terça-feira, 1 de julho de 2008

Pizza Caseira



Olá aos visitantes, amigos blogueiros, amigos e família! Estou com pouco tempo no momento e por isso não tenho feito visitas e comentários nos blogs de vocês! Se eu fiz um bolo neste úlitmo fim.-de-semana? Claro! Ah, mas sabem quando uma receita nova decepciona e nem dá vontade de mostrar ou servir a ninguém? Pois eu fiz um bolo que o resultado não me agradou e eu não iria apresentar algo aqui que não gostei, não é? No entanto, para a minha sorte, fiz também outras coisas e estas ficaram gostosas, ainda bem! Uma das receitas vou dividir com vocês!

No passado, nós aqui em casa gostávamos de ir à pizzarias, mas já não somos mais clientes destes restaurantes há tempos! Pizza congelada aqui na Alemanha faz maior sucesso e é incrível o número de marcas e dos sabores encontrados nos supermercados, mas eu passo longe por esta seção! :) Desde que descobri há muitos anos atrás esta receita para a massa, faço sempre a pizza caseira, inclusive para receber amigos, com sucesso! Não estranhem as medidas da receita, que estão fora do padrão, pois eu as adaptei de medidas americanas. A receita original resulta em duas pizzas e ficaria difícil dividí-la, para quem não tem o copo medidor americano! O interessante aqui, é que a massa praticamente não descansa, só um pouquinho, enquanto você preprara um delicioso molho de tomates caseiro, e por isso, pode ser feita espontaneamente! Só se deve tomar um cuidado especial ao assá-la, porque não há uma temperatura certa pra todos os fornos. Só a experiência de cada um com o próprio forno vai aprimorar o resultado da pizza. Também tomar cuidado para não assar em forno muito quente ou passar do ponto, assim evitará que a massa fique seca ou dura. Claro, outro segredo é usar produtos frescos e de qualidade. Se seguirem estas poucas dicas, não há como falhar!


MASSA PARA PIZZA:
Rendimento: 1 pizza grande (mais ou menos 35 cm de diâmetro)

Ingredientes:(usar copo medidor em mililitros)
- +/- 350 ml de farinha de trigo (e mais um pouco para dar o ponto e polvilhar)
- 2 e 1/2 col. de chá de fermento para pães desidratado/ ou 15 g. de fermento fresco
- 150 ml de água morna
- 1/2(meia) col. de sopa rasa de açúcar
- 1 e 1/2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1/2(meia) col. de chá de sal

Intruções:
Na vasilha da batedeira, coloque a água, o fermento e o açúcar e deixe dissolver por cerca de 2 minutos. Adicione o sal e o azeite. Comece agora a bater com o garfo(acessório) para pães e adicione de uma vez a farinha de trigo. Misture bem, até formar uma massa homogênea. A massa normalmente fica um pouco mole, por isso adicione aos poucos 1 colher de farinha de trigo e incopore. Repita a operação, até a massa desgrudar do fundo da vasilha, mas não exagere, pois a massa tem que estar ainda bem leve e macia. Reserve.

Enquanto isso, faça um molho de tomates(se usar molho pronto, deixe a massa descansar por 20 minutos). Pode-se usar tomates frescos ou em lata. Frite no azeite um pouco de cebola, alho, adicione os tomates e deixe ficar bem encorpado (pode usar um pouco de massa de tomates para encorpar). Coloque um pouco de açúcar, para quebrar a acidez, e depois prove o sal. Por fim, adicione as suas ervas preferidas (manjericão, orégano, etc). Reserve.

Pré-aqueça o forno à 160ºC (atenção, pois a temperatura poderá variar de forno para forno). Agora abra a massa num tabuleiro bem grande untado com azeite/óleo e farinha de milho, ou simplesmente cubra com papel manteiga (quem usar a base de pedra para a pizza, siga as intruções de uso).

Como eu abro a massa: segure a massa no ar, com as duas mãos rodando um pouco pelas pontas até formar um disco, médio. Coloque-a no tabuleiro e vá abrindo delicadamente com as mãos, apalpando a massa de dentro para fora, formando um círculo de cerca de 35 cm de diâmetro. Ficará uma expessura fina, mas irá crescer quando assada. Agora, com o dedo indicador, pressione mais ou menos 1 cm de distância da borda, em todo o redor, formando quase um "canal"(veja foto). Esse "canal" impedirá que o molho escorra. Pronto! Agora é só espalhar o molho de tomates, bastante queijo (cerca de 200 gramas) e os ingredientes da sua preferência! Assar por cerca(!) de 20 minutos, ou até o queijo, borbulhar(inclusive no centro) e ficar coradinho. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Wow... que aspecto !!! Parabens!!

    Registe-se gratis e ganhe prémios no novo portal de blogs culinários em www.paracozinhar.com !

    ResponderExcluir
  2. pizza é sempre um prato bem vindo na minha casa... quase sempre ao sábado é pizza para o jantar.
    a tua ficou com um aspecto de babar!

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PRA VC...
    NESTA DATA QUERIDA...MUITAS FELICIDADES...
    MUITOS ANOS DE VIDA!!!!!

    DEIA, TUDO DE BOM PRA VC NESTE DIA TÃO ESPECIAL!!

    DRICA,MAMY E PINGUIM!!

    ResponderExcluir
  4. Ando querendo uma pizza, fiquei inspirada com a tua.
    Que linda que ficou!
    Agora quanto a receitas que não dão certo, eu sei, é um pesadelo. Dá vontade de jogar tudo fora, hahahahah...
    Kisss^^

    ResponderExcluir
  5. Ficou com uma cara ótima! Eu sou louca por pizzas e sempre faço no final de semana, pois não resisto!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. tua pizza ficou um show!
    eu adoro pizza mas agora estou subsituindo a farinha de trigo por arroz e ficou gostosa tambem.
    beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin