domingo, 4 de maio de 2008

Piquenique: Bolo de Fanta Laranja!



Vocês podem até pensar que estou aqui oferecendo uma opção do tipo "junk food", que eu não vou reclamar! :-) Eu também tinha um certo preconceito quando lia o título deste bolo e sempre me perguntava, porque fazê-lo, já que existiam tantas receitas boas de bolos de laranjas por aí. No entanto, aqui estou eu a defender o pobre Bolo de Fanta Laranja. Primeiro, porque só o título já atiça a curiosidade da criançada; segundo, porque a quantidade de Fanta é mínima e não deixa gosto artificial, e por último, as bolhinhas do refrigerante ajudam a massa crescer, ficar aerada e molhadinha. Esta receita rende muito, por isso fiz só três-quartos dela e deu para um tabuleiro médio. O piquenique foi ótimo e as minhas "pequenas cobaias" comeram até o último pedacinho! :-)

BOLO DE FANTA LARANJA
Rendimento: 24 quadrados(tabuleiro grande)

Massa:
3 xíc. *de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1 xíc. de óleo
1 xíc. de Fanta Laranja
1 pacotinho (8 gr.) de açúcar baunilhado
1 pacotinho (15 gr.) de fermento para bolo
(ou 4 col. de chá rasas)
4 ovos
1 pitada de sal
raspas de casca de laranja (opcional)

Cobertura:
açúcar de confeiteiro
Fanta Laranja
essência de laranja (opcional)
granulado colorido

* xícara = 200 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Misture bem todos os ingredientes e coloque a massa num tabuleiro grande untado. Asse por cerca de 45 minutos, mas antes de retirar do forno, faça o teste do palito bem no meio do bolo. Atenção: não assem demais, para não resultar num bolo ressecado! Deixe esfriar por cerca de 10 minutos e cubra com a mistura bem encorpada de açúcar de confeiteiro, Fanta e essência de laranja. Polvilhe com granulado colorido. Deixe a cobertura secar para cortar em quadradinhos. Bom apetite!

Fonte: Chefkoch

15 comentários:

  1. Original!! Pela foto parece ter ficado bem fofo. Receita anotada :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu cá ADOREI !!!e vou experimentar com certeza.

    Obrigada e beijo

    ResponderExcluir
  3. ADOREI MESMO ESTA RECEITA!!Vou faze-la em breve de certeza!Beijos.

    P.s Ja te adicionei nos meus favoritos,obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. E não é que fica lindo o bolo!
    Eu já vi bastante receita com guaraná ou coca, com fanta é a primeira vez.
    Um dia faço^^
    Kisss

    ResponderExcluir
  5. Oi Deia,
    Eu adoro Fanta Laranja!!
    Mas dá pra fazer de Fanta Uva? É meu refrigerante preferido...rsrs

    Um beijão.
    Dri.

    ResponderExcluir
  6. Andrea, o bolo parece ser bem fofinho. Fica com gosto de laranja pronunciado? Faço um bolo com coca-cola e coco ralado, que fica bem úmido e fofo - essa receita com Fanta deve dar o mesmo efeito... Gostei muito! Bjks

    ResponderExcluir
  7. Conheço o bolo com coca-cola, a massa de pastel com guaraná, mas este bolo com fanta é novidade...vale à pena experimentar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Adoro bolinhos coloridos, o seu está um espanto :-) Nenhuma criança será capaz de resistir! ( ou adulto ...)

    Bjs
    Andreia

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal! Obrigada pela visita, comentários e elogios! Respondendo às perguntas:

    Martuxa: Realmente o bolo ficou fofíssimo, mas é melhor consumí-lo no mesmo dia.No dia seguinte fica um pouco durinho.

    Drica: Uma boa sugestão esta da Fanta Uva, mas aqui na Alemanha não existe! Só fico em dúvida se a massa vai ficar com uma cor legal... talvez usando um pouco de corante para bolos, fique mais interessante! Vale a pena tentar!

    Márcia: O bolo fica com um sabor quase neutro,e para não decepcionar a criançada, usei a casca de laranja e a essência para a cobertura.

    ResponderExcluir
  10. hummm que receita diferente! eu acho que já comi, pois não me soa estranho, mas acho que só quando era criança!!!

    sobre o barreado, é o prato típico do paraná, e é bem divulgado sim. como disse no post, ele é do litoral, por isso se vc for para alguma cidade do interior, só vá ouvir falar em outros pratos mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Vim retribuir a visita :)
    Gostei tanto do seu blog que já o adicionei no meu. Muitos parabéns por todas as delícias que tem feito. Acho que engordei uns kilos só de olhar para as fotos.

    Quanto à pergunta que me fez, os bolos de milho são feitos com farinha de milho amarela fina.

    ResponderExcluir
  12. Esta lindo o seu bolo!!!
    Vai para meu caderno de receitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei o bolo, deve ter ficado mto bom!!!
    :o)

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Tenho um bolo de coca-cola. Já não faço há muito, mas quero tirar a receita novamente do baú.
    O teu tem óptimo aspecto. Vou anotar.

    ResponderExcluir
  15. Parece fofíssimo!
    Tenho uma receita desta num livrinho, mas nunca fiz. Me questionava sobre o paladar.
    Agora já sei que é seguro fazer com a sua informação. Super útil!
    Bjs ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin