domingo, 26 de outubro de 2008

Pãeszinhos práticos de refrigerador


Sabe quando guardamos receitas práticas, daquelas que podem ser feitas com antecedência e quando se tem a oportunidade de testá-las não as achamos? Bem, isso acontece comigo frequentemente e já me prometi abrir um arquivo para as tais receitas, porque assim vou direto à elas, certo? Recentemente salvei mais esta receita e a oportunidade de experimentá-la num brunch especial surgiu logo, para a minha sorte, e pude testar e comprovar a praticidade destes pãeszinhos! Ótimos para serem feitos na noite anterior, pois a massa descansa no refrigerador. No dia seguinte, é só dividí-la em pãezinhos, deixar descansar um pouquinho e assar! Claro que nada impede que sejam também preparados para o mesmo dia, por exemplo, para um jantar, ou festinha. Receitinha fácil, fácil para vocês arrasarem!


PÃESZINHOS DE REFRIGERADOR
Fonte: What geek eats
Rendimento: 12 pãeszinhos médios

Ingredientes:
115 gramas de manteiga, derretida
2 copos* de leite
1 ovo**
2 colheres de sopa, rasa, de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa rasa de fermento granulado para pães
ou 30 gramas de fermento fresco
1 copo de farinha de trigo normal ou integral
3 a 4 copos de farinha de trigo

*1 copo americano = 240 ml(mas pode-se normalmente usar um copo de 250ml sem problemas)
** quem quiser fazer só a metade da receita pode usar um ovo tamanho pequeno, ou usar a metade do ovo restante para pincelar, neste caso, nunca experimentei, mas penso que também ficaria bom, para quem não quer despertiçar ingrediente.

Instruções:

Na noite anterior, derreta a manteiga e à ela junte o leite, o ovo, o açúcar, o sal, o fermento. Misture um pouquinho e depois acrescente um copo de farinha de trigo. Bata em velocidade baixa por 3 minutos. Agora adicione um copo de farinha, mexa, e assim repita até o terceiro copo. Já o último copo, acrescente gradualmente até a massa estiver desgrudando das paredes da vasilha. Pode acontecer que tenhamos que acrescentar até mais um pouquinho de farinha. Coloque a massa numa outra vasilha untada com um pouquinho de óleo, cubra e leve ao refrigerador durante a noite( ou pelo menos por 5 horas, se fizerem durante o dia).

No dia seguinte, uma hora e meia antes de serví-los(ou depois de passado o tempo do descanso): tire a massa do refrigerador(geladeira), e coloque-a sob uma superfície enfarinhada. Amasse dobrando a massa e virando-a, para desinflar e deixe-a descansar por 7 minutos sob a superfície. Agora forme com a massa, uma forma alongada, como uma bisnaga, de mais ou menos 45 cm. Corte a "bisnaga" em fatias de mais ou menos 4 cm, ou divida a massa simplesmente em 12 partes iguais. Para quem não quer, ou não sabe modelar pães, vire cada fatia com a parte cortada para cima e aperte um pouco os lado e as pontas, para fazer um formato mais alongado. Coloque os pãezinhos num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga, cubra com um pano limpo e deixe a massa descansar por 30 minutos, fora de correntes de ar. Um pouco antes de completar o tempo de descanso, pré-aqueça o forno a 180°C graus. Antes de colocá-los no forno, com a ajuda de uma faca afiada, dê um talho de 1 cm de profundidade no meio. Asse-os entre 12 e 15 minutos, ou até dourar. Os pães tem uma fina casquinha, mas ficam super-macios por dentro. Bom apetite!


23 comentários:

  1. Receitas práticas dão sempre muito jeitinho :)

    Os pãezinhos ficaram lindos, muito douradinhos.

    ResponderExcluir
  2. Que boa sugestão, eu também adoro ter receitas que possa fazer antecipadamente, para quando chegar a malta toda ,ter mais tempo disponível para estar com eles vou tirar esta receitinha . Obrigada pela dica. Bjs e uma boa semana.Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  3. aii q bonitinhos q ficaram...realmente a fcilidade d eter um pao quentinho de manha é maravilhosa!bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal, não conhecia receita de pão que descansa na geladeira! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. O aspecto é tão fofo que apetece espetar o dedo, lol
    Parecem óptimos, vou anotar.

    ResponderExcluir
  6. Só passando uma manteiga caseira... hummmmm.
    Beijos.
    Dri :D

    ResponderExcluir
  7. Ficaram tentadores!
    Será que dá para fazer sem batedeira? Eu não tenho destas que vem com o gancho para massa de pão.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  8. Andréa, estou achando que esse eu vou fazer...

    ResponderExcluir
  9. Oi queridos!
    Obrigada pela visita e elogios!

    Claudia: claro que dá para fazê-los sem batedeira, mas o melhor deste pãeszinhos é que você pode fazer o comecinho da receita com uma batedeira normal, pois a massa é bem molinha. Aliás a receita original até aponta este aspecto. No entanto, acho que depois, quando começar a acrescentar mais farinha, deve passar para o método manual. Tenho certeza que dará certo!

    Bete: faz sim, esta receita é fácil demais.

    Beijos à todos

    ResponderExcluir
  10. Andrea obrigada pela dica sobre o pão. Ficou tão bonitinho e apetitoso que eu gostaria de fazer, mas como não tenho batedeira especial, achei que talvez não desse.
    Vou checar a receita original.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Amei seus pãeszinhos, parecem massa fina, como aqui chamamos.


    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Olá bom dia

    Os teus pãezinhos de manhã quentinhos têm que estar uma delicia.
    Muito obrigada pelo teu comentário em "Magic Flavours".
    Eu aqui na Inglaterra também não encontro marmelos, mas como fui a Portugal no principio de Outubro fiz lá a marmelada.
    Desejo-te muita felicidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Andrea, só para tirar messmo tds as dúvidas, posso entao fazer o pao de queijo com farinha de tapioca? Aqui em Viena nao tem polvilho doce... muito interessante e de grande ajuda o seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Andrea, só para tirar mesmo tds as dúvdas, posso entao fazer o pao de querijo com farinha de tapioca? Aqui em Viena nao encontrei o polvilho doce...
    Muito útil seu blog, bjs

    ResponderExcluir
  15. Boa sugestão, receita guardada e, espero, não seja perdida. Também tenho uma facilidade enorme para não saber onde está o que.
    bj

    ResponderExcluir
  16. Fico contente que vocês tenham gostado da receitinha! :)

    Leyla: a "Tapiocamehl"(o saquinho que encontro aqui vem com 400 gramams) é encontrada em lojas de produtos chineses, tailandeses, etc e nada mais é do que o nosso polvilho doce. Faz o pão de queijo com ela, que dá certinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Esses pãezinhos devem arrasar mesmo!!:)

    Estão com um ar maravilhoso!!...comia já um quentinho e barrado com manteiga!:)

    ResponderExcluir
  18. Adorei os pãezinhos tão fofinhos e muito práticos. Ótimo para eu fazer e levar para assar no sítio no dia seguinte. Meus convidados com certeza irão agradecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Andrea
    Muito obrigada pela dica, como só neste fim de semana vou experimentar ainda não me tinha apercebido, mais uma vez obrigada e um beijinho.
    manta de retalhos

    ResponderExcluir
  20. Olá flor!
    Ando numa fase de fazer pão!
    Adorei essa receitinha, com certeza é mais uma das tuas que eu aproveito, afinal amoooooooooooo teu pão de hamburguer, faço sempre.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  21. essa receitinha acho que andou pelos blogs alemaos, nao andou???? está na minha lista para fazer um dia destes ;-) sao bem práticos e ficaram bem bons, parabéns ;-))))

    ResponderExcluir
  22. Provavelmente várias blogueiros alemães também viram o post original desta receita, por causa da foto linda no Taste Spotting. Por que me falta tempo, fico mais concentrada na nossa blogosfera em Português e só vou espiar blogs em outros idiomas quando há eventos, como o World Bread Day, ou fotos no Taste Spotting. Aliás, estes sites eu recomendo à todos! :)
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin