domingo, 12 de outubro de 2008

Bolo simples e delicioso



Acho que não devo ser a única que tem um marido que não gosta de doces. Ele adora tudo o que cozinho, mas para os meus bolos e doces, não dá muita bola não. Descobri há tempos que o que mais gostava era de bolos bem simples, desses que todos nós temos receitas herdadas das nossas mães ou avós. Exatamente estes bolos nunca me me atraíram muito e por isso, querendo agradá-lo, fui buscar na internet a solução! :) Assim achei esta receita há alguns anos no Epicurius (não coloco o link, pois ela não existe mais online). Desta vez fiquei surpresa com o sabor e a textura da massa! Afinal de contas, gostei pela primeira vez de um bolo simples! Ele também é muito versátil, porque a massa aceita bem o acréscimo de frutas frescas ou secas. Eu já o fiz com passas ao rum, com sabor limão, laranja com pedacinhos de chocolate, frutas silvestres, amoras, etc. Ele se sai bem com tudo e faz sucesso na hora do chá não só com o marido. Desta vez, fiz a versão amêndoas. Fica muito bom!

BOLO SIMPLES E VERSÁTIL
Rendimento: 1 forma de bolo inglês de 25 cm ou 6 mini-formas para bolo inglês

Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
1/4(um quarto) de colher de chá de sal
115 gramas de manteiga, em temperatura ambiente
200 gramas de açúcar
2 ovos grandes(ou 3 médios)
200 ml de creme azedo*
gotas de essência de baunilha, ou sabor preferido**

*Misture 200 ml de creme de leite(natas) com 1 colher de chá de suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos antes de usar.

**Essências, cascas raladas de cítricos, frutinhas, etc.


Instruções:
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês de 25 cm(ou 6 mini-formas). Numa vasilha à parte, misture a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Agora, em outra vasilha, bata a manteiga até formar um creme. Acrescente o acúcar e os ovos, um a um. Adicione o creme azedo. Acrescente a essência de baunilha(quem quiser, aqui pode colocar os seu sabor, acrescentando casca e essências de limão, laranja, baunilha). Misture bem. Por fim, junte a mistura da farinha aos poucos e bata até formar um creme homogêneo e firme. Depois da massa pronta, misturar manualmente, se for o caso, as frutinhas ou passas. Despejar na forma e assar por 50 minutos, ou até o ficar dourado e o palito sair sequinho da massa.

PRÊMIO



Aí acima está o mimo que recebi da Axly! Obrigada pela homenagem e amizade! Fiquei muito honrada! Bem, eu nunca passei nenhum prêmio para ninguém, mas desta vez vou homenagear as pessoas que sempre deixam aqui comentários e que, por isso já se tornaram amigas. Desculpe-me se não comento regularmente nos blogs de vocês, mas é por falta de tempo mesmo. Quem não conhece estes blogs, passe por lá, pois são muito legais! As cinco pessoas homenageadas são:

Claudia
Manuela
Pão, Bolos e Cia
Nysa
Emília



21 comentários:

  1. Oi Andreas! Obrigada pelo comentário. A tapioca é diferente do beiju: enquanto a primeira é fina, peneirada principalmente, e pode conter recheios de qualquer espécie, doce ou salgado, o beiju, embora use também a mesma matéria prima(goma)é mais grosso e caroçudo, tem coco ralado e não leva recheio. Ambos são deliciosos, apesar de mudar, muito ou pouco, o sabor da tapioca para o beiju, dependendo do recheio usado na primeira.

    Já o cuscus é feito de farinha de milho pré-cozida, pelo menos em nossa região.

    Seu blog é ótimo!!! Amo suas receitas.

    Abraços do Brasil

    Ana Kaddja

    ResponderExcluir
  2. que lindo bolinho ,o simples ainda é o mais bonito parabéns amiga,jinhos grandes

    ResponderExcluir
  3. Oie flor^^
    Que bom que gostou do presentinho, afinal merece! Sempre postando coisas deliciosas e passando na minha Cozinha com todo seu carinho e gentileza.
    Delícia esse bolo, o maridão aqui também é meio enjoado com doces, assim, sempre tenho que fazer coisas mais simples e menos doces, esse homens!
    Mas a gente não vive sem eles né?! Fazer o que, huahuahuahuahuahua!
    Feliz dia das crianças^^
    Kisss!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo prémio.
    Não é preciso deixar comentário para se saber que se passa por lá.
    E mesmo que não se passe sempre, o tempo não estica, eu sei como é.

    Este bolo parece-me muito bom e gostei da susgestão dos mini-bolos ingleses, eu tenho uma forma destas mas raramente uso, vou retirar a receita para experimentar.

    Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo prémio! :)

    Em relação à abóbora, eu usei o tipo de abóbora mais comum aqui nos Açores, não sei se é igual à daí. De qualquer modo amanhã tiro foto a uma e depois mostro-lhe.

    ResponderExcluir
  6. ah, esquecia-me de comentar esse bolo. Deve ser óptimo. Os bolos que levam bicarbonato de sódio ficam muito fofos.

    Aqui em casa o sexo masculino também gosta de doces, mas não fica tão deliciado como eu.
    Por mim quanto mais cremes e mais calorias mais saboroso ihih
    Mas há que ter cuidado :(

    ResponderExcluir
  7. Andrea eu sou louca por bolos, mas meu marido tb não é super fã, embora ele coma um pouco. Ele prefere sobremesas do tipo creminho.
    Adoro bolos versáteis, pois podemos variar bastante. sem que ter uma receita especial para cada um.
    Muito obrigada pelo Mimo. Fiquei muito contente de ser lembrada por vc. Vou postar em seguida com certeza!
    Bjs e bom domingo! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Deia,
    Adorei esse bolo mais simples! Vou fazer com aquela essência de amêndoas q comprei! Lembra? Acho que vai ficar maravilhoso!!
    Depois te conto o resultado ;)
    Beijos.
    Dri.

    ResponderExcluir
  9. Bolo simples, mas maravilhoso! Delícia pra tomar com um cafézinho!

    Bjos, Glau

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea! O bolo ficou lindo, ao contrário do seu, meu marido é uma formiga rss!
    Obrigada pelo mimo!!
    Eu também queria ter um pouco mais de tempo para ficar navegando pelos blogs, essa semana fiquei feliz porque tivemos 3 dias de folga, daí deu para ficar um tempinho a mais na frente do pc! Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Deia, como sempre: Muito delicioso, perfeito para trabalho. Obrigado! :)

    beijos, abracos et aperto de mao :)

    ResponderExcluir
  12. Marido assim nao é sò exclusividade sua , nao!
    E tb o meu filho nao é nem um pouco chegado em doce...
    Mas a ala feminina(digo:eu, minha mae e minha filha), ao contrario, sempre gostamos de estimular os sintomas da TPM e os problemas da menopausa.Hihihi!
    E ja "roubei" a sua receitinha, ok?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. olha linda, obrigada pelo prémio
    ;-)fico muito honrada!!!essas forminhas sao lindas - adorei. também nao sou muito fa desses bolos, pois acabam por endurecer cá por casa, pois ninguém gosta muito. com creme azededo tu queres dizer sauere sahne ou quark??? beijocas

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Obrigada a todos pelos comentários!

    Dri: foi exatamente o que fiz: usei a essência de amêndoas e finalizei com as lâminas.

    Nysa: Este bolo não fica nem seco nem duro. Fica ótimo por vários dias, mas claro que fresco é melhor. A receita é americana e pede pelo sour cream, ou seja, saure sahne. Na maioria das vezes porém, uso o creme de leite normal, porque sempre tenho em casa e acho o resultado mais "molhadinho".
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Já coloquei no meu blog a foto com o tipo de abóbora que usei :)

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Foi a primeira vez que visitei o seu blog e adorei as suas receitas, vou linkar o seu site ao meu e convido-a a visitar o meu que talvez encontre também alguma coisa do seu agrado.
    Bjs de Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Andréa Domingas! Mesmo as suas receitas fáceis são difíceis pra mim...mas eu não desisto não, um dia ainda vou ter o gosto de levar uma receita sua no meu forno, me aguarde...

    Amo passar por aqui

    ResponderExcluir
  19. Oi andrea..
    Já tou como o seu marido, pra mim bolos também são os mais simples.. Este me pareceu delicioso :)
    Parabéns pelo blog, vou voltar de certo :)
    bjinhus

    ResponderExcluir
  20. Oi Andrea!! adoro seu blog...está nos meus favoritos,pois tem várias receitas deliciosas...esses bolinhos ficaram lindos e com uma aparência graciosa...adorei sua forma...onde será que posso encontrá-las no Brasil? eu queroooo...
    bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  21. amiga..fiz essa sua receita de bolo..que amei!!!maravilha de massa!!!bjus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin