segunda-feira, 2 de março de 2009

Bolos Levedados dos Açores da Nani

O Inverno ainda anda por aqui e com esse tempo dá mesmo uma vontade de comer um bolinho quentinho, não é? E eu já venho juntando algumas receitas típicas portuguesas e tenho principalmente muita curiosidade de provar as antigas e tradicionais. Esta aqui vem da Nani, do blog Manjar das Idéias Doces e não só. São uns bolinhos de frigideira, mas a novidade é que eles são fritos com pouquíssimo óleo e levam fermento para pão. A Nani descreve como se faz os bolinho manualmente ou na Bimby e eu aqui descrevo como fiz na batedeira. A metade da receita rendeu seis bolos bem grandes e acho que no futuro os farei menores, pois eles alimentam bem. Ficaram uma delícia com açúcar de confeiteiro e uma manteiguinha por cima! Hummmm....


BOLOS LEVEDADOS DOS AÇORES
Rendimento: 12 bolos de 10 cm de diâmetro
-->
Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
125 grs de margarina, ou manteiga amolecida
125 grs de açúcar
20 grs de fermento de padeiro ( ou 2 colheres de chá rasas de fermento seco)
200 ml de leite
casca de limão
2 ovos
Intruções:
Peneire a farinha e reserve. Amorne o leite, dissolva o fermento e um pouquinho do açúcar. Espere cerca de cinco minutos. Misture agora o restante do açúcar, Misture os ovos um a um. Junte a raspa do limão. Agora junte a manteiga e por fim a farinha. Amasse bem, usando o acessório para pães até a massa ficar homogênea.
Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, o que leva cerca de 1 hora.
Faça bolas do tamanho de 1 laranja (recomendo fazerem menores) e disponha em tabuleiros ou panos polvilhados com farinha e deixe repousar por mais 30 minutos. Achate as bolas, formando um disco. Unte uma frigeideira anti-aderente com óleo e frite aí os bolos em fogo bem baixo até que o lado fique dourado. Vire e espere dourar. Sirva com geléia, requeijão, manteiga fresca, ou o que desejar.
P.S.: Segundo a Nani, tradicionalmente os bolos eram feitos em sertã de barro sobre lume de lenha.




12 comentários:

  1. Os bolos lêvedos típicos da Ilha de S. Miguel são um sucesso nos Açores e não só! :D

    Também já os fiz, são uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Aqui tb está super frio e não me canso de fazer pão feito em casa para quando dá aquela fominha.
    Este ficaram super apetitosos!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Morei em Florianópolis (SC), que foi colonizada por açorianos e desde então me apaixonei pelos Açores. Gostaria muito de conhecer essas lindas ilhas. Por enquanto, vou fazendo as receitas. Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

    ResponderExcluir
  4. esta receita anda-me debaixo de olho há uma série de tempo e ainda não arranjei tempo para a fazer.

    ResponderExcluir
  5. Deu água na boca... fácil fofinho. Mas o calor que está aqui não anima ir pro fogão!
    Bjoc :)

    ResponderExcluir
  6. Sim sao concerteza muito bonitos e parecem deliciosos! Gostei do pormenor do galinho!=)

    ResponderExcluir
  7. Mas que receita mais simpática.

    Ainda existe o hábito de fritar coisas doces em óleo de amêndoas?

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que tenhas experimentado esta maravilha da minha terra, se não te importas um reparo o nome correcto é bolos lêvedos, receita típica principalmente nas Furnas, localidade com lagoa e muitas caldeiras com água sulfurosa e alguns geisers, os teus ficaram altos e fofinhos, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Hummmm... acho que vou fazer aqui, mesmo neste CALORÃO que está fazendo... :)
    Adorei estes bolinhos.
    Um beijo
    Lu

    ResponderExcluir
  10. Super interessante! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal! Obrigada pelas visitas! Desculpe-me se não deu para visitá-los ultimamente, mas em breve terei mais tempo!

    Bete: Nunca ouvi dizer que se cozinhavam com óleo de amêndoas! Isso é um assunto que me interessaria pesquisar! No Rio nós sempre usamos o óleo de amêndoas como um amaciante para a pele.

    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin