sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Parece mágica: manteiga caseira!


Este post complementa um pouco o anterior, enaltecendo a manteiga! :) Mas para falar a verdade, houve uma certa coincidência; há algumas semanas encontrei por acaso a receita no blog Miche Mâche e "viajei" literalmente, ao passado. Alguns de vocês podem ser felizardos de terem acesso à manteiga fresca, mas eu, nascida de criada na cidade do Rio de Janeiro, nunca tinha ouvido falar na tal. Até um dia, quando tive a oportunidade de passar um fim-de-semana numa fazenda fora do Rio. Foi lá que provei no café da manhã, pela primeira vez, manteiga fresca! Confesso que nem quis colocar mais nada no pão, que também era fresquíssimo. Nunca mais me esqueci daquele sabor! Daí, quando encontrei esta receita, primeiramente planejei fazê-la imediatamente, mas resolvi esperar uma oportunidade para que mais pessoas também a provassem. E este será o presente que vou levar para um jantar amanhã!

Vou descrever como fiz (vale a pena dobrar a receita!)e vai o meu incentivo para os iniciantes tentarem, pois é muito fácil! Além disso, você também tem como sobra da receita o leitelho(buttermilk), que é um ingrediente muito popular nas receitas americanas de waffles, bolos de chocolate, scones, etc. Então mãos à massa! Assim, esta receita vale por duas e vai não só incrementar o seu café-da-manhã(pequeno almoço), como também o brunch, chá ou café da tarde!

MANTEIGA CASEIRA
Rendimento: 200g de manteiga e 400ml de leitelho(buttermilk)
Tempo de descanso: 18 horas


Ingredientes:
O certo seria usar o creme de leite(natas) com culturas, mas como é muito difícil de conseguir, temos que fazê-lo da seguinte maneira:

600 ml de creme de leite fresco (natas frescas)
75 ml de iogurte natural(usei orgânico)


Instruções:
Misture os dois ingredientes numa vasilha, cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 18 horas(acho que quem mora em lugares quentes deve deixar a mistura na geladeira mesmo, ou diminuir o tempo de descanso). Depois do tempo de descanso, a mistura vai estar mais grossa. Leve-a para gelar no mínimo 1 hora.

Quando a mistura estiver gelada, bata com a batedeira, com a vasilha coberta para não espirrar, numa velocidade média e depois quando engrossar, alta, até que o creme se divida em parte sólida e líquida. Escorra o líquido e reserve, pois este é o leitelho(buttermilk). Já a parte sólida deve ser lavada da seguinte maneira: coloque água por cima da manteiga e bata novamente(eu usei o acessório para pão, para amassar a manteiga). Depois de um certo tempo notará que a água está esbranquiçada. Escorra esta água. Repita a operação até que a água saia límpida. Isso é necessário para prolongar a vida útil da manteiga, evitando que mofe. Quando a lavagem estiver pronta, tempere com sal a gosto. Agora leve à geladeira numa vasilha com tampa! Coloque em temperatura ambiente um pouco antes de usá-la.

Dica: você também pode colocar outros sabores na manteiga ao seu gosto, como por exemplo, tomates secos e manjericão fresco, alho e salsinha, etc.


13 comentários:

  1. muito delicios! obrigado! :D

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre faz em casa,é muito gostosa e se fazer uma fornada de pão caseiro,fica melhor ainda....delícia.........Maravilhoso fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi Deia,
    Também comi manteiga fresca em Minas e fiquei louca!! O gosto parece de queijo...
    Vou tentar fazer ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea, prazer te conhecer. Descobri seu blog agora, visitanto o Beto lá no Receitas Passo-a-Passo. Domingas, viajei seu blog inteiro, dessa atual postagem de manteiga até a 1.a que você postou. Amei. Tem coisa que vou fazer do seu blog. Ai te aviso que vou postar com minha foto no meu blog e registrar os seus merecidos créditos. Obrigadão pelo seu blog. Não resisti, coloquei um link do seu blog na minha pagina. Beijo aqui de Contagem - MG

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa receita, Andrea.
    Não conhecia, minha mãe sempre disse que quando era pequena faziam manteiga, ela morava em sítio.
    Mas nunca fizemos em casa, agora não tem mais desculpa né^^
    Kisss!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea! Que receita boa, nunca imaginei que levasse iogurte! Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Bela manteiga :)

    Por aqui temos manteiga de muito boa qualidade, daí não haver necessidade de fazê-la em casa. O processo todo ainda demora um bocadinho, mas acredito que vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Olá Andréa,

    Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

    Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

    Te esperamos por lá.

    Bjkas

    Glau, Renata e Rita Palita

    ResponderExcluir
  9. Ah manteiga...Quantos quilos a La Motte da President já me deu!

    ResponderExcluir
  10. que espectáculo... afinal, nao é tao difícil fazer manteiga. ;-)

    ResponderExcluir
  11. Que máximo! Não fazia ideia de como fazer manteiga! Adoro manteigas de ervas... hhhuuummmm

    ResponderExcluir
  12. Manteiga caseira tem gosto de infancia...minha mãe fazia no sitio e é tudo...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin