domingo, 3 de agosto de 2008

Tarte de Côco e Banana



Estou entusiasmada para dividir com vocês aqui esta receita, que é muito gostosa! Na semana passada vi e comprei espontaneamente, uma forma para tartes, daquelas bem rasas, sem o fundo removível. Claro que eu queria logo usá-la e fui à cata de receitas interessantes, primeiramente nos meus livros. Ando com pena deles, pobres, pois estão um pouco sem uso devido à grande diversidade de receitas existentes na internet, como vocês todos bem sabem... Bom, não achei algo que procurava, principalmente pois estava querendo usar ingredientes que eu já tivesse em casa. Resolvi então dar uma olhadinha na internet... e olha o que achei lá no site do Epicurius! Nós todos já conhecemos esta combinação de banana e côco em bolos, mas em uma tarte? Eu nunca tinha visto! A receita original era para 6 mini-tartes, mas deu certinho para a minha forma. Ao assar, o cheirinho delicioso que se espalha pela casa é uma promessa, que não os decepcionará assim que vocês provarem uma fatia! Também achei a apresentação da tarte bonita e elegante. Com certeza vou fazê-la mais vezes! Na parte das intruções, estou descrevendo como fiz, porque não gostei da explicação do texto original e, mesmo que pareça ser uma instrução longa, a tarte é muito fácil e relativamente rápida de se preparar.

TARTE DE CÔCO E BANANA
Rendimento: 6 mini-tartes ou 1 tarte de 28 cm

Ingredientes para a massa:(xícara = 200 ml)
1 e ¼ de xícara de farinha de trigo
1/3(um terço) de xícara de côco desidratado*
3 colheres de açúcar
¼ de colher de chá de sal
115 gramas de manteiga gelada, cortada em cubinhos
2 colheres de sopa de água gelada
1 colher de chá de extrato de baunilha, ou à gosto
Recheio:
1 e 1/3 de xícara de côco desidratado
3 bananas maduras, mas ainda durinhas
200 ml de creme de leite(natas)
¾ xícara de açúcar

*A receita original pedia o côco desidratado já adoçado, mas como eu não encontro aqui, usei o comum. Na minha opinião ficou ótimo, mas aconselho aos que gostam de doces muito doces, acrescentar ao côco uma colher de sopa de açúcar.

Instruções:
Faça a massa, juntando todos os ingredientes secos e por último, a manteiga em cubinhos. Misture até que fique como um farelo. Por fim acrescente a água gelada, colher por colher. Se for necessário adicione mais água, até formar uma massa homogênea. Forre a(s) forma(s), distribuindo a massa com os dedos (se a massa estiver muito mole, leve uns minutos á geladeira).Envolva a parte de cima da forma no filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo de 30 minutos. A massa também pode ser preparada no dia anterior.
Antes de tirar a massa da geladeira, pré aqueça o forno à 180ºC. Agora fure a massa com as pontas do garfo, em todas as direções e envolva toda a massa, fundo e lados com o papel alumínio. Pressione um pouco para que grude. Pode também pular este método, mas essa medida evitará que a massa se deforme. Asse por cerca de 15minutos, depois sem o papel alumínio por cerca de 10 minutos ou até ficar um pouco dourada, mas sem exageros.
Tire a massa do forno e reserve. Enquanto isso, descasque as bananas e corte-as em rodelas bem finas. Envolva as rodelas no côco e arrume-as no fundo da tarte. Por último, distribua o côco restante por cima(sobra bastante para cobrir). Reserve. Numa panela, leve o creme de leite(natas) e o açúcar para ferver. Retire do fogo e distribua o líquido por cima da tarte. Leve ao forno à 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até o côco ficar bem dourado. Sirva fria ou gelada. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Andrea, adorei ter coco na massa.uau!

    ResponderExcluir
  2. tem ar de ser deliciosa a tarte e adoro tarte de banana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por partilhar esta receita de tarte, que é uma ideia deliciosa!

    ResponderExcluir
  4. Parece uma delícia mesmo Andrea!
    Eu ainda não tinha visto esta combinação, nem em bolos.
    Estou louca para comprar uma forma destas para tartes. Acho lindas!
    Bjs :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin