quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tacinhas de Nozes da Tia Mary



Olha eu aqui em plena semana colocando um post! Ando tão ocupada, que até para testar meus presentes de Natal está faltando tempo! Ontem achei um tempinho para fazer mais uma receita na lista dos presentes e aí está!

Eu não costumo fazer receitas com nozes, porque quando compro, raramente sobram para tal! Desta vez tive que ser firme(comigo mesma e com o marido), para separá-las para o recheio. A tia Mary chama as "Tacinhas" de "bolos", mas eu acho que são mais parecidas com minúsculas tartes! Como não havia nenhum nome específico, tive que encontrar um! ;) Aliás, a tia não é minha, mas sim de uma boa amiga americana, que certo dia fez para um encontro e assim que provei, adorei! Pedi a receita depois da festinha e ela foi muito bacana em dividí-la comigo!

As Tacinhas são assadas em formas de mini-muffins ou mini-empadas e a massa é tão fácil de ser trabalhada, que nem se precisa usar o rolo para abrí-la! Fica maravilhosa depois de assada, parecendo massa-folhada, mas com o mínimo esforço! Achei até que seria uma ótima base para Pastéis de Nata e fiquei curiosa sobre o que os amigos e leitores portugueses achariam desta sugestão. Por favor, se experimentarem a receita me digam o que acharam da massa, certo? Quanto ao recheio, achei-o fantástico! Doce, sem ser enjoado; cremoso, mas firme; gosto definido, mas não exagerado. Achei uma sugestão diferente e, para quem gosta de nozes, imperdível! Espero que gostem! Um grande abraço e até a próxima receita!


TACINHAS DE NOZES DA TIA MARY
Rendimento: 24 tacinhas

Ingredientes para a massa:
115 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 copo americano (de 240 ml) de farinha de trigo
80 gramas de queijo philadelphia em temperatura ambiente
2 a 3 colheres de sopa de açúcar

Recheio:
120 gramas de miolo de nozes(ou nozes picadas grosseiramente)
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga amolecida
3/4(três quartos) de copo americano de açúcar natural*

Cobertura Opcional:
80 gramas de chocolate amargo derretido

*o açúcar natural é um açúcar marrom claro, diferente do açúcar mascavado. Para quem não tem como comprá-lo acredito que possa substituir pela mistura de metade da quantidade de açúcar comum e metade de açúcar mascavado.

Instruções:
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. A massa ficará quase mole, por isso deve-se deixar por cerca de 20 minutos na geladeira. Depois de passado o tempo, faça 24 bolinhas um pouco menores do que uma noz. Deixe-as na geladeira mais uma vez, de 20 a 30 minutos.
Enquanto isso, faça o recheio. Coloque os miolos de nozes num saco plástico grande e, com a ajuda de um rolo para massas( ou uma garrafa), triture as nozes grosseiramente. Para isso, você deverá passar o rolo mais vezes e em diferentes direções, para obter pedaços de nozes de tamanho mais ou menos uniforme. Reserve. Num recipiente à parte, junte todos os ingredientes para o recheio e misture bem. Reserve.

Pré- aqueça o forno à 170ºC. Monte as tacinhas abrindo cada bolinha de massa na palma da mão, (enfarinhada) até formar um disco fino. Forre as forminhas de mini-muffins (não precisa untá-las) e em cada uma coloque uma colher de café bem cheia de recheio. Asse por cerca de 25 minutos, ou até ficar douradinha em cima. Sirva em temperatura ambiente.


Notas:
Quando forrar as forminhas, deixe as bordas finas, para que o recheio apareça depois de assado.
No dia seguinte , e acredito que depois também, permanecem ainda muito gostosas e crocantes!




11 comentários:

  1. escolheste o nome muito bem ;-) ficaram lindas e deve ser uma massa muito saborosa!!! beijocas

    ResponderExcluir
  2. Bonitinha e apetitosa!!!
    Beijinhos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Que tacinhas lindas. Adoro nozes e quando começo a comer é dificil parar :)

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de nozes e nesta época de frio cai super bem.
    É uma receita, sem dúvida, diferente e original.
    O açúcar a que vc se refere deve ser oque eles chamam de "light brown sugar" aqui, eu suponho.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. qUERIDA EM PRIMEIRO PEÇO DESCULPA PORQUE ME COMENTOU UM POSTE, NÃO SEI JÁ QUAL, MAS FIXEI E NÃO LHE RESPONDI, OU MELHOR RESPONDI MAS NO MEU BLOG, PORQUE ANDAVA COM PROBLEMAS COM MEU PC, E NÃO CONSEGUI ABRIR SEU BLOG, AGORA COMENTANDO A EMILÍA A VI E TIVE QUE PEDIR DESCULPAS, ACHO QUE MEU PROBLEMA ESTÁ RESOLVIDO, E ASSIM JÁ A PODEREI VISITAR, AS SUAS TACINHAS TÊM UM ASPECTO DELICIOSO, ANOTEI A RECEITA, ANDO COM FALTA DE TEMPO, MAS HEI-DE FAZER, BEIJINHOS E ME DESCULPE.

    ResponderExcluir
  6. Estas tacinhas ficaram com um ar super apetitoso. Uma receita óptima agora para esta época :)

    ResponderExcluir
  7. Ficam tão mimosas essas tacinhas!
    Deve mesmo ser bem saboroso^^
    Kisss.

    ResponderExcluir
  8. Eu também gosto muito de nozes, e essas tacinhas ficaram umas gracinhas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Já somos duas...eu também tenho andado completamente louca com a falta de tempo...na última semana nem o computador liguei!
    Estas tacinhas de Nozes parecem-me super boas...um dia destes experimento para lhe contar como foi... pressinto que sejam uma delícia...que aspecto bom!!:)

    ResponderExcluir
  10. Andrea, sabendo que nao vai ser por falta de coisa boa à mesa, passei para lhe desejar meus votos de "um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo!", ok?
    Que os seus mais preciodos desejos possam se averar tanto em momentos compartilhados com a familia, qto em todo o ano que esta para iniciar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Andrea Domingas, venho te desejar um santo, feliz e abençoado Natal. Com Cristo, esperança da Humanidade, nossa esperança!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin