domingo, 11 de janeiro de 2009

Bolo de Limão com Sementes de Papoula



Todos que lêem o meu blog sabem que eu sou uma formiguinha! Adoro doces! Sou só um pouco crítica, se o doce não estiver saboroso, no mais, sou fácil de agradar. O marido, no entanto, gosta de alguns pouquíssimos doces e um deles é o bolo de limão. Eu testo frequentemente receitas diferentes, só para comparar e não postei aqui antes, porque todo mundo tem uma receita de bolo de limão e eu gostaria mesmo era de apresentar receitas que tivessem algum detalhe novo, etc. Por estes dias, procurando uma nova receita do bolo, achei esta no blog Receitas da Felipa, que por sua vez teria copiado a receita da Márcia, do Açúcar com Canela. Sem dúvida é um bolo diferente, por causa do acréscimo das sementes de papoula! Fiz e ficou tão bonito, além de gostoso e econômico, que mesmo sabendo que ele já foi postado várias vezes, resolvi apresentar aqui. Quem sabe alguns de vocês, assim como eu, perderam a chance de ler a postagem original? A Márcia aprendeu a receita num curso do Luiz Cintra e originalmente dá para fazer dois bolos. Eu estou postando a metade e mesmo assim, ele fica bem grande e a aparência é simples, mas chique.

Uma boa semana para todos vocês!



BOLO DE LIMÃO COM SEMENTES DE PAPOULA
Rendimento: Um bolo (forma para bolo inglês de 25 cm x 9 cm)

Ingredientes:
1 xícara* de chá de açúcar
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente(importante!)
2 ovos
1 e 1/2 xícaras de chá de farinha
2 colheres de sopa de sementes de papoula
1/2(meia) colher de chá de sal
2 colheres de chá de raspa de limão
1/4 de xícara de chá(50ml) de leite
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de chá de fermento em pó

Cobertura(minha sugestão):
100 gramas de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 colher de sopa de suco de limão

* Xícara= 200 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 160ºC. Unte uma forma de 25 cm X 9 cm (ou forre com papel apropriado). Rale a casca do limão e retire o suco. Junte o suco de limão com o leite. Reserve. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo(para isso a manteiga deve estar em temperatura ambiente, aliás melhor que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente). Junte um ovo, bata bem para incorporar e só depois acrescente o outro ovo. Agora junte as sementes de papoula e a casca de limão e misture. Depois, coloque um pouquinho do leite, bata, um pouco da mistura da farinha e repita a operação, terminando com a mistura da farinha. Por fim, antes de colocar na forma, misture o creme manualmente, verificando se está homogêneo. Coloque na forma e asse por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno, despeje a cobertura com o bolo ainda quente. Movimente o bolo lentamente para os lados, até a cobertura se espalhar bem e secar. Epere pelo menos 10 minutos antes de desenformar. Bom apetite!

14 comentários:

  1. há quanto tempo que ando para fazer esse bolo... mas o forno ainda está como está e enfim... pelo menos está na lista ;-) o teu ficou muito lindo e só aptece comer uma fatia bem grande com uma chávena de chá contra o frio :-) beijocas

    ResponderExcluir
  2. Esta imagem está divina... a crostinha por cima do bolo ficou com uma cor e um aspecto lindos e o crocante das sementes de papoila deve-lhe ter dado um toque viciante!

    Depois desta receita já ter inspirado tantas cozinhas, não há como não resistir a experimentá-lo também!!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a crocância das sementes de papoila. E fica sempre um visual lindo :)

    ResponderExcluir
  4. Já tenho na minha lista de compras essas sementinhas tão badaladas por aqui.
    O bolo ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Andrea ainda esta semana fiz uma receita muito parecida com esta, que é uma das minhas favoritas.
    Acho a combinação do limão com as sementes de papoula perfeita. Fica um bolo maravilhoso para se tomar com um café ou chá bem gostoso!
    É sempre uma ótima dica!
    Bjs e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo e a combinação é sempre vencedora.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Deia !!
    Esse Bolo de Limão também combinada com o calorão do Rio!! Pra completar uma limonada Suiça daquelas que vendia no galão na praia de Ipanema...
    Beijocas. ;)

    ResponderExcluir
  8. Uma verdadeira delicia!

    Espero que tenha sobrado um pedacinho para mm!

    ResponderExcluir
  9. Essas sementinhas são tudo de bom mesmo né?!
    Fiz um muffin com elas, que ainda nem postei, mas ameeeeeeeeei!
    Kisss pra ti linda^^

    ResponderExcluir
  10. Ciao Andrea, bom 2009 para vc!!
    E adorei esta sua dica das sementinhas de papoula!
    Pq apesar de vc ter dito que isto esta sendo publicado "em cadeia", por ai, EU mm nem tinha visto...
    Valeu!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Eu só fiz uma vez bolo de limão, mas o meu ficou azedo, daí fiquei pensando que gostava mais do de laranja e nunca mais testei nenhuma receita, mas esse que você fez ficou muito bonito, quem sabe me anime e faça!rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Gosto de fazer pão de ló com suco de limão...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Esse bolo faz sucesso, deve ser mto bom mesmo....beijibhus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin