domingo, 13 de julho de 2008

Gougère Emmentalois da Nysa


-->Hoje fiz uma receita deliciosa que vi aqui, no Café da Nysa há algumas semanas! Nunca tinha comido Gougère e me pareceu tão apetitoso, que não resisti em testá-lo aqui em casa! Na minha opinião, ele ficaria perfeito para levar para uma festinha, como petisco, ou para uma entrada com saladinha verde! O Gougère é um pouco „pesado“, por isso, tente fazê-lo quando a temperatura estiver mais amena, apesar de que se considerarmos que no Rio come-se Feijoada até no Verão... Adorei o resultado e no futuro farei só algumas modificações: passarei as gemas por uma peneira(para tirar um pouco o gosto de ovos), temperarei mais com sal e pimenta, pois o Emmentaler é um queijo que tem pouquíssimo sal). Ah, tive a idéia de polvilhar com Ervas da Provença e ficou tão gostoso não conseguíamos parar de comer! Um grande beijo e boa semana para todos!

GOUGÈRE EMMENTALOIS
Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes:
75 gr. de manteiga
200ml de água
1/2(meia) colher de chá de sal (colocarei mais)
noz moscada
200 g de farinha de trigo
4 ovos
150 gr. de queijo Emmentaler ou Greyerzer
Ervas da Provença(adicionei por minha conta)*
*Ervas da Provença é uma mistura de ervas composta por Rosmarino, Lavanda, Salvia(?) e Tomilho. Por favor, me corrijam se eu estiver errada, está bem?
Instruções:
Colocar uma panela com a água, o sal e a manteiga para ferver e tempera-se à gosto(eu colocaria mais sal e pimenta-do-reino) com a noz-moscada. Adiciona-se depois a farinha peneirada de uma vez e, com uma colher de pau, vai mexendo até que a massa se despregue do fundo da panela(só leva alguns minutos).

Tira-se a panela do fogo(eu deixei a massa esfriar um pouco) e junta-se os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição, antes de se pôr o próximo. O último ovo abre-se à parte e mexe-se um pouco para a gema e a clara se misturarem. Desse ovo só se põe tanto quanto for necessário para que a massa não fique muito líquida(eu adicionei o ovo todo). Cora-te o queijo em quadradinhos e mistura-se metade com a massa. A massa precisa agora descansar na geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloca-se um recipiente com um pouco de água quente no fundo do forno. Unta-se um tabuleiro redondo com manteiga(usei um sem o burado, com 22 cm) e polvilhado de farinha (ou simplesmente forrado com papel vegetal). Coloque a massa no tabuleiro e espalhe, dando forma, com a ajuda das costas de uma colher molhada. Cubra com os restantes cubos do queijo, salpique as ervas e asse por cerca de 25 a 30 minutos, ou até ficar bem coradinho.

9 comentários:

  1. k maravilha,receitinha da nossa nysa é garantida...jinhos

    ResponderExcluir
  2. uuuuuuuu, gostei da sugestão, já a tinha visto mas não me lembrava onde, ainda bem que a fizeste pois assim posso anotar a receita.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá, Andrea! Adorei o seu blog, já dei uma passeada pelos arquivos e me encantei com tantas receitas maravilhosas e diferentes! Vou virar freguesa, rs. :D

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que gostaste ;-) fico contente por isso! boa ideia a das ervas da provence ;-) beijocas

    ResponderExcluir
  5. Vim atraves do portal!Adores seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Parece delicioso! Ficou apetitoso sem dúvida.
    Eu nunca utilizei as Ervas de Provence e tenho curiosidade de conhecer. Parecem muito elegantes!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. já havia suspirado por lá...agora nao foi diferente!! está linda! bjs

    ResponderExcluir
  8. Deia, que receita apetitosa!!!
    Deu água de boca!!! Que vontade de provar um pedacinho.... :)

    Beijos. Dri.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia não deve ser hein!
    Fiquei curiosa também, adoro queijo!!!
    Kisss^^

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin