domingo, 10 de agosto de 2008

Barrinhas Friand da Valentina


Hoje me deu uma "coisa" e resolvi limpar o meu congelador! Loucura fazer isso logo num domingo, não é? Bem, eu estava juntando umas claras e tinha exatamente 4 já guardadinhas e por isso fui buscar nas receitas que já tinha anotado, algo delicioso para fazer com elas. Essas Barrinhas Friand do site Trem Bom me pareceram perfeitas. No entanto não havia amêndoas moídas em casa... eu acabei substituindo-as por marzipão e cortando um pouco da quantidade da manteiga. Usei ameixas que tinha sobrando na geladeira e o bolo ficou realmente delicioso, com o contraste da massa doce e o azedinho da ameixa! Só tive um problema, pois este foi a primeira vez que fiz Friand: apesar de usar a temperatura certa, a massa escureceu muito rápidamente, ainda quando estava mole. Cobri com papel alumínio para salvar e ajudou muito. Vou repetir a receita com certeza assim que tiver mais claras no congelador! ;-)

BARRINHA FRIAND DE AMEIXA

Ingredientes:
4 claras
100g manteiga sem sal – derretida
1 colher de sopa(15ml) de leite
½ colher de chá(2.5ml) de extrato de baunilha
1 xícara(125g) de amêndoas moídas - peneiradas
1 xícara(160g) de açúcar de confeiteiro - peneirado
1/3 xícara(50g) de farinha de trigo com fermento - peneirada*
2/3 xícara(100g) de ameixas picadas , sem caroços, ou outra frutinha(pode ser congelada)


* usei farinha comum e acrescentei 1/4 (um quarto) de colher de chá de fermento

Instruções:
Pre-aqueça o forno – 160ºC. Unte uma forma retangular de19cm x 29cm e forre com papel manteiga.

Num recipiente, misture a farinha, as amêndoas e o açúcar. Reserve. Derreta a manteiga e reserve. Enquanto isso, bata as claras até que fiquem virem espuma, sem que endureçam. Numa velocidade baixa, ou com o fouet, misture os ingredientes secos delicadamente às claras depois acrescente a baunilha e o leite. Por fim, misture a manteiga derretida. Despeje no tabuleiro preparado e por útimo junte as frutas. Leve ao forno e faça o teste do palito. Eu assei por cerca de 25 minutos mas cada forno é diferente.

8 comentários:

  1. Que bom que gostastes. Gostei de ver como adaptastes com os ingredientes que tinhas em casa. Quanto à temperatura do fogão, tens um termometro de forno? Esta é a melhor forma de se ver a temperatura do forno.

    ResponderExcluir
  2. Oi Valentina!
    Nunca tive problemas com o meu forno até agora, mas realmente fui surpreendida desta vez! A idéia de usar um termômetro de forno é muito boa! Vi em algum lugar aqui por perto e vou comprar sim.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo! E parece muito gostoso. Eu adoro ameixas.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia,
    ADOREI! Ingredientes simples e uma receita gostosa...
    A próxima quero participar... :)
    Até.

    ResponderExcluir
  5. Olá moçaaaaaaaaa... antes de mais nada, teu pãozinho de hambúrguer fez O sucesso aqui em casa ontem, deliciosooooooooooo, tanto que postei no meu blog! Espero que me dê essa licença^^
    Esse teu friand, ficou de dar água na boca menina!
    Confesso que nunca fiz, mas sempre namoro umas receitas por ai.
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  6. Que delicia ,estas mãos mágicas merecem anuncios!!

    ResponderExcluir
  7. Andréa que blog legal, que massa, estava na verdade navegando procurando uma foto de pão doce (se encontrasse aqui claro que iria antes te pedir para usar), mas acabei "me distraindo" com seu blog, que bacana...
    Vou voltar e passear mais por aqui, quem sabe eu não me aventure por suas receitas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

    Vamos lá!

    www.maonamassablogue.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin