sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Experimentando com margarina


Já nem me lembro quando foi o última vez que fiz um bolo com margarina! Sempre uso manteiga e tenho duas boas razões para isso: o sabor fica incrivelmente melhor e a manteiga evita o endurecimento da massa. Aí vem alguém me lembrar das gorduras-trans! Não fico pensando nisso quando se trata de comer uma fatia de bolo! Vamos cuidar da saúde, mas sem esterias, não é mesmo?

Bem, por algum motivo ainda desconhecido, compramos margarina demais. Foi algum mal entendido na nossa lista de compras, com certeza, porque a margarina tem pouco uso aqui em casa. O que fazer com tanta margarina, minha gente? Então lembrei-me que tinha uma receita de bolo que estava há tempos querendo experimentar, porque ela me pareceu muito prática, e que levava margarina como ingrediente. Normalmente substituo, mas não desta vez! O resultado foi muito bom, mas tenho que confessar, que o farei novamente com a manteiga, pois o sabor é simplesmente melhor, não há como negar! O bolo rende bastante e não posso esquecer de citar aqui o lado prático da receita: leva purê de maçãs(Apfelmuss/Applesauce), ao invés de frutas! Encontro-o nos supermercados, em vidros de vários tamanhos, com preço bem acessível. Gosto muito e por isso sempre tenho um vidro em casa. O purê também pode ser caseiro, naturalmente, na versão gourmet do bolo! ;-)

BOLO DE PURÊ DE MAÇÃS COM STREUSEL
(Apfelmusskuchen)
Rendimento: forma redonda de 26 cm

Ingredientes para a massa:
250 gramas farinha de trigo
130 gramas de açúcar
160 gramas de margarina, em temperatura ambiente
2 ovos
2 colheres de chá de fermento para bolos
gotas de baunilha ou açúcar baunilhado à gosto
500 gramas de purê de maçãs (aprox.)*

*Quem quiser, pode misturar ao purê, especiarias, baunilha, ou até pedacinhos de fruta. Eu só coloquei um pouquinho de canela.


Streusel:
200 gramas de farinha de trigo
140 gramas de açúcar
140 gramas de margarina gelada

Instruções:
Primeiro faça o Streusel(pronuncia-se Stróizel), misturando os três ingredientes, formando uma massinha. Reserve-a na geladeira. Pré-aqueça o forno a 180ºC e proceda com a massa como sempre: bata os ovos com o açúcar até obter um creme, acrescente os ovos um a um e por fim misture a farinha(que já vai estar com o fermento). A massa ficará bem dura, mas está certo. Agora espalhe a massa, com a ajuda de uma espátula, no fundo da forma untada e enfarinhada. Distribua o purê uniformemente por cima da massa. Com a ponta dos dedos, vai pegando "montinhos" da massa do Streusel e vai cobrindo a massa. Vá sobrepondo os "montinhos" irregularmente, deixando pequeninos espaços para dar a aparência acima. Asse por cerca de 50 minutos, ou até ficar bem coradinho por cima. Bom apetite!


10 comentários:

  1. Ai ai...pena que não estou aí pra dar uma bocada nesse bolo!!!
    Parece fofinho e saboroso.
    Beijocas.
    Dri.

    ResponderExcluir
  2. Eu também prefiro a manteiga. Então a dos Açores é uma de-lí-cia! O pior são as calorias no fim, mas o sabor não tem comparação :) Nunca fiz nenhum bolo com puré de maçã, deve ficar muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Tem um ar delicioso, e gosto muito de bolos e tartes com maça. Costumo fazer um doce ligeiro em que coloco em tacinhas puré de maçã sem açúcar e por cima uma camada de um creme de baunilha. Fica muito bom o contraste da maça sem açúcar com o doce mais doce.

    ResponderExcluir
  4. Olá,prazer...............estou aki conhecendo seu blog,abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninaaaaaaaa... que lindo que fica!
    Acho que mamãe ia adora^^ fica com carinha de cuca... e mamãe adooooooooora cuca!
    Tá na lista, com certeza.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  6. Tá bom, também prefiro manteiga
    . mas depois de feito e bem feito como o seu, fica igual.
    Parece mujito bom!

    ResponderExcluir
  7. logico que tambem prefiro a manteiga..o bolo tem outra textura..tem cremosidade que a maragarina não dá..com toda razão..mas..êsse bolo seu tá demias....como queria só um pedacinho..bjus

    ResponderExcluir
  8. Vim agradecer sua visita e palavras no meu blog.
    Já tenho instalado o contador e na verdade, aquele foi mesmo um desabafo.
    Eu só quero é ser feliz agora. :)
    Beijinho e volte sempre, viu?

    ResponderExcluir
  9. Wow, this cake looks delicious and the crumble on top is so tempting!

    ResponderExcluir
  10. pois eu também prefiro manteiga para bolos e para barrar pao. às vezes quando faco bolos misturo manteiga com margarina, o que também ainda sabe bem. o aspecto do bolo está bom e nao se nota que foi feito com margarina. beijocas ;-)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin