segunda-feira, 9 de março de 2009

Tiramisu com Laranjas


Fico num tremendo dilema quando se trata de escolher uma sobremesa para servir depois de uma Feijoada! Claro, tem a estória de servir laranjas junto, mas muita gente não gosta desta mistura... No Brasil não me lembro de alguém pensasse nisso depois de um bom prato de Feijoada, mas aqui a sobremesa é uma tradição quando se recebe amigos e família, tanto para o almoço quanto para o jantar. Já há algum tempo tive a idéia de servir alguma sobremesa que levasse laranjas, porque pelo menos para mim, o sabor combina muito bem. O problema é que aqui na Alemanha, bolos e tortas não são considerados sobremesa, e sim acompanhamentos para o chá. Então, fui eu colecionando receitas de pudins, cremes, etc. Desta vez resolvi testar o Tiramisú estilizado com Laranjas... e acertei no alvo! Gostei ainda mais do que o de morangos que fiz no ano passado! O sabor do cítrico das laranjas, deu leveza e eu também adaptei a receita original e usei o Cointreau e o chocolate ralado o invés de Amareto e pistácios. Para quem quiser manter a linha, ainda se tem a opção de usar Mascarpone light!

TIRAMISÚ COM LARANJAS
Serve 6 a 8 pessoas

Ingredientes:
200 gramas de biscoito champagne (palitos la reine)
500 gramas de queijo Mascarpone
150 gramas de iogurte natural integral
3 colheres de sopa de pó para bater chantilly(opcional)*
7 laranjas doces (usei orgânicas)
4 colheres de sopa de Cointreau , ou outro licor de laranja
100 de açúcar de confeiteiro (açúcar em pó)
açúcar baunilhado à gosto
50 gramas de chocolate ralado (usei ao leite)
chocolate em pó para polvilhar

*
Sahnefest
Intruções:

Tire o suco de uma laranja, misture o Cointreau e reserve. Rale o chocolate e reserve. As seis laranjas restantes devem ser lavadas, depois corta-se um disco na base e no topo. Apoie a laranja numa tábua de cortar e com uma faca afiada, vá cortanto a casca de cima para baixo retirando ao mesmo tempo a casca e a parte branca. Depois disso, passe a faca entre os gomos, tirando filetes de laranjas. O que restar, esprema com a mão e junte ao suco reservado. Repita a operação com as outras laranjas. Reserve os filetes de laranja.
Numa vasilha, misture o mascarpone, o iogurte, o pó para chantilly, o açúcar de confeiteiro e o baunilhado. Bata como para chantilly e reserve.

Montagem: Num recipiente de 25cm x 18 cm, comece colocando uma fina camada do creme. Passe os biscoitos rapidamente pelo suco de laranja e vá arrume-os no fundo. Agora coloque os filetes de laranja por cima e entre os biscoistos, a metade do chocolate ralado e por fim, a metade da quantidade do creme. Repita a operação, terminando com o creme e por fim, polvilhe com o chocolate em pó. Leve a geladeira por 4 horas, ou faça no dia anterior. Bom apetite!

11 comentários:

  1. Muito interessante, nunca comi assim com laranjas :)

    ResponderExcluir
  2. Muito linda e deliciosa. Acredite! Obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Como sou grande fã de Tiramisu, receita anotada. Ficou linda a apresentação. É engraçado isto das sobremesas... mas acho que a gente tem mesmo que pensar na sobremesa doce para que ela fique "de acordo" com o restante dos pratos servidos. Me lembro que logo que casei servi torta de frango e depois torta de maçã de sobremesa e minha mãe depois veio com jeitinho e falou que era torta demais :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui essa sobremesa cairia como uma luva!!!
    Está linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ficou bastante elegante. Os convidados só podem ter gostado.
    Nunca experimentei este tipo de variação, mas parece deliciosa.
    Embora eu coma, as vezes, tb acho que bolo não é sobremesa. Torta não tem problema, pois é recheada e tem cobertura.
    Tudo é uma questão de hábito.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sugestão, e deves ter, realmente, acertado em cheio!

    ResponderExcluir
  7. Amo recitas com biscoitos ,nunca tinha feito com laranjas!

    ResponderExcluir
  8. Me pareceu uma boa idéia esta: laranja...!
    Mas pecado que aqui em casa, sò vai com a receita original.
    Eu nao teria nadinha contra, pelo contrario, mas o marido...
    Mas um dia faço uma porzaozinha, assim, sò para mim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito! Também ainda não havia visto com laranjas e como adoro uma novidade e esta parece divina, lá vou eu pra cozinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. E pra gente qualquer coisa doce é sobremesa, as diferenças culturais na culinária é interessante!
    Esse tiramisu ficou lindão!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Este tiramisú deve ficar óptimo com o cointreau e a laranja!...:)

    Eu adoro Tiramisú e fiquei super curiosa com esta versão!

    Em minha casa, sempre que há algum almoço ou jantar tem que haver sempre sobremesa!..a sua foi uma excelente escolha!

    :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin