quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Nem melhor, nem pior, apenas diferente.



Cá estou eu apresentando uma receitinha simples e bem rápida, porém com um gostinho muito bom. Eu andava com uma vontade de comer um bolinho caseiro e já não aguentava mais comer coisas de padarias. Aliás, talvez para algumas pessoas isso pareça um pouco estranho, sim, porque para alguns, o que é comprado é melhor e mais gostoso. Não para mim. Por isso mesmo, posts sobre restaurantes, padarias, etc, não me atraem muito... confesso que gosto da experiência caseira e artesanal.

Bem, mas voltando ao assunto, decidi postar esta receita simples, porque como o título* mesmo disse, ela é um pouquinho diferente sim, ainda que o resultado final seja mais ou menos o esperado. Mesmo assim acho que valeu a experiência, porque para mim foi a primeira vez que misturei fubá(farinha de milho) com gotas de chocolate! Não é nenhuma novidade, mas vale a pena dizer aqui, que a combinação é muito boa e vou repetí-la no futuro! Comprei umas gotas de chocolate meio-amargo de uma marca de boa qualidade e fiquei surprea com o tamanho delas! Eram gigantes! Decidi partir ao meio as que iriam ser misturada à massa e colocar uma inteira por cima como decoração e ficou bonitinho, não?

Gostaria de agradecer as visitas e os comentários do último post. Desculpe-me se não respondi e também não visitei os seus blogs, mas está faltando tempo e eu já estou sentindo falta da minha cozinha! :) Por isso mesmo, queria avisar que talvez publique as receitas mais irregularmente no próximo mês. Qualquer tempinho que eu tiver, tentarei fazer alguma coisa e, portanto pode ser que o post saia nos dias-de-semana, assim como este aqui. Um grande abraço à todos!

AndreaDomingas

*P.S.: Estamos na temporada carnavalesca e para os que não conhecem o Carnaval carioca, devo explicar o título do post. A frase é associada à Escola de Samba União da Ilha do Governador, que no passado assim descreveu seu estilo, por ser diferente das outras escolas e muito criativo.


MUFFINS DE MILHO E CHOCOLATE
Rendimento:12 muffins (14 com forminha de papel)

Ingredientes:
1 copo** de farinha de milho/fubá
1 copo de farinha de trigo
1/2 (meia) de chá de sal
2 colheres de chá de fermento químico para bolos
1/2 (meia) colher de chá de bicarbonato (opcional)
1 copo de açúcar
1 e 1/4 de copo de leitelho ou leite azedo***
2 ovos
1/3 do copo de óleo vegetal ou manteiga derretida
1/2 (meio) copo de gotas de chocolate ou chocolate picado

** Copo = 240ml ou 250 ml
***Leite azedo = para cada copo, acrescentar 1/2 colherinha de suco de limão ou vinagre. Deixar descansar por 5 minutos. Se não for usar o bicarbonato, use leite normal.

Intruções:

Pré-aqueça o forno à 180ºC. Unte forminhas para muffins ou forre-as com forminhas de papel. Reserve.
Junte todos os ingredientes seco numa vasilha e misture. Reserve.
Numa outra vasilha à parte, misture ligeiramente os ovos, acrescente o leitelho/leite e o óleo. Misture ligeiramente.
Junte o líquido à mistura dos ingredientes secos. Misture o mínimo possível, só até que não se veja mais nenhuma mistura seca. Acrescente as gotas de chocolate. Distribua a massa entre as forminhas e asse por 15 minutos ou até ficarem douradinhos. Bom apetite!

Receita: Grouprecipes.com

8 comentários:

  1. É hoje o dia... da alegria... Rsrsr

    Bonitinhos, facinhos e gostosinhos...ADOREI!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu também prefiro um bolinho caseiro a bolos comprados!...
    ...Então se estivermos a falar destes muffins com fubá e chocolate, a dúvida não existe!
    Só comi um bolo de fubá uma vez! Tenho que fazer um bolo com fubá brevemente, porque estes bolinhos ficaram com um aspecto maravilhosooo!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Também gosto dos bolos caseirinhos mas se forem os da Leonor eu não me importo nadinha de comprar :)
    As gotas de chocolate que encontro por cá também são dessas gigantes. Nunca usei por isso mesmo mas ficaram lindas no topo dos bolinhos ;)

    ResponderExcluir
  4. Título perfeito pro teus bolinhos, menina!
    Concordo contigo, artesanal e feito em casa é muuuuito mais gostoso^^
    Fiquei curiosa com a idéia, kisss!

    ResponderExcluir
  5. Andrea eu adoro Bolo de Fubá, mas ainda não misturei com chocolate.
    Os chips são realmente diferentes.
    Quando morei no Rio de Janeiro, há milênios atrás, eu morava na Ilha do Governador. Que coincidência!
    Estou meio desatualizada com a data do carnaval, mas deve estar vindo por ai, eu imagino.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. espectaculo adoro muffins e com chicolate melhor ainda,jinhossssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Acho que nunca provei essa mistura de fubá com chocolate! Ficou muito bonitinho o chocolate em cima do bolo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Fubá com chocolate!!! Que coisa boa, facinhos facinhos né?

    Vou confessar um segredo, eu não sabia que leite azedo era isso, gostei da informação.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin