domingo, 15 de fevereiro de 2009

Bolo de Banana e Chocolate Sensacional!



Este ano não deu para eu participar com um post para Valentine's Day por falta de tempo! Sorte é que o marido não é chegado à doces! Hehe! No entanto, assei um bolo sensacional bem no meio da semana, para utilizar umas bananas que já estavam muito maduras. Sorte minha e dos leitores deste blog, pois por pura coincidência havia anotado esta receita recente do Bergamo! O Bergamo é professor de culinária, mas preparou este bolo especialmente para uma amiga. Me interessei logo! ;-)

A receita pede um caramelo "seco", ou seja, feito sem água. Confesso que fiquei um pouco apreensiva, porque evito ao máximo de fazer caramelo... uma vez quase coloquei fogo em casa preparando o tal! :D O que ajuda sempre é uma dica, que li nem sei mais onde, que diz para estabilizar o caramelo "seco" colocando um pedacinho de manteiga quando começa a caramelizar! Essa dica me salvou já muitas vezes. Voltando ao bolo, já faz algum tempo que não me surpreendia assim com uma receita! Na minha opinião, não é um bolo para acompanhar cafezinhou ou chá e sim um bolo-sobremesa, e que pode ser servido perfeitamente com uma bola de sorvete de creme. O sabor intenso do caramelo e do "doce de bananas, como a mistura do chocolate com o côco... um bolo bem tropical e irresitível! Recomendo servi-lo morno, mas frio também é muiiiito bom!

BOLO DE CACAU, CÔCO E BANANA CARAMELADA
Fonte: Blog do Bergamo
Rendimento: 1 bolo de 22 cm

Ingredientes:
1 xícara de açúcar(usei o marrom claro)
25 gramas de manteiga(coloquei por minha conta)
3 a 4 bananas

Massa:
100 gramas de manteiga amolecida
100 gramas de açúcar
100 gramas de ovos (cerca de 2 ovos)
100 gramas de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de chá de canela (só coloquei meia colher)
2 colheres de chá de fermento químico para bolos
50 gramas de côco fresco(hidratei o seco, com um pouco de água)
baunilha à gosto

Intruções:

Pre-aqueça o forno à 170ºC. Faça o caramelo na própria forma do bolo e espalhe pelos lados, ou faça separado e cubra o fundo e os lados de uma forma redonda de 20 a 22 cm. Descasque as bananas, divida cada uma ao meio e depois corte cada pedaço ao meio, formando duas fatias finas. Arranje-as em forma circular, cobrindo todo o fundo da forma. Eu coloquei o lado arredondado virado para o caramelo e achei que ficou bonito.

Num recipiente, misture a farinha, o cacau, a canela e o fermento. Reserve. Se for o caso, hidrate o côco com um pouco de água e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. Junte os ovos um a um e bata bem até formar um creme homogêneo. Acrescente a baunilha. Junte agora a mistura da farinha e depois o côco. Misture bem. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos para virar o bolo num prato. Sirva morno ou frio.

16 comentários:

  1. Oi Deia !
    Chocolate é sempre bem vindo...ainda mais com banana... ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta receita até já fui espreitar o original. Deve ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi este bolo no Bergamo fiquei de olho nele. Deve ficar muito interessante :)

    ResponderExcluir
  4. Faz o meu gosto e ficou lindo, mais um para a lista "a fazer".

    ResponderExcluir
  5. Olá Domingas!! Posso te chamar de Domingas? Achei tão bonito.
    Bom, muito obrigado pelo link e fiquei feliz que tenha gostado do bolo.
    Caramelo é assim: faça sem medo...rsrs
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  6. Com certeza maravilhoso!
    Eu tenho uma receita semelhante e meu marido sempre elogia. É sempre gostoso repetir e ótimo para aproveitar as bananas já maduras.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Caramelo, banana, chocolate e côco...só de pensar fico babada...
    O bolo ficou com um aspecto irresistível! Lindo!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  8. Uau esta receita é uma maravilha! Nunca experimentei nada igual, mas adoro banana com chocolate, ora isso num bolo... deve de ser de comer e chorar por mais :)

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha!! Esta com uma carinha deliciosa!

    ResponderExcluir
  10. Bela aparência de fato, mas eu de olhar assim imagino ele acompanhando um cafezinho...

    ResponderExcluir
  11. Ola Andrea!
    Este seu bolo, com a receita do Bergamo, ficou é muuuito bonito!
    As bananas parecem estar fazendo uma curva improvavel, mas muito estética, rss.
    Nps meus, as tiras de banana sempre terminam em total bagunça...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Por tudo que leva deve ficar muito gostoso! E ainda fica super bonito!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Esse bolo ficou lindo!! Deve ser uma delicia essa mistura de banana, chocolate e coco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. eu tambem peguei essa receita do Bergamo!!!..e..fiz e amei..fica uma delicia..né?o seu ficou lindo..

    ResponderExcluir
  15. Adorei.. estava procurando algo do tipo! Dei uma adaptada e ficou legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter dado certo! Volte sempre!

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin