quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Jaca, amor e ódio


Oi gente!
Meu fim de semana foi agitado e não consegui fazer nenhum bolinho fresquinho para o chá! :( Não queria colocar aqui qualquer coisa, só para não passar a data das postagens, afinal faço o blog por prazer e não obrigação. Sendo assim, decidi cumprir a minha idéia, que é também postar sobre algum produto diferente ou curioso, que encontro aqui onde moro.

Jaca... uma fruta que provoca reações controversas: muitos amam, outros odeiam. Quando criança, comíamos jaca lá em casa apenas quando ganhávamos um pedaço de presente, pois a fruta não era vendida nas feira. Na vizinhança havia uma jaqueira, que pertencia a um edifícil e o porteiro era encarregado de vigiar a árvore! Sempre escutávamos estórias de que todo o ano acontecia confusão para dividir as jacas entre os moradores! :D Havia muitos anos, não, décadas, que não comia um pedaço de jaca, quando recebi a visita da minha família em Setembro passado. Conversando aqui e ali, saiu o assunto da jaca. Contei que até aquele momento nunca havia encontrado jaca na feira ou supermercado aqui na Alemanha, mas uma amiga que morou em Berlim disse, que existe uma loja de produtos e frutas exóticas por lá, onde uma jaca custa vinte e cinco Euros! Resolvi então fazer uma surpresa e comprei pela primeira vez, a jaca em conserva, que é vendida na loja de produtos orientais. A lata é grande, com 565 gramas, custa quase dois Euros e acho que o produto vem, se não me engano, da Tailândia. O que posso dizer? A primeira mordida é deliciosa, mas depois fica um gosto meio artificial e enjoativo, talvez provocado por algum conservante? Não comemos tudo, pois já era noite e jaca é uma fruta pesada, não é? Só sei dizer que não voltamos a comê-la. Fica aqui como curiosidade, mas para os que amam jaca, não comprem, para evitar uma decepção.

Um grande abraço à todos e volto com uma nova aventura culinária no próximo fim-de-semana!


10 comentários:

  1. Deia,
    Deu saudades dessa jaca também...rsrs pena que não conseguimos come-la toda né? Aqui no Brasil as Jaqueiras estão carregadas!! Acho que vou usar o acúcar 2:1 pra fazer um doce...
    Beijos :D
    Dri.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi ou comi jaca, mas como vc disse as pessoas amam ou odeiam!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou eu a bete, mudei meu sobrenome por uma questão técnica.

    É, aqui no Brasil chuta-se jacas, estão por toda a parte,eu detesto, acho enjoativo, mas jaca é que nem ópera, ou se ama ou se odeia

    Imagino que em conserva não deve ser bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi nem vi... mas 25€ é muito dinheiro!!! 2€ é bem mais em conta mas o sabor nunca é o mesmo, né? :)

    ResponderExcluir
  5. Minha querida obrigada pela visita lá no meu cantinho!!!Gostei muito da sua cozinha igualmente de suas receitas...um beijinho:))

    ResponderExcluir
  6. Jaca é um problema, mesmo natural, tirada do pé as vezes está estragada ou dura. Não tenho muita sorte com jaca. O sabor da jaca madurinha é um espetáculo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Humm, jaca é bom demais. Nos mercados asiaticos também compro em forma de chips! Crocante e delicioso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu comia quando era criança, e adorava, e não entendo quem diz que não gosta, falam que é fedida, mas pra mim só tem um cheiro forte!
    Meu marido nunca comeu e nunca nem viu, já vi essa lata por aqui, mas fiquei meio assim de comprar, mas agora acho que não vou comprar não!! rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. nunca provei, nem nunca vi. como é que sabe? fiquei curiosa ;-) beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin