais é torta, faço uma massa e forro com bananas, bolo de fato nunca fiz, me pareceu muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz bolo com natas azedas (acho que é este o nome português para sour cream, mas não tenho certeza) mas parece-me delicioso :)

    ResponderExcluir
  5. O bolo ficou lindo! Eu não sou muito fã de bolos que levam banana, mas com certeza dava uma provada nesse!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz esta receita e sò pq sempre sucumbo e termino fazendo aquele em que as fatias ficam carameladas sobre o bolo: pela estética, rss.
    Um dia vou me aventurar a fazer este pq a massa deve ter um super gosto de banana.
    Ao menos é o que eu acredito...rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Domingas!!

    Eu sou a tal que nunca experimentou nenhuma receita de banana bread... estou há imenso tempo curiosa para lançar as mãos nessa aventura, já que tem tantos adeptos e hoje fiquei ainda mais convencida!
    O seu bolo de banana ficou com um aspecto óptimo, como tudo o que faz!:)

    Adorei!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Fiz o bolo e ficou maravilhoso!!! Não é muito doce. AMEI!!
    Obrigada pela receita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Andréa,

    Acabei de descobrir o blog, num tempo em que ,também, estou descobrindo o prazer de fazer bolos, às sextas. Amanhã testarei o "Bolo de Banana Americano Para a Mana" e já enfileirei o "Bolo com Farofa de Canela" para a sexta, 10/06. É sobre esta receita, a dúvida: nas instruções, indica-se misturar na segunda vasilha, farinha, fermento e bicarbonato... mas não está especificado nos Ingredientes, a quantidade da farinha de trigo. Vc teria esta informação? Obrigado. Muito legal o blog: tanto as receitas como os textos introdutórios.

    ResponderExcluir
  11. Alô Zeel!
    Obrigada pela visita e também pela correção do post da receita do "Bolo de Farofa de Canela"! Já corrigi e acrescentei a quantidade de farinha de trigo(2 copos).
    Tenha um bom fim-de-semana e volte sempre!

    Bjs,

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin