domingo, 27 de julho de 2008

BIFTEKI - Bolinhos Gregos Recheados


-->„Ah, finalmente um prato principal“ _ vocês devem estar pensando com certeza! Pois é, parece incrível, mas não fiz nenhum doce ou bolo neste fim-de-semana! O tempo está muito quente e abafado, por isso decidimos comer frutas e comprar um sorvete gostoso e só. Bem, nestes dias de calor, o melhor é fazer uma comidinha rápida, mas que tenha uma aparência caprichada de prato de fim-de-semana e o Bifteki é um destes pratos fáceis e saborosos. O Bifteki são bolinhos de carne fritos, de formato alongado, com recheio de queijo Feta. O segredo do sabor maravilhoso está na mistura dos temperos que a carne leva(na foto acima, cortei o bolinho no meio, para que o recheio aparecesse), que combina com o sabor picante do queijo. Servi com arroz branco, Tzaziki (dip de iogurte grego) e tomates-cereja. Mas ele na verdade é servido com salada e pão. Para quem quiser uma receita de Tzaziki, a Chris to From our Home to yours, postou um há tempos aqui. Eu comprei o meu pronto. Aconselho, quem não tiver acesso ao iogurte grego, substituí-lo por queijo Quark. Eu faço esta receita do Bifteki já faz tempo e consegui até impressionar a minha cunhada, que com frequência passa férias na Grécia! Estou certa de que vocês vão gostar!

BIFTEKI
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
500 gr. de carne de boi moída, de boa qualidade
2 ovos
1 col. de chá de orégano(uso desidratado)
1 col. de sopa (cheia) de queijo parmesão ralado
1 col. de sopa (rasa) de pimenta da jamaica moída
3 col. de sopa de farinha de rosca
2 col. de sopa de leite
sal e pimenta à gosto
Recheio:
150 gr. de queijo Feta*
*quem não encontrar o queijo Feta, pode usar um queijo tipo Minas e ou queijo curado.
Instruções:
Misture todos os ingredientes para a massa. Deixe descansar por 20 minutos, para apurar os saborores. Divida a massa em porções e molde primeiramente em formato de disco achatado, de mais ou menos 1 cm de espessura. Eu divido normalmente em 6 porções menores, porque fica mais fácil de fritar, mas vocês podem dividír a massa em 4 porções, se quiserem. Divida o queijo de acordo com o número de porções, coloque os pedacos no meio do disco de carne , dobre-o e feche os lados. Ficarão com um formato alongado como Quibes grandes. Frite em pouco óleo, sempre virando(podem também grelhar como churrasco), até que fique cozido por dentro e crocante por fora. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Oi Deia,
    Aqui no Brasil chamamos esse bolinho de Rocambole de Carne. Realmente é muito fácil e todos adoram!!
    Beijos. Dri

    ResponderExcluir
  2. Aqui deixo o meu protesto:VOCE QUER ME MATAR DE VONTADE DE COMER ESTA MARAVILHA?

    ResponderExcluir
  3. Parece tão gostoso, me lembra os rocamboles de carne que minha mãe fazia! :D

    ResponderExcluir
  4. Estes bolinhos de carne recheados estão com ar de serem deliciosos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Andrea, fiquei aguada para experimentar estes bolinhos! Devem ser muito saborosos por conta dos temperos e recheado de queijo feta... hummm! perdição total!
    Sobre o empadão de palmito, acho que com aspargos em conserva também deve ficar show e muito mais chique, querida! Só que como são bem mais macios, talvez seja melhor acrescentar no refogadinho só no final para que não se desmanchem! Mas vc pode usar outro tipo de recheio de sua preferência como frango desfiado, camarões...
    Espero ter ajudado!
    Beijos e voltarei mais vezes no seu cantinho! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visitinha, volte sempre.
    Esses bolinhos me parecem deliciosos e os acompanhamentos também!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tudo bem com você?
    Que delícia de receita é uma maravilha.

    Você está de parabéns.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea!

    Obrigada por visitar meu blog.

    Muito sucesso para seu blog também.

    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin