Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Pão para hamburger facílimo!



Eu não vou há tempos a restaurantes fast-food! Não gosto, pois a comida não tem gosto de nada! Anos atrás, tentando relembrar o passado, resolvemos fazer aqui em casa um fast-food caseiro e gourmet. :-) Queríamos ter tudo bem fresquinho, incluindo o pão. Fui procurar na internet e achei várias receitas, mas esta me pareceu a mais simpática. Já nem me lembro onde a encontrei, pois a anotei num pedaço de papel. Lembro- me então, que mais tarde converti as medidas americanas para facilitar. A receita foi um sucesso já na primeira tentativa! Desde então, esta é a receita que uso para hamburgers. Até criança faz este pão! Experimente!


PÃO PARA HAMBURGER
Rendimento: 6 pães grandes/7 médios

Ingredientes:
450 gr. de farinha de trigo - separada
3 e 1/2 col de chá(rasa) de fermento para pães em pó*
150 ml de leite
100 ml de água
75 ml de óleo
2 col. de sopa(rasa) de açúcar
1 col. de chá(rasa) de sal

*Para quem quiser utilizar fermento fresco: fiz uns cálculos e acho que corresponderia a 15 gramas de fermento fresco. Inicie a receita de maneira diferende. O melhor seria fazer um montinho com os 250gr de farinha e no meio cavar um buraco. Ali esfarela-se o fermento fresco com um pouquinho da mistura dos líquidos, mornos. Deixe descansar por 10 minutos, para formar bolhas. Daí por diante siga o procedimento normal. Nunca fiz com fermento fresco, portanto não posso garantir 100% o resultado, mas acho que não haverá problemas.

Instruções:

Num vasilhame, misture 250 gramas de farinha, o fermento e o sal. Reserve. Numa outra tijela, misture o leite, o óleo, o açúcar e a água. Leve-os para amornar no microondas(ou esquente no fogão). Não esquente muito, para não estragar o fermento! A temperatura deve ser tépida. Agora junte o líquido de uma vez sobre a mistura da farinha e misture usando um acessório para pão da batedeira, formando uma massa mole. Quando a massa estiver homogênea, misture o resto da farinha e "bata" até formar uma massa lisa e macia e que não gruda mais nas mãos. Se precisar, junte um pouquinho mais de farinha. Deixe descansar por 10 minutos.

Divida a massa em 6 porções e forme os pães, colocando as bordas para baixo e centro, formando um disco achatado. Coloque os pães bem separados, num tabuleiro forrado com papel manteiga e deixe este num lugar sem correntes de ar(eu coloco dentro do forno frio). Deixe descansar por 1 hora.

Tire os pães do forno(se for o caso)! Pré-aqueça o seu forno a 180ºC. Asse os pães por 20 minutos, ou até ficarem dourados.



35 comentários:

  1. Primero - sheo com hamburger! :D
    Parabens, muito delicioso como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou retribuindo sua visita e quando fizer o rocambole me avisa tá? Beijos e seu blog é uma gracinha...adorei o pão.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita. Costumamos fazer hamburguer aqui em casa, mas sempre com pão de compra. Já anotei a sua receita para uma próxima vez, pois parece bem fácil e rápida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Andrea q maravilha esse pão..realmente é mto facil...sempre faço hamburs em casa...tenho q faezr os paes tbm!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Andrea,

    Quanto à pergunta sobre o cardamomo, vc usa a seu gosto (há pessoas que gostam mais e outras que gostam menos). É como eu digo na receita, vc usa umas 8 ou 10 vagens e abre-as para soltar as sementinhas que estão no interior.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Domingas, seu pão saiu lindo!
    A receita é muito facil, mas aqui temos só fermento em tabletes... agora fiquei a pensar qual a quantidade correta.
    O fermento em pó é usado para bolos já que é quimico.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dez gramas de fermento biológico seco (granulado, não em pó)correspondem a trinta gramas do fermento biológico fresco, nas receitas com fermento fresco, se quizer usar o seco, é só dividir a quantidade por 3.

      Excluir
    2. bom dia, existe tbem em atacadistas que vende fermento biológico instantâneo seco, caso não encontre em sua cidade calcule assim a quantidade do fermento fresco divide por 3 pois o seco é 3 vezes a quantidade do fresco, em uma receita estiver fermento seco exemplo 15 gramas vc itilizará 45 grama de fermento biológico fresco ok

      Excluir
  7. O pão ficou lindo! Adorei a receita! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas visitas!

    Nana: o fermento em pó para pães que utilizei,segundo a minha irmã, já existe no Brasil. Já que para você fica mais fácil o fermento fresco, fiz um cálculo aqui e acho que daria mais ou menos 15 gramas. Vou adicionar a informação ao post. Obrigada por perguntar!

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Deia,
    Realmente parece ser fácil e....delicioso!!! Uma dica legal é ja assá-lo com recheio!! Fica um espetáculo!!!!!!!

    Mil Beijos!!! Dri.

    ResponderExcluir
  10. Menina, ameeeeeeeeeeeei esse pão!
    E como já disse em muitos lugares, eu não me dou muito bem com pães, a não ser para comê-los, claro^^
    Mas eu te juro que vou tentar fazer essa receita!
    Fiquei muito empolgada^^
    Kisss pra ti flor!

    ResponderExcluir
  11. Copiando sua receita para comer com os hamburquers que costumo fazer e deixar no freezer. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!
    Ficaram lindos. Parecem feitos em padaria :-)

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto de ir a "restaurantes" fast food, quando como hambúrgers sou eu que os faço em casa mas o pão costumo comprar sempre. Vou anotar esta receita para fazer da próxima vez pois parece realmente muito fácil.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Receita muito prática...já anotei.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Acho que a mesma receita vc pode usar para fazer pao para hot-dog
    :) Vou tentar fazer os paes. Valeu.

    ResponderExcluir
  16. Fiz e ficou delicioso!
    Obrigada por compartilhar...
    Foto do meu pão: http://crisminiaturas.blogspot.com/2009/09/eu-amo-fazer-pao.html

    ResponderExcluir
  17. Nossa Andreia como vc me ajudou com essa magnifica receitinha..estava procurando justamente um receita facilima de pão de hamburguer,para fazer mini_hamburguers no aniversarioda minha filha q é esse final de semana,amei a massa,agora ela esta assando tenho certeza q ira fikar otimo,pincelei com gema e salpiquei gergelim,fikaram lindos,como não tenha batededor de pão amassei a mão mesmo e passei no cilindro para depois fazer as bolinhas,cresceram q é uma beleza..mas uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  18. fiz hoje mesmo assim que peguei a receita é maravilhosa ! ! !
    que bom encontrar pessoas assim como voce que tem receitas divinas e divide com outros. um abraço.
    VALEU CONTINUE ASSIM GENEROSA.
    QUE DEUS LHE ABENÇOE ! 1 !

    ResponderExcluir
  19. Achei teu blog procurando receita de pão de hamburguer. Quero fazer hamburguinho para o meu neto.
    Adorei teu blog e vou te seguir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois em conta se deu certo, Ângela! Obrigada por me seguir!

      Bjs

      Excluir
  20. Esta receita é para um xis de 25 cm? Estou querendo a receita do pão de xis gaúcho. Aqui em SP não se encontra este pão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Murilo!

      Sinceramente eu não tenho idéia do que seja xis de 25 cm! :) Me explica, por favor! :) Olha, se você quiser um pão de hambúrger bem grande, aconselho a dividir a massa depois de pronta em seis partes e formar os pães. Experimente. Só depois você vai saber o seu diâmetro preferido. Eu prefiro dividir em sete partes, por exemplo.

      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  21. Ficou excelente....todo mundo amou e em menos de meia hora acabou tudo....

    ResponderExcluir
  22. O que seria exatamente 3 1/2 colheres de chá de fermento? Vc saberia dizer quantos gramas de fermento em pó seria isso? Agradeço se souber responder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Isabel!

      Querida, não sei ao certo quantas gramas, mas posso dizer que o fermento é biológico claro e seco(ou seja como pó) e que uso colher de chá rasa... faço mais ou menos no olhômetro e dá sempre certo. Relaxe quanto a isso e experimente, vai por mim. Como você pode ver pelos comentários o pessoal conseguiu fazer os pães sem problemas. Boa sorte!

      Excluir
  23. Obrigada, vou tentar fazer mesmo... não custa tentar. Mas só pra esclarecer a minha pergunta: aqui no Brasil, vendem um sachê de 15g de fermento biológico seco. Por isso queria saber + ou - quantos gramas seriam. Valeu mesmo assim. Mando notícias dos pa~es ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Isabel!

      Desculpe-me, mas acho que passei muito tempo sem olhar por aqui... não percebi a sua pergunta. Olha eu colocaria um pouco menos da metade do pacotinho, só para testar.

      Bjs

      Excluir
  24. Andrea, oi eu sou o Silvio. Testei sua receita de pão de hamburguer e está aprovadíssima. Só com relação a quantidade eu consegui com os mesmos ingredientes porcioná-la para oito porções ou oito pãezinhos de tamanho médio, pois aqui onde eu moro é costume usar pães menores pois os hamburgers são menores também, valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio!

      Fico feliz por ter dado certo! Eu ando fazendo também pães menores e sinceramente tenho que lhe dar razão: fica mais equilibrado a relação do pão com o hamburger quando o pão é menor.

      Um grande abraço e volte sempre!

      Excluir
    2. vou fazer sua receita da hambúrguer para o filho levar para a escola oxalá consiga que fiquem bem.OBRIGADA PELO ENSINAMENTO
      depois volto para dizer algo,,,,,,,,,,,,,,,,,sou LENITA XAU

      Excluir
  25. Nossa maravilhosa,eu e meu marido acabamos de comer um Xis Calota(coisa de gaúcho kkk) fiz igual essa receita e ficou bem grande do tamanho de uma calota de carro kkk inves de cortar em 6parte fiz tudo junto!!! APROVADEEERRRIIIMA

    ResponderExcluir
  26. Olá! Fico feliz por ter gostado da receita! Ela já faz sucesso há seis anos e é a receita mais comentada do blog.

    Muito obrigada pelo comentário e volte sempre! :)

    Bjs,

    Andrea

    ResponderExcluir
  27. oi quero fazer uma pergunta para Andrea trabalho como ajudante de padeiro e ainda estou lento para fazer o pão de Hamburger a meta é sempre 25 Kilo de farinha mas eu não sei a quantidade certa do sal e do açúcar e etc. Você pode min ajudar...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin