domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bolo com Farofa de Canela




Sábado era dia de comer bolo. Pelo menos lá em casa era assim. Um dia especial em que eu e minha irmã podíamos comer bolo no lanche e no jantar, sanduíche grelhado, cachorro quente caseiro, pizza ou outra coisa do tipo "fast-food". Penso que herdei a mania de fazer bolo da minha mãe. Seus bolos sempre foram famosos, por serem fofíssimos e leves. Sua broa de fubá, quebradiça é até hoje famosa entre os familiares. Mas até aí nada muito especial, já que muitas mães têm talento de fazer coisas gostosas, não é? O interessante nessa estória é que a minha mãe fazia naquela época, só bolos "batidos a mão" e o mais estarrecedor, sem seguir nenhuma receita! É realmente difícil de imaginar, eu pelo menos, não me confiaria nunca de fazer um bolo desta maneira!

Devido a esta e outras muitas estórias, sou muito apreciadora de receitas familiares e, não resisto em copiá-las. Quando eu li aqui que este era o bolo favorito do pai de uma blogueira, aí mesmo é que me deu vontade de fazê-lo! Juntando a isso, ultimamente meu paladar tem pedido muito canela, resolvi este seria o momento ideal para o bolo. Gostei muito! A massa é fofíssima e molhadinha, a aparência é tentadora e o gosto de canela é suave. Complementando com os pedacinhos de chocolate... hummm. No futuro irei alterar só a quantidade da mistura para a cobertura: muito do açúcar e da canela ficou solto por cima e não se incorporou à massa. Para mim, nota 9,5! Espero que apreciem.

BOLO COM FAROFA DE CANELA
(Cinnammon Crumble-Cake)

Bolo:
115 gramas de manteiga amolecida
1 copo* de açúcar
2 ovos

2 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico para bolos
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 colher de chá de essência de baunilha(ou baunilha à gosto)
1 copo de creme azedo (sour cream/Schmand)**
1/2(meio) copo de chocolate em gotas ou em pedacinhos

Recheio/Cobertura
2/3 (dois-terços) de copo de açúcar
1 colher de chá de canela
1 copo de nozes picadas (ou outra noz)

*copo = 240ml (250 ml também pode ser usado)
**creme azedo = 250 ml de creme de leite + 1 e 1/2 colher de chá de suco de limão ou vinagre. Deixe descansar por 5 minutos.



Instruções:

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte e enfarinhe uma forma de 22 cm, com buraco no meio.

Agora você precisará de 4 vasilhas/recipientes:

1ª vasilha: bata ligeiramente os ovos, junte o creme azedo e a baunilha. Reserve.
2ª vasilha: misture a farinha, o fermento, o bicarbonato. Reserve.
3ª vasilha: misture os ingredientes do recheio/cobertura. Reserve.

Na 4ª vasilha, bata a manteiga e adicione o açúcar aos poucos, formando um creme. Adicione a mistura do creme azedo e bata até ficar uniforme. Agora junte a farinha aos poucos. A mistura se transformará numa massa bem consistente. Misture as gotas de chocolate manualmente, de maneira que elas se espalhem mais ou menos uniformemente pela massa.

Coloque a metade da massa na forma preparada. Aliese-a com a espátula para que ela se espalhe bem e grude no fundo da forma. Despeje por cima a metade da mistura do recheio/cobertura. Cubra com a outra metade da massa e, novamente, com a ajuda de uma espátula ou colher, alise-a. Coloque o restante da cobertura. Asse por 45 minutos. Espere esfriar por 10 minutos. Vire num prato e depois com a ajuda de outro prato vire-o novamente para que a cobertura fique com o lado para cima. *** Bom apetite!


***Eu usei uma forma de vidro e não desenformei.



14 comentários:

  1. Essa farofinha por cima ficou com óptimo aspecto e as pepitas pelo meio devem dar um toque encantador :)

    ResponderExcluir
  2. Está com um aspecto super crocante, a cobertura faz a diferença.
    Mais uma para o notebook.

    Começa a fazer coisas feias, sem graça e que não dê vontade de ninguém fazer. Assim não dá, lol

    ResponderExcluir
  3. Mas que aspecto boooommm!!! Ficou com uma crostinha maravilhosa e deve ser realmente delicioso!
    Eu também me lembro de comer sempre bolos ao fim-de-semana, feitos pela minha avó e de a ver bater tudo à mão...era impressionante!... Agora essa de não ter receita, é uma proeza!!! :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Amei essa farofa!
    Também adoro essas receitas caseiras, mamãe e minhas tias tem umas que são demais.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Deia!
    Adoro bolo com creme azedo. Fica fofo e gostoso!
    Este será meu próximo!! Só tenho que esperar o calor baixar aqui no Rio de Janeiro pra "encarar" um forno...
    Beijocas :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea, lá em casa as férias eram a época dos bolos... E quem fazia era minha avó, minha mãe não tem muita mão não... rsrsrs! Eu gostei muito deste bolo, pois adoro bolo simples, sem recheio e grandes coberturas, mas com um toque especial :) Este entra no livrinho de receitas :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Esse bolo ficou lindo,e essa farofa por cima é maravilhosa, além de tudo vai canela, que eu adoro!
    Andrea, fiz a baguette, não consegui que ficasse igual a sua, mas ficou ótima, adorei!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de dizer que não fiz na MFP, achei melhor não usar, e acho que fiz a escolha certa, já que para o dar o ponto da massa é necessário acrescentar mais farinha e isso é só no olho e sentindo a massa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. é verdade, as pessoas de antigamente não seguiam receita, tive uma tia assim, e que assava bolos ao ar livre, numa fogueirinha, e que cresciam, por incrível que pareça.

    ResponderExcluir
  10. Oi pessoal! Obrigada pelas visitas e elogios! Ah, esqueci de dizer que esta receita rende muito! O bolo quase caiu da forma! Da próxima vez vou fazer só a metade e assar numa forma pequena para bolo inglês.

    Bete: Obrigada por dividir conosco a sua estória! Acho que aí no Brasil(exceto no Sul, claro) é mais fácil assar bolos, pois a temperatura ambiente já é um "forninho", não é? :) Por isso acredito que os bolos da sua tia cresciam, mesmo quando assados ao ar livre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. que bolo lindo..imagino o sabor!essa farofinha emcima..deu todo o charme..bjus

    ResponderExcluir
  12. Adoro bolos com farofa, são divinais, o teu ficou lindo, bfs, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Hummmmmmm,

    saudade dos nossos lanches aos sábados :)

    ResponderExcluir
  14. Hola,
    He seguido su receta, es magnifica!
    He modificado un poquito la crosta. Unté con margarina un molde de gugelhupf y luego lo embadurné con la mezcla del relleno. Después se llena con la masa y al final, basta volcarlo en un plato. Queda una crosta durita, algo acaramelada.
    Su blog es estupendo. He visto cosas interesantes que quiero probar. Gracias!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin