quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Odisséia das Maçãs - Parte 2



Em meio à Odisséia, houve também uma maratona! E cá estou eu, no meio da semana, publicando outro post! :) Explico já. Vocês me conhecem há pouco tempo, por isso tenho que esclarecer que sou uma pessoa econômica, por princípio e educação. Jogar alimentos fora e desperdiçar ingredientes, por exemplo, é inaceitável para mim. Vocês também já leram aqui que ganhei muitos quilos de maçãs. Claro que não transformei tudo em geléia, gente! Fui esperta e testei só um pouco e fico aliviada por isso! Eu fiz também a tal galette, um bolo, os bolinhos, muffins, uma tarte(que publicarei em dezembro)... Tive sorte por ter festividades para distribuir meus quitutes, que foram aprovados! :) Ainda assim, procurava uma idéia para acabar logo com as ditas, antes que se estragassem, e já estava nervosa... Eis que encontro por coincidêcia esta receita aqui, para fazer Apple Jellies, uma marmelada dura de maçãs! Fiquei entusiasmadíssima após ler as instruções, porque parecia tudo muito simples. Acho que tive problema por causa da qualidade de maçãs que possuía(acho que eram Golden Delicious), muito doce, mas um pouco aguada. A primeira etapa foi feita e ainda aumentei o tempo de cozimento meia hora. Depois de enformada e fria, não conseguir tirar do tabuleiro, pois não estava dura o suficiente. Apelei então para a correção, sugerida também nas intruções, que era levar a "Jelly" ao forno por uma hora. Deixei por duas horas! Enfim, depois de fria, pude virar o tabuleiro e deixar secar. A maratona já estava no quarto dia, quando pude hoje, finalmente, deliciar-me no café-da-manhã com a "marmelada" de maçãs, acompanhada por um delicioso camembert. Não enrolei no açúcar cristal, como sugerido, porque para o meu gosto ficaria doce demais. Se recomendo esta receita? Sim, mas só para os que têm a paciência como virtude. :) Se não for o seu caso, esqueça! Usaria, no entanto, um tipo de maçã mais sequinha, como por exemplo a Boskop.


MARMELADA DE MAÇÃS (Apple jellies)
Originalmente ela foi publicada num livro da Alice Waters chamado "The Art of the Simple Food"

Ingredientes:
1.362 kilos de maçã
240 ml de água
1 limão (suco/sumo)

Intruções:
Unte um tabuleiro de 20cm x 20 cm(eu usei um de 20cm x 30cm, porque queria fazer quadradinhos pequenos) com óleo vegetal e cubra-o com papel manteiga. Reserve

Tire o miolo e a pevide das maçãs, lave-as e corte-as. Numa panela grande, leve-as para cozinhar junto com a água, até ficarem macias, em torno de 20 minutos. Passe as maçãs pelo passe-vite. Quem não tiver o utensílio, como eu, passe pela peneira com a ajuda de uma colher. Funciona sem probremas e muito trabalho. Retorne o puré à panela e junte o suco de limão. Cozinhar em fogo baixo por uma hora(eu deixei uma hora e meia), até que passando a colher, se veja o fundo da panela. Derrame o creme no tabuleiro preparado e deixe esfriar por muitas horas, ou durante à noite. Depois de frio, vire o tabuleiro num prato coberto com papel manteiga. Se ainda estiver mole, leve o tabuleiro ao forno a 80ºC por uma hora(eu levei por duas horas). Tire o papel que estará colado em cima e deixe a "marmelada" secar por um dia. A marmelada poderá ser enrolada inteira ou em pedaços, e guardada em temperatura ambiente ou no refrigerador por até um ano! Antes de servir, enrolar em açúcar cristalizado.

Bom apetite!

12 comentários:

  1. Ola,
    Obrigada pela visita. Pode copiar, depois me conta se fez sucesso!
    Abç

    ResponderExcluir
  2. É preciso muita paciência mesmo :) Eu acho que iria desesperar enquanto estivesse à espera he he
    Mas deve ser deliciosa a marmelada!

    ResponderExcluir
  3. Muita paciência, mas que recompensa não é? Eu iria apreciar com o açúcar cristalizado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia,
    Até que não é trabalhosa! E o resultado para ser maravilhoso. Me lembrou o doce marrom glacê! Você se lembra?
    Beijos.
    Dri

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa marmelada, fiquei com vontade de comer...
    Mas que trabalhao hein!
    Totalmente recompensado...
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bonita, mas sou do time que não faria, hehe.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Olá
    A marmelada está com óptima aspecto e deve estar deliciosa,sabe todos os anos faço a marmelada tradicional com os marmelos, mas gosto também de fazer sempre um pouco de marmelada tutti fruti, com marmelo, maça, pessego e pera e a malta adora, fica ligeiramente mais mole que a de marmelo, mas fica também deliciosa. Já agora uma dica, quando tenho excesso de maças asso-as no forno com vinho tinto e sirvo-os mornas, ficam uma delícia. bjs de Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  8. Andrea, quanta disposição!! Parabéns!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá xará, rs!
    Puxa vida que trabalhão heim??
    Mas acho que compensou, parece ser deliciosa, fiquei com água na boca, rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro fazer doce de fruta em calda e algumas receitas são trabalhosas mas o resultado compensa. No seu caso é a mesma coisa, soberear esta delícia compensa as horas de espera.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga boa noite,obrigada pelo comentário, desde já agradeço.É verdade cá em Portugal hoje foi dia de S. Martinho, mas a verdade é que já no domingo comi castanhas tanto assadas como cozidas, e sabe principalmente na zona de Lisboa,é costume andarem pessoas a vender castanhas assadas, logo que começa a ficar frio, é muito bom, e típico também, fica o cheirinho nas ruas e claro o pregão, onde os vendedores dizem...quem quer quentes e boas,e gritão, para as venderem.Mas estão muito caras, e coitados, também têm muito trabalho, a fazer o lume a empurrar o carrinho,e têm que pagar uma licença ainda para poder vender.Mas compensa mais nós as comprarmos e fazer em casa.Amiga a sua marmelada está divina mesmo, dá trabalho mas sabe bem, sabe eu também faço, mas é com marmelos geralmente com maçãs, é mais a geleia, parabéns, e mais uma vez obrigada pela visita adorei e espero voltar a comentá la.Beijinho boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Querida Domingas,
    Obrigada pela explicação sobre o creme de leite. O seu blog é uma doçura. Parabéns

    Mara (Maqira)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin