domingo, 8 de fevereiro de 2009

Bolo de Inverno



Outro dia vi um evento na blogosfera americana chamado "Nosso querido e esquecido livro de receitas". Realmente! Hoje em dia, a maioria de nós já corre para o computador, quando pensa em procurar determinada receita! Esquecemos muitas vezes que alguns de nossos livros contém receitas ótimas, que nunca testamos. Por isso mesmo esta semana eu resolvi fazer esta, que está num livro lindo que ganhei da minha cunhada Kaddi há alguns meses atrás e que até o momento esperava a minha atenção. Fiz poucas modificações, mas o resultado do livro ficou mais bonito, talvez pela maior quantidade de frutas usadas. Estou postando a receita original e abaixo as minhas modificações. É um bolo para quem, como eu, gosta muito de frutas secas. Ótimo para um lanchinho rápido ou para acompanhar um chazinho. Achei mais gostoso ontem, mas acredito que se as frutas secas usadas forem as mesmas da receita, o bolo ganhe mais sabor nos dias seguintes... Beijos e uma boa semana para todos vocês!

BOLO DE INVERNO
Rendimento: 1 forma para bolo inglês de 30 cm ou forma para 6 mini-bolos

Ingredientes:
150 gramas de amêndoas sem casca
100 gramas de figos secos
100 gramas de tâmaras secas
100 gramas de damascos secos
100 gramas de casca de laranja em cristalizada
150 gramas de passas pretas
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga amolecida
125 gramas de açúcar integral (marrom claro)
4 ovos
1 colher de chá de casca de laranja ralada
1 colher de chá de canela
3 colheres de chá de fermento químico para bolos
3 colheres de chá de leite

Minhas modificações: reduzi a quantidade de frutas secas para 300 gramas, pois comprei um pacote que já vinham misturadas as amêndoas, passas e diversas outros frutas, incluindo bananas, côco e papaya. Achei mais prático, pois alguns destes ingredientes são difíceis de ser encontrados depois da época natalina. Também substituí a casca de laranja ralada, por essência de laranja, diminuí a quantidade de canela para 1/2 colher de chá e acrescentei um pouquinho de cravo em pó.

Instuções:
Guarde 16 amêndoas inteiras, para enfeitar. O restante, picar grosseiramente, assim como as outras frutas secas, excluindo as passas. Colocar num recipiente e juntar as passas e casca de laranja cristalizada com 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Reservar. Pré-aquecer o forno à 180ºC e untar e enfarinhar a forma para o bolo (ou forrá-la com papel manteiga).

Fazer um creme, batendo a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos um a um. Sempre misturando bem antes de acrescentar o outro. Num outro recipiente misturar a farinha, o fermento, a canela e a casca de laranja ralada. Acrescentar ao creme de ovos e depois juntar o leite. Quando a massa estiver homogênea, misturar manualmente os frutos secos. Derramar na forma e com a ajuda de uma espátula, espalhar a massa uniformemente. Decorar com as amêndoas inteiras. Assar por cerca de 1 hora (25 minutos para os mini-bolos). Deixar descansar por 10 minutos antes de desenformar. Servir morno ou frio, puro ou com chantilly.

Fonte: Livro - "Kuchen Backen" por Anne-Katrin Weber

12 comentários:

  1. Ciao Andrea!
    Imagino que este bolo, com este mix de coisas, ficaria maravilhoso acompanhando uma boa taça de chocolate quente, enquanto olho as chamas que ardem la na estufa de casa!...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolo de frutas, no inverno e tambem no verao ;>)

    ResponderExcluir
  3. Andrea ficaram super charmosos neste formato de mini-bolo.
    Eu tenho certeza que gostaria muito da receita, pois adoro frutas secas.
    Acho que todas temos um monte de receitas que nem nos lembramos.
    De vez em quando tento rever o que possuo.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Eu estou sempre com os livros e revistas aqui do lado :) Mas a internet é uma boa fonte de receitas! Os bolos de frutas secas melhoram e muito com o passar dos dias ;)

    ResponderExcluir
  5. Apesar de estar vivendo um dia de calor terrível, certamente vou me lembrar desta receita maravilhosa no inverno!
    Parabéns pelo teu blog! Lindo e recheado de delícias!
    Já linkei ao meu pois quero voltar!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Realmente o computador faz-nos muitas vezes esquecer dos nosso livrinhos de receitas, mas eu procuro sempre pesquisar os meus livros, antes de partir para o mundo virtual...ehehe! :)

    Esse bolinho de Inverno que nos trouxe fica com um aspecto delicioso e com todas essas frutas e frutos secos, deve ficar com um sabor óptimo!...

    ResponderExcluir
  7. OI !!
    Esse bolo me lembra PANETONE. Com toda essa fruta, com certeza tá maravilhoso!!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  8. Mas ke bolinhos tao ricos! Tantos ingredientes bons! Gostei bastante. jinhos =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Andrea, você tá certa... Muitas vezes esquecemos dos livros antigos e neles tem muita coisa boa :) Eu sou CCR (colecionadora compulsiva de receitas) então minha gastronoteca aumenta a cada dia, terei que viver mais de 100 anos para fazer todas as receitas :)
    Este bolo ficou com uma cara muuuito boa, com as frutinhas secas explodindo por cima...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu sou assim, já corro pro computador e os livros acabam ficando num canto.
    O bolo ficou lindo, e nesse inverno vai bem mesmo com uma bebida bem quentinha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Esse bolo realmente tem cara de inverno, e com todas essas frutas secas, deve ser de fato bem consistente para acompanhar um bom chocolate. Você bem que podia postar aqui uma receita de chocolate quente...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin